As informações deste registro é histórico gerado em 09/08/2018 ás 15:25:08.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Teatro Rachel de Queiroz

O Teatro Rachel de Queiroz foi inaugurado dia 20 de junho de 1992, na gestão do então prefeito Dráulio Holanda e tendo como Secretário de Cultura o Sr. Humberto Cunha. A construção foi de responsabilidade da Prefeitura Municipal com o apoio do extinto Ministério da Educação e Cultura.

PLATÉIA: 150 pessoas
PALCO: 6m X 7m
BOCA DE CENA: 6,70 X 3m
ILUMINAÇÃO: não possui
SOM: não possui

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Rampa de acesso;Corrimão nas escadas e rampas

Capacidade: 150

Horário de funcionamento: Segunda a sexta no horário comercial. sábado, domingos em eventos.

Email: cultura@guaramiranga.ce.gov.br

Telefone Público: (85) 3321-1171

Endereço: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Centro, Centro, 62766-000, Guaramiranga, CE

CEP: 62766-000

Logradouro: Rua Joaquim Alves Nogueira

Número: s/n

Complemento: Centro

Bairro: Centro

Município: Guaramiranga

Estado: CE

Descrição

O Teatro Rachel de Queiroz foi inaugurado dia 20 de junho de 1992, na gestão do então prefeito Dráulio Holanda e tendo como Secretário de Cultura o Sr. Humberto Cunha. A construção foi de responsabilidade da Prefeitura Municipal com o apoio do extinto Ministério da Educação e Cultura.

A construção do espaço cultural foi decorrência de vários fatores, entre os quais a principal foi atender a demanda dos artistas de Guaramiranga e ofertar aos munícipes e visitantes boas opções de lazer e cultura, além de dispor de um bom espaço para a extensão cultural, educacional e eventos.

O teatro é simples, mas obedece aos padrões técnicos, o que habilita receber até mesmo espetáculos de médio porte, seminários, convenções, shows musicais tec.

A homenagem a Rachel de Queiroz é explicada, sobretudo, pelo fato da escritora e teatróloga ter passado significativos momentos de sua infância na “Cidade das Flores”. Aliás, foi em Guaramiranga que a autora de “A Beata Maria do Egito” e “Lampião” fez uma de suas primeiras incursões no campo das artes cênicas.

A inauguração do teatrinho contou com a presença da homenageada e teve em sua programação o Grupo de Teatro Cangalha, os Corais Guaramiranga Encanto e Caixinha de Vozes e o Balé Mônica Luiza.

Atualmente o teatro é sede de vários eventos como o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival de Jazz e Blues, Mostra do Teatro de Guaramiranga, FENDAFOR – Festival de Nacional de Dança de Fortaleza mostra itinerante, Mostra dos Dramas, Mostra do Teatro Transcendental. Espetáculos teatrais do estado, seminários, palestras, oficinas, shows musicais, residências artísticas, também fazem parte da pauta anual do espaço.

Vídeos

Publicado por

Prefeitura Municipal de Guaramiranga

Localizada na microrregião de Baturité, a 110 km da capital estadual Fortaleza, Guaramiranga conta com uma população de 5.714 habitantes, sendo desse total 2.330 residem na zona urbana e 3.384 na zona rural, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).