As informações deste registro é histórico gerado em 09/10/2020 ás 13:52:28.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Raisa Christina Lima Saraiva

Raisa Christina é artista visual e poeta, nascida em Quixadá, Sertão central do Ceará. Fez mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da UFC (2017), com pesquisa intitulada "Olhares suspensos: Desenho partilhado com jovens skatistas e seus percursos errantes em Fortaleza". Graduou-se em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2010), onde desenvolveu sua monografia acerca da relação entre cinema, narrativa e juventude no filme "Paranoid Park". Concluiu o Curso de Realização em Audiovisual (curso de extensão) da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Cursou o Laboratório de Linguagens Visuais, programa realizado pelo Centro de Artes Visuais (CAV), do qual também foi assistente de coordenação.

Trabalha com ilustração e ministra oficinas de desenho, pintura, literatura, história da arte e arte contemporânea em diversos espaços culturais da cidade, como Caixa Cultural, Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Bom Jardim etc. Tem experiência como educadora em escolas, centros culturais, museus e galerias. Ensinou artes visuais no Centro de Artes do Colégio 7 de Setembro ao longo do ano de 2018. Integrou a equipe de coordenação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, de 2012 a 2015.

É autora do livro "mensagens enviadas enquanto você estava desconectado" (Editora Substânsia, 2014) e "os lábios os braços os livros" (Editora nadifúndio, 2019), em edição bilíngue traduzida para o espanhol por Isabela Bosi. É co-autora do livro "DANZA", publicado pela Editora nadifúndio em 2018. Integra a coletânea de poesia "uma pausa na luta", publicada em 2020 pela Mórula Editorial e organizada por Manoel Ricardo de Lima. Também integra a "Antologia de contos LiteraturaBR" (Editora Moinhos, 2016), a quarta edição da revista "Para mamíferos" (2017), a coletânea "As cidades e os desejos" (2018, Selo Editorial Aliás) e a segunda edição da Revista Propulsão.

Participou do Projeto UrbanoArte BR em 2017/2018, através do qual realizou projetos de intervenção urbana em Fortaleza. Foi autora convidada para a edição de 2019 do projeto Arte da Palavra - Rede SESC de Leituras, projeto por meio do qual ministrou oficinas em Pernambuco, Amapá e Piauí. Expôs no Sobrado José Lourenço, no Porto Iracema, no Salão de Abril e na Galeria Mariana Furlani. É curadora de artes visuais da Casa Absurda, espaço cultural de Fortaleza, que abriga a sede dos grupos de teatro Cia Prisma de Artes e Pavilhão da Magnólia, além de realizar eventos de exposição, lançamentos de livro, shows musicais, performances, dança e teatro. Mantém a página na web corposonoro.tumblr.com.

Site: http://corposonoro.tumblr.com/

Email: raisa.christina@gmail.com

Telefone Público: (85) 99907-3429

Descrição

Há cerca de quinze anos trabalho com ilustração para literatura infantil, assim como para antologias de contos e poemas. Dedico-me à educação não-formal em artes, ministrando oficinas voltadas ao desenho, à pintura, à literatura e à arte contemporânea em espaços públicos e privados da cidade, como Porto Iracema, Caixa Cultural, Centro Cultural Bom Jardim, Bruta Flor, dentre outros. Tenho realizado exposições em diversos equipamentos culturais, como a Casa Absurda, o Sobrado José Lourenço e a Galeria Mariana Furlani.

Vídeos