As informações deste registro é histórico gerado em 04/12/2020 ás 20:43:16.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

GRUPO DE SAO GONÇALO

UM DOS GRUPOS MAIS IMPORTANTES DA CULTURA E DA RELIGIOSIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

Email: colinadohorto@gmail.com

Telefone Público: (88) 99738-5874

Endereço: Caminho do Horto , 320, capela, HORTO, 63010-180, JUAZEIRO DO NORTE, CE

CEP: 63010-180

Logradouro: Caminho do Horto

Número: 320

Complemento: capela

Bairro: HORTO

Município: JUAZEIRO DO NORTE

Estado: CE

Descrição

Com os pés descalços, de roupas brancas e recatadas, sem relógios, brincos, anéis, batom ou qualquer tipo de enfeite, quatro homens (que tocam rabeca, pandeiro, adufo e viola) e duas filas de seis mulheres se reúnem em um terreiro para dançar. São danças de pagamento de promessa.
A promessa feita a São Gonçalo precisa ser paga independentemente da graça ter sido alcançada ou não. O simples fato de faze-la já traz em si a dívida. E não é culpa do Santo se Deus não te achou merecedor da graça!
O pagamento da promessa gera um gasto financeiro alto, já que é responsabilidade do devedor arcar com as despesas de deslocamento e alimentação do grupo de 16 pessoas, além da compra de velas e fogos de artifício que são estourados ao término de cada jornada (com o objetivo de afugentar o demônio com os estrondos).
O número de jornadas a ser dançado depende do acordo previamente feito com o santo: no máximo 12 (de cerca de 30 minutos cada) para cada promessa realizada.
Promessa de vivo e de promessa de morto. O morto que tem uma promessa não paga, fica em dívida com o santo e, por isso, fica em agonia e sofrimento, além de perturbar os vivos. Se a família não tinha conhecimento da promessa, o morto-devedor se comunica pelos muito canais de comunicação entre vivos e mortos e pede que a dança seja paga.
Assim as pessoas se solidarizam e se auxiliam mutuamente na compra de alimentos e velas. As mulheres contribuem cozinhando. A promessa é paga de forma coletiva, com o esforço e a participação de muita gente na comunidade.
o Ninguém se sente perturbado pelo fato de gastar tanto. Ao contrário, isso se revela um prazer. A dança de São Gonçalo, tem o grande papel de manter a sociabilidade entre esse grupo de vizinhança, porque eles formam uma grande família que se reúne por uma causa nobre: o santo.
o TEXTO: Andrea Goldschmidt – FESTAS BRASILEIRAS - 12 de Abril de 2018
O GRUPO DE SÃO GONÇALO VEIO COM MAE DODO EM ROMARIA A MAIS DE 50 ANOS E AQUI EM JUAZEIRO CONSTRUIU UMA CAPELA EM HOMENAGEM AO SANTO NA COLINA DO HORTO, DEPOIS VENDO A GRANDE QUANTIDADE DE ROMEIROS QUE DORMIAM NAS RUAS POR FALTA DE ABRIGO CONSTRUIRAM VARIOS QUARTOS ATRAS DA CAPELA, LOCAL QUE ACOLHE ROMEIROS E A GRANDE FAMILIA DE SÃO GONÇALO, QUE VEM DE PERNAMBUCO ALAGOAS E BAHIA, QUANDO SE UNEM AO GRUPO DE JUAZEIRO DO NORTE NAS GRANDES ROMARIAS. O GRUPO FOI RECONHECIDO COMO TESOURO VIVO PELO GOVERNO DO ESTADO EM 2009 QUANDO TINHA AFRENTE MESTRE LEONCIO, QUE DURANTE MUITOS ANOS PARTICIPOU DOS ENCONTROS DE MESTRES DO MUNDO E FICOU A FRENTE DA CAPELA E DO GRUPO DE SÃO GONÇALO ATE SUA MORTE EM 2013, APÓS SUA MORTE O GRUPO PASSOU POR DIFICULDADES, QUASE ACABANDO MAS CONTINUOU COM SUAS ATIVIDADES, HOJE TEM A FRENTE DOS CUIDADOS DA CAPELA O SR. CICERO ALVES DOS SANTOS, IRMAO DO MESTRE LEONCIO.
A CAPELA É O ELO DE LIGAÇÃO AFETIVA, RELIOSA E FAMILIAR QUE UNE A GRANDE FAMILIA DE SÃO GONÇALO EM SEUS FESTEJOS AOS SANTOS E AOS MORTOS, SE UNINDO A OUTRA GRANDE NAÇÃO ROMEIRA OS INDIOS PANKARARU DE PERNAMBUCO E AOS DEVOTOS DA MAE DODO DE TODO NORDESTE.

Vídeos