As informações deste registro é histórico gerado em 30/11/2020 ás 16:07:50.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

AFOXÉ OMÕRISÁ ODÉ

Aliado aos povos de terreiro e das manifestações de religiões de matrizes africanas no Grande Bom Jardim, o Afoxé Omõrisá Odé se efetiva o ano todo, agregando as pessoas, principalmente, aquelas radicadas no referido território, e também absorvendo as mais variadas camadas da sociedade cearense, das praticantes as simpatizantes da cultura negra.

Site: https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?

Email: afoxeomorisaode2016@hotmail.com

Telefone Público: (85) 99634-4094

Endereço: rua Geraldo Barbosa, 2971-fundos , Granja Lisboa, 60540-342, Fortaleza, CE

CEP: 60540-342

Logradouro: rua Geraldo Barbosa

Número: 2971-fundos

Complemento:

Bairro: Granja Lisboa

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Afoxé Omõrisá Odé

No dia 12 de Junho de 2016, nasceu no Ilê Axé Abarewá o Orixá Odé na vida de pai Marcos Amorim, que veio da Umbanda da casa de pai Almeida do Caboclo Quebra Barreira, onde recebeu seus cruzus e a autorização de seu pai de santo para abrir o Centro Espírita Reis Tupinambá. Após 26 anos de casa aberta de Umbanda, pai Marcos resolveu fazer sua feitura no Candomblé e foi preparado e catulado pelo babalorixá pai Virgílio de Omolu. Nasceu então Odé (Oxosse) o Rei da Nação do Ketu.
Nesse sentido, este ano, período de intensa movimentação política, social e cultural do movimento negro e de povo de terreiro, o pai Marcos Amorim de Oxóssi funda o Afoxé Omõrisá Odé, que significa, Omõ = Filhos = risá odé = Orixás das matas, que é o patrono do grupo. Com isso o Afoxé torna-se um ritmo afro presente na cultura local.
De origem Yorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como “a fala que faz”. As melodias entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas ou orôs entoados nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá. O Afoxé, longe de ser, como muita gente imagina, apenas um bloco carnavalesco, tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé. Vem daí o fato de chamar-se o afoxé, muitas vezes, de “Candomblé de rua”.
Inclusive por homenagear um orixá, geralmente, o orixá da casa de candomblé a que pertence.
Em Fortaleza no bairro de Granja Lisboa, o Afoxé Omõrisá Odé, como uma das formas de se
fazer chegar à maioria da população, o debate sobre consciência negra e liberdade, através da música.

Grupos como o Afoxé Omõrisá Odé que se expressaram como blocos-afro com características de movimento social, pois, o grupo investe na transmissão de saberes para as novas gerações através de oficinas de percussão, dança, costura, estamparia que integram
o projeto sócio-cultural da entidade. As cores são azul, verde, branco e dourado e prateado, seu repertório é de autoria própria e fala sobre resistência, religião e beleza da raça negra.

Vídeos