As informações deste registro é histórico gerado em 14/06/2018 ás 14:36:18.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Administração Secult - Pacatuba

Centro Cultural Eduardo Campos - Sede -Pacatuba

Atualmente, Centro Cultural Eduardo Campos,- Secult Pacatuba em parceria do IEC -Instituto Eduardo Campos
Serviços:Cursos Livre de Música: Canto Flauta e Violão
Dança: baby Class, Introdução ao Ballet e Jazz / Capoeira /Oficinas e Exposições Temporárias
Funcionamento: Segunda 8h às 17:40 Terça; Quarta e Quinta: 8h às 21h;Sexta 8h às 14h Sábado 8h às 11h

Telefone Público: (85) 98840-5516

Endereço: Rua Major Crisanto de Almeida, 1926 , Centro, 61801-205, Pacatuba, CE

CEP: 61801-205

Logradouro: Rua Major Crisanto de Almeida

Número: 1926

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Pacatuba

Estado: CE

Descrição

FOMENTO

O Centro Cultural Eduardo Campos - SEDE é fomentado pela Prefeitura Municipal de Pacatuba, por via da Secretaria de Cultura Municipal.
Oferta atividades culturais gratuitas à comunidade, sobretudo da sede e circunvizinhança.


OBJETIVO
Localizado no prédio histórico Sobrado da Abolição, o objetivo do Centro Cultural é proporcionar a integração com linguagens artísticas e culturais, enaltecendo a educação patrimonial através da apreciação e do fazer artístico cultural.


COMPROMISSO
Abraçamos o compromisso de informar o desenvolvimento das políticas públicas aqui fomentadas através desse espaço, por meio de veículos de redes de comunicação social e disposição de apresentações artísticas à comunidade em geral.

SOBRADO DA ABOLIÇÃO TORNA-SE CENTRO CULTURAL
Construído na década de 1850, pelo capitão Henrique da Justa, durante as primeiras edificações da vila de Pacatuba, o sobrado viveu diferentes ocupações e ações culturais. Pesquisas literárias e observações na arquitetura apontam que viajantes se alojaram por aqui, nas expedições científicas, como a das Borboletas, ocorrida em 1859, enviada pelo Imperador D. Pedro II, para realizar estudos da região.
A residência, também, foi lugar em que houve abolição da escravidão, em Pacatuba, e ainda, a primeira farmácia municipal, gerenciada pelo poeta, documentarista, contista e médico Rodolpho Theophilo. O endereço possui a posse da família Campos desde a segunda metade do século XX. Entre as décadas de 70 e 90, funcionou como centro de atendimento comunitário, oferecendo colônia de férias, aula de dança e encontros culturais.
Após quase dez anos fechado é aberto pela produção do Iguarias de Casa, através de Conceição Ferreira. O Sr. Eduardo Augusto Cortez Campos, presidente do Instituto Eduardo Campos (IEC), compartilhando o esforço de avivar a cultura local, investe em reparos do imóvel e no incentivo do grupo artístico Orquestra de Flauta.
Já em 2017, o espaço recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Pacatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Atualmente, aproximadamente 400 pessoas frequentam, semanalmente, participando dos cursos de música e dança.

Critérios de uso do espaço

através de e -mail sobradodaabolicaopacatuba@gmail.com

Vídeos