As informações deste registro é histórico gerado em 27/10/2020 ás 21:19:33.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Associação CircoLAR Sr. Juarez

A associação CircoLar – Sr. Juarez tem por finalidade apoiar e desenvolver a arte, cultura,esporte e educação, na cidade de Eusébio, por meio da arte circense, capoeira, teatro de bonecos, teatro, futebol e cultura popular, alem de nosso anual arraiar circoLAR.

Site: https://www.instagram.com/circolar_sr_juarez/

Email: associocaocircolar@gmail.com

Telefone Público: (85) 99966-6802

Endereço: rua Djanira Pinheiro Ellery, 71 , Guaribas, 61760-000, Eusébio, CE

CEP: 61760-000

Logradouro: rua Djanira Pinheiro Ellery

Número: 71

Complemento:

Bairro: Guaribas

Município: Eusébio

Estado: CE

Descrição

MISSÃO:
A Associação CircoLAR Sr. Juarez tem como compromisso facultar o desenvolvimento sociocultural a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica, histórica, educacional e moral. Ampliar o desenvolvimento educacional por meio do ensino de artes e acesso a culturas, sejam elas culturas populares ou globais. Fortalecer os laços familiares e comunitários. Fomentar a apreciação por arte, cultura, educação e esporte, entendendo que o acesso a estes âmbitos do saber e convívio humano, colaboram para um desenvolvimento social mais responsável e de direito. Propiciar saberes que possam vir a colaborar ao acesso de uma profissão digna, justa e responsável que lhe proporcione uma qualidade de vida adequada. Ser um espaço de lazer, paz e convivência entre as crianças e adolescentes, e os pais deles. Respeitar e incentivar a liberdade das crianças e adolescentes e ensinar-lhe a respeitar e incentivar a liberdades dos outros com quem convivem.
Dessa forma, entendemos que o projeto que se apresenta, com a estruturação da associação e dos cursos a serem realizados, atende a princípios existentes no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, este como detentores de direitos a serem implementados pelas politicas publicas e complementadas por organizações da sociedade civil como a Associação CircoLAR.

O PROJETO:

A Associação CircoLAR Sr. Juarez, localizada na cidade de Eusébio, um projeto que nasceu a partir do desejo de dar continuidade ao apoio social que o Sr. Juarez prestava a sua comunidade. Fundada em 2014, a Associação CircoLAR é o que dá concretude a este sonho. Sua existência está intimamente vinculada com o coletivo de profissionais que nele atuam e acreditam profundamente na arte como instrumento de transformação. Quase sem apoio, abriga hoje crianças e adolescentes iniciantes nas artes do circo. Nossa intenção é fomentar em uma estrutura adequada todos que nos procuram ofertando aulas e atividades formativas que envolvem o lúdico, o protagonismo e a responsabilidade social. Enfrentando severas dificuldades, vamos no decorrer deste projeto elencar informações sobre os nossos fazeres e nossas demandas.
Uma escola gratuita e aberta à comunidade, que em quase sua totalidade encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Sua manutenção se dá por ações e doações voluntárias, o que garante o atendimento ao público de todas as faixas etárias, mesmo tendo seu foco de concentração crianças e adolescentes. Mesmo com uma estrutura física precária, recebe aproximadamente 50 beneficiados, com cursos de qualificação e orientação artística voltada para sustentabilidade, com aulas de segunda a sábado. Entre as atividades formativas estão: circo, teatro, cultura popular e música, como também ações complementares como o futebol, assim como ofertamos também ações transversais como: a permacultura, sem esquecer que o grupo também se organiza para a brincadeira no período junino com uma quadrilha infanto-juvenil e um bloco de carnaval.
O intuito é incentivar e possibilitar a inclusão social através das artes aos seus alunos, que são em sua grande maioria de baixa renda. Assim como informar e garantir que os direitos individuais e coletivos das crianças e adolescentes sejam respeitados, tais como os protegendo para que não sejam objetos de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. A instituição entende que garantir o empoderamento e o protagonismo juvenil efetiva a garantia destes direitos.
Os processos de repasse de conhecimento no campo artístico abrem portas para diálogos transversais. No caso da Ass. Circolar a escolha da linguagem do circo como principal auxiliou para discussões sobre superação, solidariedade, colaboração, empatia, responsabilidade social entre outros temas, é através deste segmento artístico que as outras artes cênicas vão chegando e se estruturam. Utilizamos como metodologia oficinas práticas e teóricas de malabarismo, equilibrismo, acrobacia solo e palhaçaria, além de atividades de confecção de figurinos e construção de equipamentos a partir de material reciclado. Já no teatro no dedicamos ao teatro de bonecos, e na cultura popular nosso foco são as músicas com seus toques e as danças tradicionais populares.

Vídeos