As informações deste registro é histórico gerado em 14/06/2018 ás 02:44:05.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cia Balé Baião

A Cia Balé Baião agrega dançarinos-criadores-intérpretes, artistas docentes e dançarinos pedagogos, atuantes em Itapipoca, Litoral Oeste do Ceará, há 22 Anos de militância. Pioneira no interior cearense, a Balé Baião desenvolve processos coletivos continuados de pesquisa, criação e difusão de Dança Cênica numa perspectiva Contemporânea, Performática, Híbrida e AfroIndígenaAncestral.

Site: https://www.facebook.com/ciabalebaiao/?fref=ts

Email: ciabalebaiao@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 9215-6569

Endereço: Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331 , Coqueiro, 62500-000, Itapipoca, CE

CEP: 62500-000

Logradouro: Rua Raimundo Lopes de Sousa

Número: 331

Complemento:

Bairro: Coqueiro

Município: Itapipoca

Estado: CE

Descrição

Existente e atuante há 22 Anos ininterruptos em Itapipoca (Ita: Pedra - Pipoca: Lascada, no Tupi-guarani), cidade situada no Litoral Oeste do Ceará, a Cia Balé Baião vem desenvolvendo um trabalho pioneiro de pesquisa, criação, formação continuada, inserção na comunidade e difusão de Dança Cênica no Ceará, Brasil e América Latina.
As estéticas, poéticas e dramaturgias de suas obras nascem de questões que atravessam o Corpo Híbrido/Politico/Afro-indígena/Interiorano, e configuram-se através de experimentos/laboratórios de criação dirigidos pelo coreógrafo/fundados da Cia, Gerson Moreno e artistas convidados.
Formada por criadores-intérpretes e artistas docentes, o Balé Baião apresenta um leque diversificado de atividades artísticas e socioeducativas desenvolvidas no município de Itapipoca, localidades (distritos), comunidades quilombolas, cidades vizinhas pertencentes à região e estado do Ceará.
Em 2000 Gerson Moreno foi selecionado para fazer o Colégio de Dança do Ceará via Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza. Foram dois anos de formação técnica na área de composição coreográfica onde teve acesso a professores que contribuem até hoje com sua prática, em especial Flávio Sampaio (CE), Ernesto Gadelha (CE), Penha Souza (SP), Carlos Simioni do Lume (SP), Lu Favoreto e Tica Lemos da Cia Nova Dança (SP), Roberto Pereira (RJ), Paulo Caldas (RJ), dentre outros.
Atualmente a Cia Balé Baião é Ponto de Cultura apoiado pelo MINC/FUNARTE, vinculado a Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), e tem como sede de suas ações o “Galpão da Cena”, onde funciona periodicamente a Escola livre de Dança Balé Baião, o Núcleo de vivencias em Danças Negras Cearenses, o núcleo de percussão Tambores Afro Baião, o núcleo Advento de Artes Audiovisuais e a Cia Rebentos.

Formação técnica da Cia:
A base de formação técnica dos intérpretes-criadores da Cia Balé Baião é plural. Todos os membros da Cia passaram por oficinas, cursos e residências ministradas por diversos professores, pesquisadores e coreógrafos, profissionais que se destacam nas áreas de investigação, ensino e produção de Dança e Performance no Ceará, Brasil e Mundo.

1997: Teatro Físico (corpo e construção de movimento) via Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA), com Gero Camilo, CE/ SP.

2001: Dramaturgia na dança, um olhar de dentro (anatomia da dança e criação de movimento expressivo) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, oficina ministrada por Valéria Cano Bravi e Lu Favoreto da Cia Nova Dança, RJ.

2001. Oficina de Improvisação e composição (exercícios e jogos de criação em solo e duo através do sistema Laban - Alemanha) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, ministrada por Diane Elshout e Frank Handeler, Alemanha.

2003: Oficina de Danças Tradicionais Nordestinas (Frevo e Cavalo Marinho) com a dançarina e atriz Rosane Almeida (esposa de Antônio Nóbrega) – PE, na Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2003: Técnica de Martha Graham (Dança Moderna Americana) via Instituto Dragão do Mar, com Rosa Primo, diretora da Faculdade de Dança do Ceará.

