As informações deste registro é histórico gerado em 07/10/2020 ás 17:21:10.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

PRESÉPIO MENINO DEUS - Perpetuado a Tradição

O projeto "Menino Deus", criado em 2000, na cidade de Maracanaú por artistas do município, afim de fazer um mostragem simples de seus trabalhos artesanais em decorrência das festas natalinas. Na época, o saudoso Profº Oscar Rodrigues ( Sec. de Cultura), fez a proposta e logo foi aceita.
Contando com os mais diversos materiais, o presépio " MENINO JESUS", fez sua primeira exposição.

Email: lucas.fontenele180997@gmail.com

Telefone Público: (85) 8896-6447

Endereço: Rua 13, 403, RESIDENCIAL = 1, CÁGADO, 61900-000, MARACANAÚ, CE

CEP: 61900-000

Logradouro: Rua 13

Número: 403

Complemento: RESIDENCIAL = 1

Bairro: CÁGADO

Município: MARACANAÚ

Estado: CE

Descrição

O presépio " Menino Deus " fez sua primeira exposição há 18 anos por ocasião das Festas Natalinas na Praça dos Banco do Brasil e foi montada por uma equipe de artesãos local de Maracanaú que através de uma oficina proposta na época pelo PROARES (Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará), e tinha como objetivo capacitar pessoas a melhorar as condições de vida e a inserção social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social.
Posteriormente, cada artesão continuou fazendo seus trabalhos individuais e outros por falta de incentivo desistiram de seus trabalhos.
A continuidade desse trabalho só permanece até hoje por muita perseverança da Sra. Maria das Graças de Oliveira Almeida , 61 anos, aposentada como funcionária pública, dedica-se a essa missão de artesã, ornamentando o presépio em sua casa e igreja a qual frequenta.
Atualmente, o grupo da juventude toma conta desse feito com bastante afinco, como é o caso de seu sobrinho, Lucas Fontenele que tem produzido obras de excelente qualidade artística com materiais reciclados.
Além do presépio , Lucas lidera um grupo de jovens que também realizam trabalho com a Paixão de Cristo e jograis para crianças com bonecos de sucata .
As ações desenvolvidas tem ganhado adesão da comunidade através de parcerias de entidades culturais e eclesiastica.