As informações deste registro é histórico gerado em 07/10/2020 ás 18:02:58.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

PRESÉPIO MENINO DEUS - Perpetuado a Tradição

O projeto "Menino Deus", criado em 2000, na cidade de Maracanaú por artistas do município, afim de fazer um mostragem simples de seus trabalhos artesanais em decorrência das festas natalinas. Na época, o saudoso Profº Oscar Rodrigues ( Sec. de Cultura), fez a proposta e logo foi aceita.
Contando com os mais diversos materiais, o presépio " MENINO JESUS", fez sua primeira exposição.

Email: lucas.fontenele180997@gmail.com

Telefone Público: (85) 8896-6447

Endereço: Rua 13, 403, RESIDENCIAL = 1, CÁGADO, 61900-000, MARACANAÚ, CE

CEP: 61900-000

Logradouro: Rua 13

Número: 403

Complemento: RESIDENCIAL = 1

Bairro: CÁGADO

Município: MARACANAÚ

Estado: CE

Descrição

O presépio " Menino Deus " fez sua primeira exposição há 22 anos por ocasião das Festas Natalinas na Praça dos Banco do Brasil e foi montada por o grupo PASTORIL N.Sra de Fátima.
Profª Dylla Costa que fizesse a Montagem de um Presépio Vivo.
O desmembramento com o Pastoril se deu por um pedido do saudoso profº Oscar Rodrigues que queria que a população tivesse uma diversidade visual na programação e propôs a Profª Dylla Costa que fizesse a Montagem de um Presépio Vivo com atores do município. Os primeiros atores foram Sandra Paula que fez a personagem de Maria, Lídio que fez personagem de José , Senhor Totonho Costa Pastor das ovelhas, Anjo Gabriel Tacimara. No 1º ano foi contratado os animais do bairro no bairro Alto da Mangueira em Maracanaú. Foi tão lindo que a Assessoria do governador chamou esse grupo para a Missa de aniversário do Governador. Ficamos conhecidos em todo Estado e a partir dali fizemos juntamente com o Pastoril o NATAL na casa de várias autoridades , por exemplo; Família Dias Branco, Posteriormente, cada artesão continuou fazendo seus trabalhos individuais e outros por falta de incentivo desistiram de seus trabalhos.
A continuidade desse trabalho só permanece até hoje por muita perseverança da Sra. Maria das Graças de Oliveira Almeida , 61 anos, aposentada como funcionária pública, dedica-se a essa missão de artesã, ornamentando o presépio em sua casa e igreja a qual frequenta.
Atualmente, o grupo da juventude toma conta desse feito com bastante afinco, como é o caso de seu sobrinho, Lucas Fontenele que tem produzido obras de excelente qualidade artística com materiais reciclados.
Além do presépio , Lucas lidera um grupo de jovens que também realizam trabalho com a Paixão de Cristo e jograis para crianças com bonecos de sucata .
As ações desenvolvidas tem ganhado adesão da comunidade através de parcerias de entidades culturais e eclesiastica.