As informações deste registro é histórico gerado em 15/11/2020 ás 15:47:46.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

A voz feminina do Pessoal do Ceará, iniciou sua carreira artística no final da década de 1960, juntamente com Rodger e outros, que formariam o grupo que ficou conhecido como "Pessoal do Ceará". Em 1973, ao lado de  Rodger Rogério e Ednardo, participou do LP "Meu corpo minha embalagem todo gasto na viagem. De lá para cá, vem representando a música cearense com sua voz suave e afinaddíssima.

Email: teti.doceara@gmail.com

Telefone Público: (85) 98830-4412

Descrição

Iniciou a carreira artística no final da década de 1960, juntamente com Rodger e outros, que formariam o grupo "Pessoal do Ceará". Em 1973, ao lado de  Rodger Rogério e Ednardo, participou do LP "Meu corpo minha embalagem todo gasto na viagem - Pessoal do Ceará".
Em 1975, gravou com Rodger Rogério o LP "Chão Sagrado", lançado pela RCA com produção de Walter Silva. Em 1979, gravou pelo selo Epic/CBS, seu primeiro disco solo, "Equatorial", no qual interpretou as músicas  "Daniela" e "Maracá", de Rodger Rogério e Clodô; "Jumento passarinho", de Rodger Rogério e Zilá Mamede; "Barco de cristal" e "Último raio de sol", de Rodger Rogério, Clodô e Fausto Nilo; "Gírias do norte", de Onildo Almeida; "Pé na terra", de Stélio Valle e Fausto Nilo; "Vento rei", de Zé Maia e Calé; "Passarás, passarás, passarás", de Petrúcio Maia e Capinam; "Espacial", de Belchior; "Falando da vida", de Rodger Rogério e Dedé, e "Equatorial", de Calé e Fausto Nilo. Em 1983, foi convidada pela Funarte e, ao lado de Teca Calazans e Osvaldinho do Acordeom, participou do "Projeto Pixinguinha", percorrendo diversos estados do Nordeste brasileiro. Em 1985, fez uma temporada de shows na Sala Funarte, no Rio de Janeiro. Em 1997, gravou em Fortaleza, com partipação especial de Dominguinhos e Nonato Luiz, e produção e direção musical de Manassés de Sousa, o CD "Téti", no qual interpretou as músicas "Comentário a respeito de John", de Belchior e J. L. Penna; "Carruagens", de Rodger Rogério e Clodô; "Outra vez", de Beto Fae e Fausto Nilo; "Amor escondido", de Raimundo Fagner e Abel Silva; "Sol e Mariana", Chico Pio e Alano Freitas; "Castelo encantado", de Rodger Rogério e Pepe Capelo; "Amor demais", de Nonato Luiz e Olímpio Rocha; "Teu retrato", de Nelson Gonçalves e Benjamim Baptista; "Estrada de Santana", de Petrúcio Maia e Brandão; "Vá lá e faça", de Manassés e Ricardo Alcântara; "Amor de sol", de Francisco Casaverde e Caio Silvio Braz, e "Outra canção", de David Duarte. Em 2000, gravou, de forma independente, o CD "Téti do Pessoal do Ceará", que contou com as participações especiais de Dominguinhos, Nonato Luiz, Jorge Cardoso, Ocelo Mendonça, Jorge Hélder e Mingo Araújo. Em 2005, fez, ao lado de Pedro Rogério e Vavá, a direção artística da coletânea "Nós Um". Em 2009, ao lado de Ednardo, Rodger Rogério, Calé Alencar, Chico Pio, Lúcio Ricardo e Manassés, participou da gravação comemorativa aos 30 anos da "Massafeira Livre - som, imagem, gente, movimento" em show realizado na Praça do Ferreira em Fortaleza.
Em 2018 lançou seu primeiro clipe, Reinvenção. Neste ano também, iniciou a turnê do disco Futuro e Memória, de Rogério Franco e Dalwton Moura, que é um encontro de representantes de várias safras de nossa cena musical. Nele, Teti divide o palco com Kátia Freitas, Rodger Rogério, Davi Duarte, Eudes Fraga, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Edinho Vilas Boas, além de Rogério Franco e Dalwton Moura.

Vídeos