As informações deste registro é histórico gerado em 12/11/2020 ás 11:52:39.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Associação Dança, Arte e Ação

O Ciclo Natalino tem suas diversas manifestações em cada canto do país, que comemoram o nascimento de Jesus, revelando as cores e tons da religiosidade popular. O Pastoril Marinha da Ló resgata essa cultura que vem desde o final do século XVI na cidade de Paracuru. Com a resistência do folguedo do pastoril, o estado do Ceará torna-se referência em grupos de manifestações natalinas. O Pastoril Marinha da Ló desde, 13 de novembro de 1979, há 39 anos é conduzido pela mestra Maria do Carmo Menezes Morais, com seus 79 anos, conhecida pelos títulos culturais como Marinha da Ló, reconhecida em 2003 como tesouro vivo da cultura cearense sempre participando dos encontros de mestres do mundo, tendo seu nome registrado no livro dos mestres em 2008. O grupo surgiu com o engajamento da Mestra Marinha da Ló nos movimentos religiosos. O desejo de promover a interação social e os saberes na área cultural elevaram a organização do grupo, reconhecido no Ceará e registrado na Secretaria de Cultura do estado. O grupo passou a se motivar e a desenvolver as atividades natalinas em todo município, com o apoio de jovens voluntários e a conduta dos gestores do município de Paracuru. Filha natural da cidade de Trairi, Marinha da Ló trouxe a cultura de gerações passadas de sua família. O pastoril teve suas primeiras apresentações em pátios escolares e quintais de casas do município de Paracuru. A mestra alega que seus pais e avós eram apaixonados pela cultura natalina e esse amor se refletiu em sua vida. Em 2008 recebeu o título de Mestre da cultura tradicional popular do Ceará. Desde 2006 a mestra participa dos encontros de mestres do mundo promovidos pelo governo do estado do Ceará, e também do Ceará Natal de Luz e da mostra regional e Estadual. Em 2016 a mestra Marinha da Ló foi homenageada pelo evento na Praça do Ferreira, em Fortaleza, momento que enalteceu o valor e o reconhecimento da mestra. Nosso grupo anualmente tem como espaço para os ensaios o Salão Paroquial, cedido pela igreja da cidade 5 vezes por semana, das 17:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta. E este ano além das apresentações que iremos realizar, propomos fazer um registro da obra de Marinha da Ló. Um vídeo documentário que irá além de contar a história da mestra também será educativo, onde vamos apresentar como é formado um pastoril, suas musicas e personagem que compõem a manifestação, levaremos para a rede de ensino público e para todas as pessoas interessadas. Criaremos uma conta no YouTube a fim de disponibilizar a exibição desse material, facilitando o descobrimento e contato com a obra da Mestra Marinha da Ló.

Email: flaviosampaiobale@yahoo.com

Telefone Público: (85) 99201-5722

Endereço: Rua Pedro Barroso Meireles, 175 , Boca do Poço, 62680-000, Paracuru, CE

CEP: 62680-000

Logradouro: Rua Pedro Barroso Meireles

Número: 175

Complemento:

Bairro: Boca do Poço

Município: Paracuru

Estado: CE

Descrição

Criada em 2000 para fomentar a arte em sua formação, construção, pensamento, fruição e divulgação a Instituição Dança, Arte e Ação, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, de caráter social, cultural e educativa, com os objetivos de construção de modelos de desenvolvimento humano, em beneficio das classes populares, no âmbito da educação, arte, cultura, saúde, meio ambiente e justiça, isenta de quaisquer preconceitos ou discriminações seja de raça, credo religioso, cor ou política, quer em suas atividades e objetivos sociais, quer entre os componentes de seu quadro associativo.
Seu quadro social é constituído por sócios fundadores, sócios efetivos e sócios colaboradores e entre eles estão os 10 jovens que deram inicio ao Projeto Dançar Paracuru e representantes da sociedade civil.
Tem como finalidade mobilizar os diferentes setores da sociedade civil organizada para a criação e o desenvolvimento de ações que visem modificar as condições de existência de população em situação de carência ou risco, proporcionar, através de atividades vinculadas às artes, o enriquecimento das vivências infantis das crianças e adolescentes e reelaboração de suas identidades, promover e realizar publicações de trabalhos escritos e audiovisuais, seminários, cursos, debates, conferências e congressos sobre a população em situação de carência ou risco, principalmente, em crianças e adolescentes, e temática específica de interesse da instituição, destinada a entidade e profissionais dedicados ao assunto e interessados em geral e contribuir para a produção e distribuição de publicações e materiais destinados a divulgação e informação sobre os trabalhos da instituição.
A Associação Dança, Arte e Ação mantém assento no Conselho de Políticas Públicas Culturais do Município de Paracuru; no COMDICA; no Conselho Municipal de Assistência Social; promove o Fórum de Cultura de Paracuru, um de seus associados é o delegado do Estado do Ceará no Colegiado de Dança do Conselho Nacional de Cultura.
Mantenedora do Projeto Dançar Paracuru, Pontão de Cultura Terceira Margem, apoia a Escola de Dança de Paracuru desde 2003, a Mostra Paracuru de Dança, que acontece desde 2002 e a Paracuru Cia de Dança desde o ano 2000.
A Associação Dança, Arte e Ação já estabeleceu parcerias com a Prefeitura Municipal de Paracuru; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; Fundação Nacional de Artes – Funarte; Ministério da Cultura; Ministério da Cultura da República de Cabo Verde; Coelce; Fundação Itaú Cultural; O Boticário; Banco do Nordeste do Brasil; Centro Cultural Dragão do Mar; Fundação Festival de Dança de Joinville; Ecoa Sobral; Media Grup Medweth GmbH – Suíça, FIA e com a Petrobrás através de três projetos: Programa Petrobrás Fome Zero, Programa Petrobrás Jovem Aprendiz e Projeto Dançar Paracuru.
A Câmara Municipal de Paracuru aprovou projeto de lei, tornando a Associação Dança, Arte e Ação “organização de utilidade pública” do município.
.

Vídeos