As informações deste registro é histórico gerado em 15/11/2020 ás 20:29:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Tião Simpatia

O Poeta Popular Tião Simpatia foi alfabetizado aos 15 anos de idade por meio da Literatura de Cordel na Zona Rural de Granja-CE. Concluiu seus estudos em Camocim, mudando-se para Fortaleza em 2006, onde reside atualmente.

Com 26 anos de estrada, mesclando música, cordel e cidadania, o artista tem 5 CDs lançados e 2 DVDs”, além de vários cordéis dentre eles o mais conhecido “A Lei Maria da Penha em Cordel”, traduzido para o inglês, espanhol, braile, e apresentado para 70 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI, entre os anos de 2014 a 2019. O projeto também foi implantado nas escolas do Estado do Ceará, graças a uma parceria entre o Instituto Maria da Penha-IMP e a Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC e já contemplou 30 mil alunos.

Viaja por todo o Brasil se apresentando ao lado de Maria da Penha e foi quatro vezes à África: duas vezes a Cabo Verde e duas vezes a São Tomé e Príncipe. Sua trajetória internacional começou em 2011 quando foi convidado pela Organização das Nações Unidas-ONU, para participar de uma oficina sobre violência doméstica, com 26 artistas Latino-Americanos na Cidade do Panamá.
Em 2011 passou a integrar a Red de Artistas ÚNETE da Campanha Global do então Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
Entidades que participa:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC
Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras – ACCAL
Associação dos Cantadores do Nordeste – ACN
Academia Literária Virtual – Clube da Poesia Nordestina
É parceiro do Instituto Maria da Penha desde a sua fundação

Títulos e Honrarias que recebeu
Título de Cidadão Teresinense – Câmara Municipal de Teresina (2019);
Comenda Conselheiro Saraiva - Prefeitura Municipal de Teresina (2019);
Placa Finalista do Prêmio Claudia 2019 – Revista Claudia - São Paulo (2019)
Comenda Maria da Penha – Assembleia Legislativa do Ceará e APAVV (2011);
Título de Cidadão Camocinense – Câmara Municipal de Camocim (2006);
Diploma de Mérito Cultural da Academia de Letras Municipais do Ceará - ALMECE (2002);

Vencedor do Edital RespirArte Funarte - Governo Federal, ficando com o projeto "Cordel na Rede" e do Concurso nacional "Pela Democracia da USP com o cordel "O Brasil Que Eu Quero".

Site: https://tiaosimpatia.blogspot.com

Email: tiaosimpatia@hotmail.com

Telefone Público: (85) 999491338

Endereço: Nadir Saboya, 875, casa 4, Sapiranga, 60833-344, Fortaleza, CE

CEP: 60833-344

Logradouro: Nadir Saboya

Número: 875

Complemento: casa 4

Bairro: Sapiranga

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

O Poeta Popular Tião Simpatia foi alfabetizado aos 15 anos de idade por meio da Literatura de Cordel na Zona Rural de Granja-Ceará. Concluiu seus estudos em Camocim, mudando-se para Fortaleza em 2006, onde reside atualmente.

Com 25 anos de estrada, mesclando música, cordel e cidadania, o artista tem vários CDs lançados e dois DVDs”, além de vários cordéis dentre eles o mais conhecido “A Lei Maria da Penha em Cordel ”, traduzido em inglês, espanhol, braile, e apresentado para 70 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina, entre 2014 a 2019 e 30 mil nas Escolas do Ceará. O projeto foi finalista do Prêmio Claudia 2019, na categoria "Eles por Elas".

Viaja por todo o Brasil se apresentando ao lado de Maria da Penha e foi quatro vezes à África: duas vezes a Cabo Verde e duas vezes a São Tomé e Príncipe. Sua trajetória internacional começou em 2011 quando foi convidado pela Organização das Nações Unidas-ONU, para participar de uma oficina sobre violência doméstica, com 26 artistas Latino-Americanos na Cidade do Panamá.
Em 2011 passou a integrar a Red de Artistas ÚNETE da Campanha Global do então Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres ”.
Membro Efetivo da Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC; sócio efetivo da Academia de Ciências, Artes e Letras de Camocim-ACCAL e parceiro do Instituto Maria da Penha.
É membro da Ordem dos Músicos do Brasil-OMB; Associado à Associação dos Cantadores do Nordeste-ACN e membro fundador do Grupos Batuta Nordestina.

Vídeos