As informações deste registro é histórico gerado em 03/10/2020 ás 23:20:36.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Matheus Cosmo de Almeida

Ator, professor, produtor e graduado em Licenciatura em Teatro na UFC e integrante do Grupo Galhofo. Desenvolve pesquisas no campo do Teatro Autobiográfico, com foco em Dispositivos de Criação em Autoficção. Atuou nos espetáculos ''Das Dores 38'', do Coletivo Toca da Matraca; ''O Mistério do Bosque das Floreiras'', do Grupo Galhofo, ''Cama de Baleias'', dirigido por Francis Wilker.

Site: https://cosmoalmeida.46graus.com/

Email: matheuscosmo123@gmail.com

Telefone Público: (85) 99736-6302

Endereço: Rua Desembargador Otacílio Peixoto, 51, Nenhum, Passaré, 60743-680, Fortaleza, CE

CEP: 60743-680

Logradouro: Rua Desembargador Otacílio Peixoto

Número: 51

Complemento: Nenhum

Bairro: Passaré

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

PRODUÇÃO CULTURAL
Realiza trabalhos de produção no campo das artes cênicas desde 2018. idealizou e realizou a MOTE: TEATRO 2018, mostra com oficinas, apresentações cênicas e debates, ocorrido no Porto Iracema das Artes em parceria com a Secretaria de Cultura Artística da UFC. Desde 2019 integra a equipe de produção do Grupo Galhofo, produzindo os espetáculos, EP’s musicais, mostras e projetos culturais do grupo. Em 2020 compôs a produção executiva da 5º Mostra Nas Terras do Cariri, edição online, uma realização do Balaio de Histórias, com apoio da Rede de Narradores do Cariri, Escola de Narradores e Trovadoras Itinerantes.

DOCÊNCIA
Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID entre 2017 e 2018, onde atuou na Escola Liceu do Conjunto Ceará, coordenando e dirigindo o grupo de teatro ''Teatro de Quinta'', com estudantes do ensino médio, trabalho que culminou na esquete ''Margens'', inspirado no conto A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa e apresentado nos Encontros Universitários 2017 e no Seminário Artes da Cena, no Porto Iracema das Artes. Também foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica - Teatro, na EEMTI Telina Barbosa da Costa e na EMEF Moura Brasil, onde ministrou aulas de Artes e eletiva de Teatro Autobiográfico com alunos do ensino médio e fundamental da rede pública de ensino do estado do Ceará.

ATUAÇÃO
Integrante do Grupo Galhofo, atua no espetáculo infantil musical ''O Mistério do Bosque das Floreiras''. É ator convidado no espetáculo de rua ''Das Dores 38'', do coletivo multi artístico sobralense Toca da Matraca. Em 2017 atuou no espetáculo ''Cama de Baleias'', montagem da turma de Teatro da UFC. Em 2016 participou da performance ''Os Cegos'', do Desvio Coletivo/SP. Em 2015 atuou em peças de cursos de formação do Porto Iracema das Artes, como ''A Serpente'', ''300 Reais'' e ''Eu Que Ainda Vivo o Dia: Um Ensaio Para Antígona''.

PESQUISA TEATRAL
Foi pesquisador da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará - SECULT-ARTE em 2017 e 2018, com três projetos, dois sobre Teatro Performático e Cena Expandida, com os processos cênicos ''Os Rinocerontes Entraram em Extinção'' e ''Tecno-Artaud'', e um com o projeto Mostra de Teatro MOTE, festival de artes cênicas que ocorreu na escola Porto Iracema das Artes em 2018. Em 2019, desenvolveu a pesquisa de seu trabalho de conclusão de curso da graduação em Licenciatura em Teatro, ''Assim como eu estou em você, eu estou nele, em nós: experimentando dispositivos de reinvenção entre autoficção, alteridade e cuidado''.

Vídeos