As informações deste registro é histórico gerado em 17/07/2018 ás 14:44:40.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Dona Tarina

Dona Tarina trabalha o barro usando técnicas ancestrais em um processo completamente artesanal que vai desde a colheita do barro, a quebra feita manualmente que depois é amassado com os pés e moldado com as mãos com ajuda de ferramentas como sabugos de milho.

Descrição

Maria Quirino da Silva, mais conhecida como Dona Tarina, nasceu em 1939 no município de Cascavel, mais precisamente no povoado de Moita Redonda, local onde Dona Tarina aos 8 anos de idade aprendeu a arte do trabalho em cerâmica, ensino passado de mãe para filha, seguindo a tradição de família.
Dona Tarina trabalha o barro usando técnicas ancestrais em um processo completamente artesanal que vai desde a colheita do barro, a quebra feita manualmente que depois é amassado com os pés e moldado com as mãos com ajuda de ferramentas como sabugos de milho, pedaços de cabaça e sementes, depois é feita a queima que dura em torno de 7 horas em forno a lenha, um trabalho artesanal que é feito em família.
Sua peças são expostas à venda na feira de Cascavel e Beberibe e participa de festas religiosas de São Sebastião em Aquiraz, Nossa Senhora dos Remédios em Fortaleza, Natal e ano novo em Beberibe. Dona Tarine é reconhecida como Griô no Ponto de Cultura “Lampião da Arte e da Cultura”, onde ministrou aulas em escolas públicas de Cascavel e Moita Redonda.