As informações deste registro é histórico gerado em 10/11/2018 ás 04:40:19.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Lucas Evangelista

Mestre Lucas Evangelista, ainda na infância teve contato com a Literatura de Cordel através de seus pais que gostavam de cantar e recitar histórias tradicionais.

Endereço:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município: Crateús

Estado: CE

Descrição

“Cordel: Poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos com estrofes (as mais comuns) de dez, oito ou seis versos. Os cordelistas recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados geralmente de viola.”
Mestre Lucas Evangelista, ainda na infância teve contato com a Literatura de Cordel através de seus pais que gostavam de cantar e recitar histórias tradicionais. Residindo em Fortaleza iniciou a vida de vendedor de folheto de cordel e violeiro, fazendo a sua primeira apresentação na Praça dos Leões. Depois, na companhia do irmão, Pedro Evangelista, também poeta e repentista, passou a cantar em outras praças da capital, daí para o interior e outros estados. Publicou centenas de “romances”, folhetos e gravou outra centenas de canções e poemas de cordel. Hoje boa parte de sua produção poética está gravada em discos, fitas K-7 e Cds. A origem popular de suas canções levaram cantores como Frank Aguiar e grupos como Calango Aceso, Masrtuz com Leite a gravarem suas músicas e poemas. Boa parte de suas histórias em Cordel foram publicadas pela Editora Luzeiro que tem distribuição nacional. Atualmente vem se apresentando ao lado da violeira Luzia Dias já tendo, com ela, gravado alguns CD’s.