As informações deste registro é histórico gerado em 18/10/2018 ás 16:05:42.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rosana Braga Reis

Jornalista, Funcionária Pública (Assistente Administrativo, Universidade Federal do Ceará) // Atriz, dramaturga e bailarina contemporãnea em constante formação.

Email: rosanataynara@gmail.com

Telefone Público: (85) 99790-8384

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 3134, apt 100, Fátima / Joaquim Távora, 60055-364, Fortaleza, CE

CEP: 60055-364

Logradouro: Avenida Visconde do Rio Branco

Número: 3134

Complemento: apt 100

Bairro: Fátima / Joaquim Távora

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Rosana Braga Reis é jornalista formada pela UFC, funcionária pública lotada atualmente no ICA (Instituto de Cultura e Arte) da mesma Universidade e artista em formação circulante principalmente pela dança e pelo teatro.

Entre 2011 e 2016, paralelamente à graduação em Jornalismo, dedica-se prioritariamente a atividades de cunho político relacionadas de alguma forma à comunicação: atuando como comunicadora popular durante a Jornada de Junho de 2013, cicloativista junto ao coletivo "Ciclanas - Mulheres de Bicicleta no Trânsito de Fortaleza" (atualmente inativa), além de pequenos trabalhos de assessoria para mandatos de esquerda. Em 2014, junto ao Coletivo Urucum - Comunicação, Justiça e Direitos Humanos financiado por edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos, realiza cobertura jornalística de abusos do Estado durante o contexto do Mundial da FIFA 2014 em Fortaleza (manifestações populares, greves sindicais, ocupação do MTST na Paupina).

Durante esse período, passeia pela arte mais como fruição: breves experiências com Dança de Salão (Dançar Faz Bem, Diego Borges, Adriel Rocha) e audiovisual (TCC em formato documentário audiovisual e assistência de produção no longa "Corpo Delito", de Pedro Rocha).

Em 2016, licenciada do serviço público, inicia o Curso de Princípios Básicos do Theatro José de Alencar (CPBT) em turma dirigida por Neidinha Castelo Branco. Conclui o processo com a apresentação de Trinta e Duas, espetáculo de conclusão que trata, entre outros assuntos, sobre a relação entre os Campos de Concentração da Seca Cearense de 1932 e as atuais remoções e conflitos habitacionais da cidade. Pela atuação em Trinta e Duas recebe o Destaque de Atuação da Mostra de Teatro do Estudante e a indicação a Atriz Revelação do Prêmio Quimeras; o texto do espetáculo (escrita conjunta de Emilly Benevenuto, Mariana Bertini e Rosana Braga Reis, com orientação de Rafael Martins) é premiado também pelo Ceará Encena.

Concluído o CPBT, continua ligada ao curso por meio da monitoria (experiência de iniciação à docência em arte). Acompanha e orienta a dramaturgia do espetáculo de conclusão "Re-Talho" (espetáculo de conclusão da turma noite 2017/2018; orientação feita em parceria com Emilly Benevenuto), participando também da assistência de direção do espetáculo e da preparação do elenco.

Paralelamente, recebe formações em outros cursos livres, tais como o Percurso em Teatro Épico (ofertado pelo Porto Iracema das Artes em parceria com o Teatro Máquina), e também no Ateliê de Escrita Dramática, na mesma escola. A partir de maio de 2018, se incorpora à Leandro Netto Cia de Dança, no processo de Novos Prédios Desabando // Celebrando a Escuridão (Mostra Experimental Porto Dragão Julho/2018; Bienal de Dança de Par em Par out/2018). Atualmente, possui o texto "Mar Lúcia" em fase de montagem pelo Preamar do Porto Iracema das Artes (direção: Lígia dos Anjos).