2005: Curso de capacitação em dança cênica (Danças Tradicionais Populares, Consciência Corporal e Composição Coreográfica), via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Instituto Dragão do Mar, com Possidônio Montenegro, Edileusa Inácio e Gerson Moreno, CE.

2009: Curso de Dança Moderna, técnica de José Limon, via pró-dança (Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de dança do Ceará), com Thaís Andrade, CE.
2009: Residência de Teatro Físico com os Los Corderos, Espanha, dentro da programação de aniversário dos 100 Anos do Teatro José de Alencar, no evento Zona de Transição, Fortaleza - CE.

2009: Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2009: Residência de Sistema Laban (composição coreográfica e dança-educação) com a doutora e coreógrafa Isabel Marques – SP, via Festival Nacional de Dança do Litoral Oeste – CE.

2010: Oficina de Dança afro contemporânea (técnicas de improvisação em solo e em contato a partir dos códigos de dança afro brasileiro) via Encontro Nacional dos Pontos de Cultura “Teia Cultural”, com a bailarina, coreógrafa e doutora Kiusam de Oliveira - SP.

2010: Residência de Performance Contemporânea com Marcelo Evelin (PI) via Ações formativas do MINC-FUNARTE, Festival de Dança do Litoral Oeste.

2010: Residência de Composição Coreográfica com Lia Rodrigues (RJ) por ocasião do CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Cia Balé Baião.

2010: Oficina de Butoh (Taanteatro) com Maura Baiocchi (SP) por ocasião do CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará em parceria com a Cia Balé Baião.

2011: 2ª. Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do Ceará.

2011: Laboratório Escrita do Movimento e interferência na cidade, com Joubert Arrais, mestre e crítico em dança (CE), em colaboração com o Centro de Pesquisa em Movimento (CEM) de Portugal.

2011: Oficina Potencialização do Corpo na Cena com Carlos Simioni (Grupo LUME – SP) através do CIRCULADANÇA, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança no Interior em parceria com o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

2012: Residência Dança contemporânea/performance com Marcos Morais (SP) através do Prêmio Klauss Vianna de Circulação Nacional, no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

2012: Oficina Corpo na cena contemporânea com Luís Ferron (SP) através do Prêmio Klauss Vianna de Circulação Nacional, no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

2013: Curso “Elementos do Movimento” com Regina Advento (Tanztheater Wupertal Pina Bausch | Alemanha/Brasil) na programação de ações formativas do Ateliê Internacional de Dança, em Fortaleza CE.

Premiações:
2004: Pesquisa de linguagem em dança. Título: “A poética da Improvisação”.
I Edital de Incentivo às Artes | Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult;
2006: Montagem de espetáculo. Título: “Finitude, sobre o tempo e a eterna idade”. III Edital de Incentivo às Artes | Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult;
2007: Montagem de espetáculo. Título: “Advento do Ser, metáforas da inquietude”. IV Edital de Incentivo às Artes | Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult;
2008: Circulação de espetáculo. Título: “Advento do Ser, metáforas da inquietude”. V Edital de Incentivo às Artes | Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult;
2011: Ponto de Cultura do estado do Ceará. Título: “Galpão da Cena de Itapipoca”. II Edital de Pontos de Cultura | Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult | Minc – Ministério da Cultura;
2011: Circulação Nacional Klauss Vianna. Título: “Desbravadança: conexão Itapipoca-Ceará-Brasil”. Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana | Minc/Funarte – categoria circulação;
2011: Manutenção de Cia permanente. Título: “Cia Balé Baião: Militância e resistência da Dança Contemporânea no Interior Cearense”. VIII Edital de Incentivo às Artes | Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult;
2013: Circulação Nordeste do Brasil com o espetáculo “Negrume”. Título: “Circuito Negrume: Desbravando o Nordeste Quilombola”. Prêmio Nacional Funarte Arte Negra – Ministério da Cultura.
2013: Projeto de publicação sobre a trajetória dos 20 anos da Cia Balé Baião. Título: “Cia Balé Baião: 20 Anos de Dança Cearense”. Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna | Minc/Funarte – categoria: Atividades artísticas - Artistas consolidados.

Vídeos