As informações deste registro é histórico gerado em 23/11/2020 ás 21:22:34.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Caretas do Alto da Bonita

Grupo de projeção que estuda e pratica a tradição dos Caretas da Semana Santa na cidade de Iguatu - CE. Formado por artistas, pesquisadores e produtores culturais da região centro sul e vale do Salgado.

Descrição

Os CARETAS DO ALTO DA BONITA é um grupo de projeção para folclórico que pratica e estuda as tradições dos Caretas que brincam durante a semana santa. Formado por artistas da música, teatro, dança, artes visuais, produtores e ativistas culturais da região Centro Sul e Vale do Salgado, o grupo iniciou suas atividades em novembro de 2018 com ações de estudos, debates e oficinas acerca da tradição dos caretas da semana santa, a primeira aparição do grupo a seu público é na semana santa do ano de 2019 onde circulou por periferias da cidade de Iguatu/CE apresentando suas performances e interagindo com o grupo, durante o processo criativa e cortejos foi produzido o documentário “Caretas do Alto da Bonita doc.” Com Direção de Alexia Duarte, produtora e diretora audiovisual da cidade de Icó/CE;
A concepção do espetáculo é de Carlê Rodrigues, Produtora Cultural de Iguatu, Narradora de Histórias, Diretora de Teatro e Gestora Cultural onde desenvolve o trabalho corporal e da performance do grupo. Às máscaras é um trabalho de “Mulé Colagista” nome artístico de Patrícia Gomes artesã e artista visual paulistana, residente na cidade de Óros por mais de 15 anos, o trabalho é inspirado nas carrancas e máscaras africanas, indígenas, chinesas e outros elementos e cores de diversas culturas.
Além de promover a circulação de seu espetáculo anual o grupo promove uma exposição de artes visuais que envolve um conjunto de fotografias de autoria de Alexia Duarte, figurinos, adereços, máscaras e instrumentos utilizados pelo grupo durante as folganças.
As promoções promovidas pelo grupo com exposição, debates e exibição do documentário já circulou em eventos como Semana dos Museus do Museu da Imagem e do Som de Iguatu, Semana de Artes integradas do SESC Iguatu, Festival Icozeiro, programação “Tudo em Casa Fecomércio”, programação online de oficinas e debates durante a Semana Santa 2020 e Semana do Folclore 2020 promovido no perfil do instagram da companhia.
O grupo de caretas também desenvolve estudos e praticas musicais por meio da oficina de “Musicalização nas tradições cearenses” promovida por Prudêncio, artista Iguatuense que desenvolve pesquisas com a cultura popular, além de aglutinar músicos percussionistas e cantores que entoam canções de domínio público no cancioneiro popular.
Os caretas do Alto da Bonita têm se tornando um importante coletivo de cultura popular na região centro sul e vale do salgado, que além de promover o acesso aos bens culturais e a preservação do patrimônio imaterial do povo cearense é um grupo que mobiliza diversas linguagens como audiovisual, artes visuais, artes plásticas, dança, teatro e música como também é promotor de encontros e intercâmbios entre artistas e ativistas da região. Os encontros do grupo são realizados na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima da rede estadual de ensino.
O nome “Caretas do Alto da Bonita” é uma alusão ao antigo nome do Bairro Santo Antônio, local onde a maioria dos membros conviveu e periferia mais antiga da cidade com grande fluxo de práticas da cultura popular como grupos juninos, festejos a Santo Antônio, Forró dos véi, bares e bodegas que aglomeram contadores de histórias, de mentiras, violeiros e outros personagens do cotidiano no lugar, anualmente o grupo realiza sua primeira apresentação na comunidade celebrando a abertura de seus trabalhos.

Vídeos