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Gerson Moreno

Gerson Moreno é artista de dança (dançarino, coreógrafo e professor de dança). Ator, artista audiovisual (produção de vídeoDança e video documentário), artista plástico (desenho e colagem), poeta e escritor. É pedagogo formado pela UECE com especialização em educação biocêntrica e Mestre em Educação pela UFC onde pesquisou danças afroancestrais brasileiras. Dirige a Cia Balé Baião de Itapipoca há 25 anos, é curador do Festival de Dança do Litoral Oeste CE e coordenador pedagógico do Ponto de Cultura Galpão da Cena.

Email: gersonballetbaiao@yahoo.com.br

Endereço: Rua Vicente Siebra, 1979 , Violete, 62500-000, Itapipoca, CE

CEP: 62500-000

Logradouro: Rua Vicente Siebra

Número: 1979

Complemento:

Bairro: Violete

Município: Itapipoca

Estado: CE

Descrição

Gerson Carlos Matias de Sousa (Gerson Moreno) é coreógrafo, dançarino, professor e pesquisador em danças negras, indígenas e populares brasileiras, graduado em pedagogia com especialização em Educação Biocêntrica e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde investigou processos de aprendizagem e criação em danças afroancestrais, proposições pedagógicas e modos de fazer em territórios de ensino formal e não formal.
Iniciou sua trajetória artística em 1987 militando em comunidades eclesiais de base (CEBs) vinculadas à Teologia da Libertação. Em 1994 fundou a Cia Balé Baião em Itapipoca, agregando jovens da periferia para dançar ritmos populares inspirados em temas políticos e sociais. Seu primeiro trabalho foi um tributo a Zumbi dos Palmares: “Rebelião do Swing” (1994).
De 2000 a 2001 fez o Colégio de Dança do Ceará - Curso de Capacitação Técnica para Coreógrafos, pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza. Retornando a Itapipoca em 2002 deu continuidade ao trabalho desenvolvido com a Cia Balé Baião realizando em conjunto atividades permanentes de formação, pesquisa, criação e difusão da dança cênica em Itapipoca e região no Ponto de Cultura Galpão da Cena. Em 2004 foi agraciado com um prêmio na área de “pesquisa de linguagem em dança” através do I Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Através dele passou a codificar e sistematizar os métodos de trabalho da Cia Balé Baião, especificamente os processos de criação coreográfica e os processos de ensino-aprendizagem de dança desenvolvidos com “pessoas comuns” ou “não-bailarinos”, no âmbito das individualidades (singularidades corporais) e coletividades dançantes.
Enquanto Pedagogo e arte-educador formado pela Facedi/UECE, assumiu diversas trabalhos na área de capacitação continuada, criação e fruição de Dança, atingindo diversas demandas de adolescentes, jovens e educadores populares, tendo a Educação Inclusiva/Libertadora de Paulo Freire como foco prioritário, destacando os projetos: AABB Comunidade de Itapipoca, Projeto Dança Trairi (Trairi CE), Projeto Dança Uruburetama (Uruburetama CE), Arte Quilombola, na Comunidade Quilombola de Águas Pretas (Tururu CE), Instituto Ozíris Pontes (Juá, Irauçuba CE), dentre outros.
Em 2006 passou a colaborar enquanto curador de duas Mostras Nacionais de Dança realizadas no interior cearense: O Festival de Dança do Litoral Oeste (em parceria com a Secretaria de Cultura do estado do Ceará) e a Mostra Performática Intenções (em parceria com Movimento Sociais e entidades culturais do Vale do Curu/Litoral Oeste). Desde então vem formatando ações permanentes de formação de plateia e circulação de artistas/coletivos/grupos/Cias em espaços/equipamentos do interior do Ceará.
