As informações deste registro é histórico gerado em 11/10/2020 ás 14:17:39.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Vozes da Cera

A inspiração para a criação do grupo surgiu em 2007 quando duas de suas integrantes participaram de um projeto no Arquivo Nirez digitalizando seus discos de cera, e conheceram a cantora carioca Elsie Houston, uma compositora negra de vanguarda, de voz lírica potente, dona de um repertório repleto de componentes da cultura popular brasileira. Desde então o Vozes da Cera vem desenvolvendo pesquisa em fonogramas da música brasileira do período da cera (1902 a 1964, antes da influência norte americana na produção nacional), descobrindo lundus, choros, toadas, sambas, modinhas, valsas, etc., que são considerados tesouros musicais, mas que não se configuram como grandes clássicos. O grupo tem como meta dar nova interpretação a este repertório e levá-lo ao maior número de pessoas possíveis. É missão do Vozes da Cera trabalhar estas músicas não só como uma alternativa de lazer, mas também como ação sociocultural e educacional. Com a escolha de determinadas composições, o grupo objetiva, despertar nas novas gerações o gosto e o interesse pela diversidade da música brasileira, sobretudo por perceber que em diferentes regiões brasileiras predomina a hegemonia de um único gênero musical veiculado pelos meios de comunicação, consistindo-se muitas vezes, quase como a única opção, em programas de rádio e TV. Os integrantes do Vozes da Cera, músicos licenciados que atuam também na educação musical nas escolas de Fortaleza, trabalham a pesquisa e a disseminação da música brasileira entre seus alunos e demais públicos, tendo como principal objetivo levar a música brasileira em sua diversidade e qualidade ao maior número de pessoas, para fruição, deleite e conhecimento. O Vozes da Cera tem uma perspectiva não comercial, se apresenta-se em exposições, praças, barzinhos, teatros e escolas, a fim de diversificar o gosto musical principalmente do público jovem, e tem o idoso como seu maior apreciador. É composto, em sua formação original por 5 vocalistas e 5 instrumentistas (pandeiro, flauta, cavaquinho, violão de seis e de sete cordas).

Email: vozesdacera@gmail.com

Descrição

O grupo musical Vozes da Cera iniciou suas atividades em 2007. É composto por 4 vocalistas e 5 instrumentistas (pandeiro, flauta, cavaquinho, violão de seis e de sete cordas).
O repertório baseia-se em pesquisas realizadas em coleções de discos brasileiros de 78 rotações que datam de 1902 a 1946 - o período da cera.
O Vozes da Cera tem como objetivo principal trazer para ao deleite do público a música brasileira de boa qualidade através de canções, intérpretes, compositores e gêneros pouco conhecidos, resgatando e difundindo a música brasileira desse tempo e influenciando no gosto musical.
Propõem-se a utilizar elementos cênicos nos espetáculos além de figurino e cenário de época. Durante as apresentações, as músicas são intercaladas com um breve histórico das composições e dos compositores, as letras são distribuídas ao público e são projetadas em telão, fotografias históricas relativas às músicas.
Entre os gêneros contemplados estão: sambas, lundus, toadas, xotes, modinhas, choros, valsas, rancheiras etc.
Também tem projetos para trabalhar com educação musical nas escolas de Fortaleza e do interior do Estado do Ceará, através de aula-show - apresentações seguidas de discussões sobre o gênero, o ritmo, os compositores e os intérpretes do seu repertório.
Teve sua estreia no Museu do Ceará abrindo a exposição intitulada Fortaleza em Cartão Postal, do Arquivo Nirez em abril de 2007. Apresentou-se também no TJA, Passeio Público, Casa Amarela, Largo do Minxaria, Correios, Volta da Jurema, etc. Faz apresentações em bares da cidade.
O Vozes da Cera tem entre suas metas a gravação de seu primeiro CD, o que dará mais visibilidade ao trabalho e profissionalismo.
Aprovou este ano de 2010 o projeto de manutenção do grupo no VI Edital das Artes da Secretaria de Cultura do Município, onde firam contemplados figurino, ensaios, arranjos musicais, técnica vocal e como contrapartida apresentações em espaços públicos de Fortaleza.

Vídeos