As informações deste registro é histórico gerado em 19/10/2020 ás 09:25:27.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cleber Alves

Cleber Alves, é estudante do curso de bacharelado em dança do ICA – UFC. Cearense e artista da linguagem da dança, atua como bailarino, professor e coreógrafo. É também membro do Fórum Estadual de Dança do Ceará e Fórum Permanente de Dança. Há 19 anos, trabalha com dança lúdica, danças populares, ballet clássico, jazz e dança contemporânea a partir de experimentos do corpo com base em jogos teatrais e corporais.

Iniciou sua formação como bailarino na Cia de Dança Mangará, 2001, dirigida pela coreógrafa e bailarina Anália Timbó (Fortaleza- CE). Durante o período, participou dos espetáculos Mangará , O Rosto da Terra; Mangue, Memórias da Pele; Vidas e pontos; mistérios de uma teia e Catu Macã – Guerra Bonita da Cia Vidança.

Ainda na Cia Mangará, aprofundou os estudos em consciência corporal; danças dramáticas, dança contemporânea e ballet clássico com Anália Timbó e Socorro Timbó. Teve também orientações em montagem coreográfica e construção de figurino, além de estudar capoeira de Angola e regional com o Mestre Clodoaldo Guimarães Rodrigues.

Em 2012, foi convidado para dirigir, coordenar e coreografar a Cia de dança de Itapajé, funções que assume até os dias atuais. O grupo tem como repertório os espetáculos: Códigos, Uma outra história de amor, Talvez, A pele, Telos e Transições Peculiares. Nesse mesmo ano, o grupo foi selecionado pelo Edital das Artes da Secult-CE para circular com o seu Espetáculo “Códigos de dança”.

Participou do Festival Internacional de Dança de Fortaleza nas edições de 2002 a 2018, e da Mostra Intenções/ Itapipoca- CE nos anos de 2015 a 2017 com os espetáculos A pele e Códigos de dança. Participou igualmente da Bienal Internacional de Dança em 2015 com o Espetáculo Salve, finalização de disciplina dos cursos de dança da UFC, com a orientação da professora Andrea Pires. Participou do Vila Cultural/Intercâmbio para bailarinos e professores do Interior do Estado nos anos de 2013 e 2014.

Em 2015, ingressou no curso de bacharelado em dança na Universidade Federal do Ceará - UFC, onde desenvolve e aprofunda suas pesquisas coreográficas em articulação com os saberes da pedagogia.

Considerando suas experiências supracitadas envolvendo criação e composição em dança, e seu interesse em conectar as dimensões artísticas e pedagógicas da dança, pesquisando processos de ensino e aprendizagem referenciados na inventividade e na produção cênica, Cleber Alves foi selecionado para atuar enquanto bolsista remunerado do Projeto Feixe: criação e formação em dança neste ano de 2019, onde já atua desde 2018.1, ministrando aulas de danças jazz como bolsista voluntário. As aulas acontecem semanalmente no Instituto de Cultura e Arte – ICA/UFC em parceria com a Secretaria de Cultura Artística da UFC, e atendem a comunidade acadêmica como também o público externo.

Email: clebergestoalves2@hotmail.com

Telefone Público: (85) 99236-8158

Endereço: Aristóteles Carneiro, 41 , Monte Castelo, 62600-000, Itapajé, CE

CEP: 62600-000

Logradouro: Rufino Gomes

Número: 07

Complemento: AP-101

Bairro: Centro

Município: Itapajé

Estado: CE

Descrição

Cearense, é artista da linguagem da dança, atuando como bailarino, professor e coreógrafo. Atua na área de dança há 19 anos, trabalhando com dança lúdica, danças populares, ballet clássico, jazz e dança contemporânea a partir de experimentos do corpo com base na improvisação.
Iniciou sua formação como bailarino na Cia de Dança Mangará, 2001, dirigida pela coreógrafa e bailarina Anália Timbó (Fortaleza- CE). Durante o período, participou dos espetáculos Mangará , O Rosto da Terra; Mangue, Memórias da Pele; Vidas e pontos; Mistérios de uma teia e Catu Macã – Guerra Bonita da Cia Vidança.
Ainda na Cia Mangará, aprofundou seus estudos em consciência corporal, danças dramáticas, dança contemporânea e ballet clássico com Anália Timbó e Socorro Timbó. Teve também orientações em montagem coreográfica e construção de figurino, além de estudar capoeira angola e regional com o Mestre Clodoaldo Guimarães Rodrigues.
Em 2012, foi convidado para dirigir, coordenar e coreografar a Cia de dança de Itapajé, onde permanece até hoje. O grupo tem como repertório os espetáculos: Códigos; Outra história de amor; Talvez; A pele; Telos e Transições Peculiares. Em 2015, o Grupo foi selecionado pelo Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secult-CE para Circular com o Espetáculo “Códigos de dança”.
Ingressou em 2015 no Curso de Licenciatura e Bacharelado em dança pela Universidade Federal do Ceará - UFC, onde desenvolve pesquisas no campo da dança e circula com espetáculos pelo interior e capital do estado. É membro do Fórum Estadual de Dança do Ceará e Fórum Permanente de Dança em Fortaleza. Ainda em 2016, foi premiado pelo Edital das artes Secultfor/Instituto Bela Vista para circular com o seu mais novo trabalho Solo, “Códigos”. Participou do Festival Internacional de dança de Fortaleza, Edições de 2008 a 2017, da Mostra Intenções/ Itapipoca- CE, nos anos de 2015 a 2017 com os espetáculos: A pele e Códigos de dança; participou da Bienal de Dança em 2015 com o Espetáculo SALVE, como finalização de disciplina do cursos de dança da UFC, com a orientação da Professora Andrea Pires, participou do Vila Cultural/Intercâmbio para bailarinos e professores do Interior do Estado nos anos de 2013 a 2015.


Principais atividades profissionais como professor:

2000 a 2005 – Cia de Dança Mangará de Itapajé – CE.
Cargo: Bailarino e Professor
2000 a 2005 – Projeto Criança na Dança – Escola Padre Manoel Lima e Silva – Itapajé –Ce
Cargo: Professor e Coreografo.
2003 a 2004 – Academia de Dança Luiza Parente – Uruburetama – Ce
Cargo: Professor de Ballet Clássico.
2004 a 2005 – Academia Primeiro Passos – Itapipoca – Ce.
Cargo: Professo de Baby Class
2004 a 2005 – Academia de Dança Jane Eyre – Itapajé – Ce
Cargo: Bailarino e Professor de Dança
2006 á 2007: Academia de Dança Cactos – Sobral – Ce
Cargo: Professor de Ballet – Clássica.
2007 á 2014 – Programa Interação AABB – Comunidade – Sobral – CE
Cargo: Professor de Ballet Clássico.
2011 á 2012 – Centro Interescolar João Furtado – Reriutaba – Ce
Cargo: Professor de Ballet Clássico
2013 – EEFM Professora Estefânia Matos – Itapajé – Ce
Cargo: Professor de Dança e Teatro
2013 á 2014 – Academia JS Classic Dance – Irauçuba – Ce
Cargo: Diretor, professor e Coreografo.
2013 aos dias atuais – Companhia de Dança de Itapajé – Ce
Cargo: Diretor, Professor e Coreografo.
2014 – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CRAS) – Mucambo – Ce
Cargo: Professor de Ballet Clássico.
2014 – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CRAS) – Alcântaras – Ce
Cargo: Professor de Dança

Vídeos