As informações deste registro é histórico gerado em 06/10/2020 ás 03:28:04.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Amanda Frota

Artista do Cuidado, Enfermeira, Brincante, Ativista da Saúde como "Direito de todos e Dever do Estado", Movimento #EuDefendoOSUS.

Site: https://www.facebook.com/amanda.frota.900/

Email: frota.amanda@hotmail.com

Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima, 30, A, Coaçú , 61760-000, Eusébio, CE

CEP: 61760-000

Logradouro: Rua Nossa Senhora de Fátima

Número: 30

Complemento: A

Bairro: Coaçú

Município: Eusébio

Estado: CE

Descrição

Artista do Cuidado, Enfermeira, Brincante e Ativista da “Saúde como Direito de todos e Dever do Estado”, Movimento #EuDefendoOSUS. Usuária, Enfermeira Sanitarista, Artista, Educadora e Pesquisadora do SUS. Em 21 anos de atuação profissional tem produzido intervenções artístico-educativas para a promoção da saúde e para a sensibilização/participação social na proteção e defesa do direito constitucional da saúde, localizando o Sistema Único de Saúde como patrimônio do povo brasileiro, o direito constitucional da vida. Produção Cultural de encontros diálogos culturais-artísticos-educativos-políticos e mobilização de coletivos pela vivência de artes integradas: música, dança, teatro de rua, exposições fotográficas, exposições de desenhos eventos, vídeos e podcasts para redes sociais, intervenções nas praças, dispositivos de saúde, espaços de educação, pesquisas, processos de educação permanente em saúde e movimentos sociais pautados na Cultura-Saúde-Arte e na Educação Popular em Saúde.

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ (2008); Doutoranda em Saúde Pública (UFC /2020). Pesquisadora colaboradora na FIOCRUZ-CEARÁ, vinculada ao Núcleo de Saúde da Família e Saúde Digital; Disseminadora Científica do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde - PMA/FIOCRUZ/RJ (2019 -2020); Regente convidada do Mestrado Profissional em Saúde da Família (2019).

Percurso profissional no Sistema Único de Saúde – SUS. Atuação na assistência de Enfermagem, gestão em saúde e docência, nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Primária, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Educação Permanente em Saúde, Educação Popular em Saúde.

Atuação na assistência de Enfermagem e Gestão da Saúde Indígena onde trabalhou e morou nas aldeias do Povo Yanomami, Amazônia brasileira, estado de Roraima.

Na gestão em saúde, experiência na gestão da APS, onde coordenou o Programa de Saúde da URIHI-Saúde Yanomami, Organização Não-Governamental Indigenista; gerenciou a Estratégia Saúde da Família-Célula de Atenção Básica e o Distrito de Saúde da Secretaria Executiva Regional II da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Na docência, compôs e coordenou a 1ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Prefeitura Municipal de Fortaleza (2008 - 2011). Atua na docência em Atenção Primária para educandos da graduação e pós-graduação multiprofissional. Atuação em Educação Permanente em Saúde, Gestão e Coordenação Acadêmica e Extensão Universitária.

Na Escola de Saúde Pública do Ceará, compôs e coordenou a Residência Multiprofissional/Integrada em Saúde - RIS-ESP/CE, em que objetiva a interiorização da Educação Permanente Interprofissional em Saúde. Integrante do Coletivo Theri: Cultura, Saúde, Educação e Arte, Coletivo de professores, artistas, estudantes e profissionais da saúde com atuação junto às populações em situação de vulnerabilidade social do Ceará. Ativista do SUS, integrante do Movimento #EuDefendoOSUS, Movimento Social pautado na Cultura-Saúde-Arte em Defesa do SUS.

Matriciadora em organização de processos de trabalho em rede (Estratégia Saúde da Família e Saúde Mental Coletiva), Educação Permanente em Saúde e Residências Multiprofissionais em Saúde da Família, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva.

Pesquisadora do laboratório de Pesquisas em Ensino e Gestão do Conhecimento, da Educação e do Trabalho na Saúde e Lariisa Saúde Digital - Fiocruz.. Membro do Fórum Cearense de Residências em Saúde. Representante Nacional dos Coordenadores de Residência na Comissão Nacional de Residências - CNRMS/MEC (2017 - 2018).

Integrante da equipe premiada no Prêmio Antônio Levino, criado no 13º Congresso Internacional da Rede Unida (2018), com o Projeto ‘Residência na Rua: Saúde, Cultura e Arte. O ‘Residência na Rua’ foi premiado por tratar-se de uma experiência educativa, artística, científica e política no âmbito das políticas públicas com a população em situação de rua da Praça do Ferreira, em Fortaleza, desenvolvidas por instituições públicas (Escola de Saúde Pública do Ceará e Cine Teatro São Luiz), e com residentes, preceptores e tutores multiprofissionais (psicóloga, assistente social, enfermeira, educador popular em saúde e artista) da Residência Integrada em Saúde – RIS-ESP/CE.

Rodas de Batuque, oficinas de contação de histórias, pintura, desenho, exposições fotográficas do cotidianos e rodas de conversa, objetivavam a promoção da cidadania, a fruição da arte, a qualidade de vida e a defesa dos direitos humanos da poprua. Problematizando o Cuidado, a saúde, a cultura de violência e vulnerabilização; expandindo o debate para além dos grupos diretamente atendidos; renovando a cultura vigente; fortalecendo e fazendo circular ideias de direitos humanos, democratização e cidadania.

Vídeos