As informações deste registro é histórico gerado em 23/11/2020 ás 12:27:04.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Kubata Escola Comunitaria de Arte e Cultura Negra

A Kubata - Escola de Arte e Cultura Negra atua de forma propositiva junto ao publico infanto-juvenil e suas famílias residentes na comunidade Genibaú, construindo junto através da formação de turmas de capoeira angola, possibilitando o acesso aos recursos e bens culturais da arte e da cultura negra já existentes na comunidade. Com intuito de incentivar o fortalecimento e pertencimento ao valor que essa arte agrega, juntamos os valores locais e comunitários vivenciados, ao fazer e saber da capoeira Angola, incluindo outras atividades como as danças afro, cineclubes e oficinas musicas percussivas, que tem na sua filosofia prática, o aprender em coletivo. O objetivo da Kubata é o fomento de espaços de arte & cultura negra, planejando e gerindo junto a própria comunidade. Trazendo nas formações extras e festivas oferecidas, mestres da cultura negra e artistas negros locais, com ideal de reconhecimento as pessoas de referencias da nossa arte presente na cidade.

Site: https://www.instagram.com/kubata_arteculturanegra/

Telefone Público: (85) 98552-6150

Endereço: Rua Moçambique , 377, proximo ao mercantil londrina , genibau, 60534-010, fortaleza, CE

CEP: 60534-010

Logradouro: Rua Moçambique

Número: 377

Complemento: proximo ao mercantil londrina

Bairro: genibau

Município: fortaleza

Estado: CE

Descrição

Somos uma escola comunitária que surge em 2017, com atividades situadas na comunidade Parque Genibaú, bairro de Fortaleza com mais de 40 mil habitantes. É na Rua Moçambique, em um espaço à margem do Rio Maranguapinho construído pela comunidade, onde desenvolvemos nossas atividades voltadas para o conhecimento e fortalecimento da cultura negra na cidade, a partir da capoeira Angola e outras práticas em musicalidade, danças e audiovisual. A capoeira angola realizada na Kubata é ligada a uma escola de capoeira Angola Comunidade - João pessoa PA, com mais de 40 anos de estrada, especificamente o C.Mestre Marivan nos auxilia nessa construção. Nossas atividades acontecem de segunda a domingo com aulas abertas para crianças, jovens e adultos.

Em 2017 iniciamos nossos trabalhos com ações comunitárias, itinerantes ocupando praças e onde formos bem vindos. No mesmo ano participamos do evento Feira NAPAZ, com uma roda de capoeira para a comunidade, na praça Américo Barreira no bairro Genibaú. Em 2018, realizamos atividades em articulação com outros espaços da cidade, tais como a Vadiação na Floresta oficina de Danças Afro na Floresta do Curió. Também iniciamos na comunidade Genibaú oficinas de autocuidado e oficinas de coco de roda com o grupo Na Quebrada do Coco, juntamente com a turma da capoeira para crianças e adolescentes. Foi em 2019 que produzimos algumas atividades fixas da escola, tais como o Cine Moçambique, a Roda de capoeira Angola Comunidade e bazares para ajudar na manutenção das atividades. No Cine Moçambique exibimos filmes de classificação livre sobre a identidade negra e indígena de maneira mensal. A abertura de duas turmas de capoeira angola produzidas pela Kubata. Todas as atividades citadas acontecendo na praça comunitária da Rua Moçambique as margens do Rio Maranguapinho, de maneira aberta e gratuita para a comunidade. No ano de 2019 executamos o projeto Batuk Ndengue, aprovado no edital VIII Ação Jovem da Rede Cuca - Prefeitura de Fortaleza, contando com oficinas da Mestra Tina do Cavalo Marinho (Paraíba) e outras oficinas em coco de roda, capoeira e autocuidado.

Vídeos