Desde sua fundação, a Cia Balé Baião desenvolve coletivamente processos de criação em dança vislumbrando edificar corporeidades/dramaturgias para/com a cena contemporânea, tendo nas danças brasileiras, sobretudo nos códigos, símbolos e narrativas afroameríndias, as suas referências conceituais e estéticas que por sua vez fundamentam suas pesquisas, experimentações e processos de composição coreográficas. A investigação/produção da Cia Balé Baião nasce da própria vivência cotidiana nesses territórios, da relação e trabalho continuado inserido no Maracatu itapipoquense: “AZ de Espadas”, (2003 a 2008), na Comunidade Quilombola de Itapipoca: “Nazaré” e Tururu: “Água Preta” (de 2008 até os dias atuais), nas religiões afro-brasileiras, especificamente no candomblé, umbanda e jurema, frequentando a Casa Ilê Axé Ogum já, em Itapipoca CE (a partir de 2011 até dos dias atuais), e no convívio/colaboração com as atividades do Grupo Parente Torém, núcleo da dança indígena da aldeia dos Tremembé da Barra do Mundaú, Itapipoca CE (de 2017 aos dias atuais).
Destacam-se na trajetória da Companhia, algumas circulações nacionais e internacionais que compõem seu histórico:
- Apresentação do espetáculo “Sólidos” em Cabo Verde, África, via Bienal de Dança do Ceará (2009);
- Apresentação do espetáculo “Lamentos e gozos da imperatriz” nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Ceará, via Prêmio Klauss Vianna/2011-2012;
- Apresentação do espetáculo “Negrume” nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Ceará, através do prêmio Funarte Arte Negra/2013-2014;
- Apresentação do espetáculo “Prelúdios para danças caboclas” em Asunción, Paraguay, no Encontro Internacional de Arte Contemporânea, 2015.
Como reconhecimento de toda essa trajetória, a Cia Balé Baião ganhou diversos prêmios nacionais, destacando o FUNARTE ARTE NEGRA, de 2013, onde a Cia circulou em todo o Nordeste com o espetáculo de dança “Negrume” e ministrando a oficina “Corporeidades negras na cena contemporânea”; e o prêmio Klauss Vianna de Dança (FUNARTE/MINC) que possibilitou o lançamento do livro: “Dança Balé Baião, 20 anos em Cia”, ainda um vídeo-documentário (Na Oficina do Seu Zé) e a montagem do espetáculo “Receitas de baião e outros pratos” em tributo aos 20 anos de história e militância dançantes no país. As três obras foram lançadas na Bienal Internacional de Dança do Ceará em 2015.
A dança desenvolvida pela Cia Balé Baião está no cardápio das infinitas possibilidades de se dançar a Dança Contemporânea Brasileira. Seus achados estéticos e dramatúrgicos evocam as suas singularidades artísticas, seus afetos e atravessamentos, as particularidades de seus corpos dançantes, suas ancestralidades e anseios dissidentes que se entrelaçam em cotidianos de aula, laboratórios de criação, festivais, bienais, circulações, premiações nacionais, militâncias sociais, e em meio a tudo isso o cotidiano de uma Cia que se fez família, que convive e se relaciona a 25 anos ininterruptos. Muito mais que elenco ou corpo de baile a Cia Balé Baião é um grupo de amigos, parentes, parceiros de longas datas, uma comunidade dançante que tem como maior sustentáculo a manutenção dos afetos. Antes da dança propriamente dita, predomina nos dançarinos da Cia o desejo de estarem juntos uns com os outros, convivendo, interagindo, propondo, suscitando ações colaborativas, e nisso nascem as obras a serem compartilhadas com o grande público.
Atualmente Gerson Moreno é coordenador pedagógico da Escola Livre Balé Baião no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca CE, diretor da Cia Balé Baião e curador do Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste.

Formação técnica:

1997: Teatro Físico (corpo e construção de movimento) via Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA), com Gero Camilo, CE/ SP.

