As informações deste registro é histórico gerado em 28/09/2020 ás 11:17:37.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Daniel Leão

Daniel Leão Pessoa Física

Descrição

Daniel Leão (Professor de Percussão e Cantos Tradicionais) - Percussionista Pernambucano residente em Fortaleza há 15 anos.

Em Pernambuco participou dos grupos:

Afoxé Alafin Oyó
O Afoxé Alafin Oyó participa de diversos eventos como a Terça Negra, Festa da Lavadeira, 20 de Novembro e de circuitos de Festivais no Brasil como o São Batuque, Festival de Inverno de Garanhuns, Circuito do Frio e Festival de Cultura Popular de Brasília todos que permeiam a educação, a valorização e respeito do povo pernambucano.

Bloco Angatanamú
O bloco Angatanamú é um bloco de carnaval atuante na cidade de Olinda, formado por percussionistas, portanto tem foco neste tipo de instrumentos. Utiliza-se da criação de ritmos próprios e sai no carnaval na quarta feira de cinzas. Atuou como brincante criando também ritmos autorais (Olinda - PE 1998).

Afoxé Ogum Toperinã
O Afoxé Ogum Toperinã é um grupo fundado em Olinda com o intuito de reverenciar e homenagear o Orixá Ogum como seu patrono. Foi vice presidente e responsável pela elaboração de projetos culturais, além de atuar como músico percussionista, também ministrando oficinas (Olinda - PE 2001).


No Ceará participa nos seguintes grupos:

Tambor de Crioula Filhos do Sol
Formado por um grupo de amigos(as) reuniu-se para o aprendizado deste folguedo e formou o coletivo Tambor de Crioula Filhos do Sol, batizado há oito anos. Desde então o grupo tem realizado vivências e oficinas com o intuito de divulgar e convidar mais pessoas interessadas na brincadeira, bem como tem feito apresentações em diversos eventos de cultura popular no Estado do Ceará.


Afoxé Oxum Odolá
Foi co-fundador do bloco e atuou como mestre de ritmo ministrando oficinas abertas, aulas de percussão e coordenando ensaios do grupo, assim como coordenando a parte musical nos desfiles carnavalescos do bloco na Avenida Domingos Olímpio.


Na Quebrada do Coco
Formado em 2017, o grupo Na Quebrada do Coco é fruto do encontro afetivo de quatro brincantes de cultura popular da cidade de Fortaleza. O grupo Na Quebrada do Coco já se apresentou em importantes eventos e festivais como: Maloca Dragão, SESC Povos do Mar, IESEC 2017 - Encontro de Jovens Cientistas e ENNED - Encontro Norte Nordeste de Educação.



Bloco Iracema Bode Beat
Fundado por amigos que tinham como to contribuir para a revitalização da Praia de Iracema e, ao mesmo tempo, provocar a partir do carnaval uma re exão brincante, o bloco Iracema Bode Beat arrebentou a boca do balão em 2017!


O estreante Iracema Bode Beat fez sua performance de forma crescente nos dois ensaios abertos (dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro), nos dois dias o ciais de pré-carnaval (12 e 19 de fevereiro) e no dia 26 de fevereiro de 2017 do período momino. Nos ensaios abertos, agregou 1.490 pessoas, nos dias de pré-carnaval, cerca de 3.501 e no próprio carnaval arrastou cerca de 4.997 pessoas do calçadão da Praia de Iracema até a Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, totalizando 9.988 criaturas envolvidas na trama do Bode e de Iracema a celebrar a livre expressão e seus sucedâneos.

Aruandê
Aruandê surgiu enquanto evento em novembro de 2018, na ocasião das comemorações e discussões do mês da Consciência Negra, com o anseio de celebrar nossa ancestralidade. O evento logo transforma-se em projeto e firma-se na agenda cultural de Fortaleza. Mestre Gil, Lorena Lyse, Ernesto Cartaxo, Daniel Leão e Wellington Nascimento são os anfitriões da vadiagem dessa terreirada cultural ao som de muito samba, jongo, capoeira, coco, toré, bumba-boi, maracatu, ijexá, samba de terreiro e vários outros ritmos da nossa cultura ancestral.


Terço dos Homens
O grupo Terço dos Homens é uma brincadeira musical que Daniel Leão, Ernesto Cartaxo e Gildásio Pereira criaram juntos. São em três (terço) e em alusão aos encontros de reza, cantam músicas que não são tradicionais em ritmos mais dançantes. Cantigas de santo e de orixá, de abertura de casa, toadas, zuelas, incelenças, de encerramento e dos trabalhos e de agradecimento, junto com um repertório variado, mas tudo em batidas feitas pra dançar. A apresentação do grupo pode ter repertório voltado para forró tradicional, samba de roda, maracatus, entre outros.

Aulas de Percussão

Após ministrar aulas de percussão em grupos que participou, como afoxés Alafin Oyó, Ogum Toperinã e Oxum Odolá, Daniel Leão iniciou cronograma permanente de aulas de percussão na cidade de Fortaleza.

Manera a Lapada - O bloco foi formado por integrantes de três turmas de aulas de percussão realizadas no bairro de Amadeu Furtado.

Osehanic Festival - Aulas de percussão realizada no espaço de meditação em Aquiraz.

Vídeos