2001: Dramaturgia na dança, um olhar de dentro (anatomia da dança e criação de movimento expressivo) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, oficina ministrada por Valéria Cano Bravi e Lu Favoreto da Cia Nova Dança, RJ.

2001. Oficina de Improvisação e composição (exercícios e jogos de criação em solo e duo através do sistema Laban - Alemanha) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, ministrada por Diane Elshout e Frank Handeler, Alemanha.

2003: Oficina de Danças Tradicionais Nordestinas (Frevo e Cavalo Marinho) com a dançarina e atriz Rosane Almeida (esposa de Antônio Nóbrega) – PE, na Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2005: Curso de capacitação em dança cênica (Danças Tradicionais Populares, Consciência Corporal e Composição Coreográfica), via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Instituto Dragão do Mar, com Possidônio Montenegro, Edileusa Inácio e Gerson Moreno, CE.

2009: Residência de Teatro Físico com os Los Corderos, Espanha, dentro da programação de aniversário dos 100 Anos do Teatro José de Alencar, no evento Zona de Transição, Fortaleza - CE.

2009: Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2009: Residência de Sistema Laban (composição coreográfica e dança-educação) com a doutora e coreógrafa Isabel Marques – SP, via Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste – CE.

2010: Oficina de Dança afro contemporânea (técnicas de improvisação em solo e em contato a partir dos códigos de dança afro brasileiro) via Encontro Nacional dos Pontos de Cultura “Teia Cultural”, com a bailarina, coreógrafa e doutora Kiusam de Oliveira - SP.

2010: Residência de Performance Contemporânea com Marcelo Evelin (PI) via Ações formativas do MINC-FUNARTE, Festival de Dança do Litoral Oeste.

2010: Residência de Composição Coreográfica com Lia Rodrigues (RJ) por ocasião do CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Cia Balé Baião.

2010: Oficina de Butoh (Taanteatro) com Maura Baiocchi (SP) por ocasião do CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Cia Balé Baião.

2011: 2ª. Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2011: Laboratório Escrita do Movimento e interferência na cidade, com Joubert Arrais, mestre e crítico em dança (CE), em colaboração com o Centro de Pesquisa em Movimento (CEM) de Portugal.

2011: Oficina Potencialização do Corpo na Cena com Carlos Simioni (Grupo LUME – SP) através do CIRCULADANÇA, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança no Interior em parceria com o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

2012: Residência Dança contemporânea/performance com Marcos Morais (SP) através do Prêmio Klauss Vianna de Circulação Nacional, no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

2012: Oficina Corpo na cena contemporânea com Luís Ferron (SP) através do Prêmio Klauss Vianna de Circulação Nacional, no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

2013: Curso Elementos do Movimento com Regina Advento (Tanztheater Wupertal Pina Bausch | Alemanha/Brasil) na programação de ações formativas do Ateliê Internacional de Dança, em Fortaleza CE.

2014: Curso Danças Negras Contemporâneas com Rui Moreira (Cia Seráquê?/ Belo Horizonte MG) através das Capacitações técnicas oferecidas pela FUNARTE 2014, Vila das Artes, Fortaleza CE.

2015: Oficina Danças Negras Caboverdianas com Mano Preto (Cia Raiz de Polon/ Cabo Verde África) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE.

2015: Oficina de Danças Africanas de Guiné Conacri com Fanta Konatê (Guiné Conacri – África) através do Instituto África Viva, Fortaleza CE.

2015: Oficina Danças Negras Caboverdianas com Mano Preto (Cia Raiz de Polon/ Cabo Verde África) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE.

2015: Oficina de Corporeidades Negras Contemporâneas com Benjamin Abras (Belo Horizonte MG) através das ações formativas do Festival de Dança do Litoral Oeste, Galpão da Cena, Itapipoca CE.
2015: Oficina de contato-improvisação com Ricardo Neves (São Paulo SP) no Festival Latino-americano de Dança Contemporânea: Dança à Deriva, Centro de Referência da Dança de São Paulo.

2016: Oficina de Dança Afro Contemporânea com Bruno de Jesus (Salvador BA) através da Circulação Nacional da Cia ExperimentandoNus, Galpão da Cena, Itapipoca CE.

Espetáculos dirigidos/coreografados na Cia Balé Baião:

 Rebelião do Swing (1994)
 Pátria Sertaneja, a dança do corpo rebelde (1997)
 Etnia, o baião das três raças (1999)
 Rebento, dançando o que restou... (2001)
 Carne Benta, o bailado do corpo divino-profano (2003)
 Caboré – solo (2003)
 Bonança (2004)
 Intimidades (2004)
 Sincronia Quebrada (2005)
 Finitude, sobre o tempo e a eterna idade (2006)
 No advento do ser – solo (2005)
 Advento do Ser, metáforas da inquietude (2006)
 Remanescentes (2007)
 Estética (2007)
 Sólidos (2008)
 Maquinaria (2009)
 Cumplicidade na contramão - solo (2009)
 Em quatro compartimentos (2010)
 Negrume (2010)
 Sobre aquilo que permanece (2011)
 O que não cabe em mim – solo (2011)
 A invenção do baião teimoso (2012)
 Arquiteturas instantâneas (2012)
 Redes de dançar (2013)
 Pipoca preta (2014)
 Negrume - solo (2014)
 Cafuçús (2015)
 Solos proibidos em tempos de intolerância (2015)
 Prelúdios para danças caboclas (2015)
 Repertórios morenos – solo (2015)
 Cabaça cafuza (2016)
 Orixá Cafuzo e outras divindades – solo (2017)
 Cabeças Sagradas (2017)
 Estado de luta (2018)

Premiações:
Ao todo foi agraciado com quatro premiações estaduais via Edital de Incentivo às Artes, ação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e três premiações nacionais via Ministério da Cultura (MINC) que contemplou suas atividades de pesquisa, produção e circulação:
1a. Premiação – Área: Pesquisa de linguagem em dança. Título: “A poética da Improvisação” via Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) | 2004.
2a. Premiação – Área: Montagem de espetáculo. Título: “Finitude, sobre o tempo e a eterna idade” via Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) | 2006.
3ª. Premiação – Área: Montagem de espetáculo. Título: “Advento do Ser, metáforas da inquietude...” via Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) | 2007.
4ª. Premiação – Área: Circulação de espetáculo. Título: “Advento do Ser, metáforas da inquietude” via Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) | 2008.
5ª Premiação – Área: Ponto de Cultura do estado do Ceará. Título: “Galpão da Cena de Itapipoca” via Ministério da Cultura (MINC/FUNARTE) | 2011.
6ª. Premiação – Área: Circulação Nacional Klauss Vianna. Título: “Desbravadança: conexão Itapipoca-Ceará-Brasil” via Ministério da Cultura (MINC/FUNARTE) | 2011.
7ª Premiação – Área: Publicações. Título: “20 anos de militância da Cia Balé Baião no Ceará” via Ministério da Cultura (MINC/FUNARTE) | 2013.
8ª Premiação – Área: Arte Negra. Título: “Negrume, desbravando o nordeste quilombola” via Ministério da Cultura (MINC/FUNARTE) | 2013.
9ª Premiação – Área: Escola da Cultura do Ceará. Título: “Escola Livre Balé Baião”, via Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) | 2017.
10ª Premiação – Área: Manutenção de companhia. Título: “Cia Balé Baião: permanência e reinvenções interioranas", via Edital de Incentivo às Artes do Ceará, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) | 2017.

Contatos:
Celular: (88) 92156569
E-mail: gersoncafuzo@gmail.com

Face: GERSON MORENO
Páginas:
www.facebook.com/ciabalebaiao
www.facebook.com/galpaodacena
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www.facebook.com/dancalitoraloeste

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