As informações deste registro é histórico gerado em 06/12/2020 ás 16:47:14.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Oitão Cênico

Nossa poética é desenvolvida por meio de experimentações e pesquisas colaborativas, tendo por título “Sentir: índice criativo de uma poética cênica”. A teatralidade do Oitão se encontra no palco e na rua, se inter-relacionando com a performatividade, o palhaço, a intervenção urbana e a dança-teatro.

Site: https://www.facebook.com/comunidadeoitao

Email: oitaocenico@gmail.com

Telefone Público: (88) 99969-0047

Endereço: Rua Padre cicero, 1055 , Centro, 63000-000, Juazeiro do Norte, CE

CEP: 63000-000

Logradouro: Rua Padre cicero

Número: 1055

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

A “Grupo Oitão de Teatro” nasceu em 28 de fevereiro de 2009. Há mais de dez anos se consolida na região do Cariri Cearense, enquanto comunidade artística cênica, dedicada e comprometida em perceber na arte seu poder de proporcionar ao artista e ao espectador, o autoconhecimento como despertar da consciência para a humanização interior, percebendo no exterior os desafios e as possíveis transformações necessárias nas inter-relações pessoais para se construir o trabalho coletivo e seus desdobramentos e responsabilidades que o artista tem com o espectador e, por conseguinte, com o planeta. Nossos trabalhos são desenvolvidos por meio de experimentações e pesquisas mediadas entre a criação-recepção. A teatralidade do Oitão se encontra no palco e na rua, se inter-relacionando com a performatividade, o palhaço, a intervenção urbana e, mais recente, com a Dança-Teatro.
As origens da comunidade foi em 2008, quando o Centro Cultural Banco do Nordeste-CCBNB/Cariri convidou o diretor Mauro César para montar um espetáculo em comemoração ao centenário do escritor Machado de Assis. A partir da montagem por título de “RizoMachadiando”, com fragmentos significativos do enredo das duas maiores obras machadianas (“Memorias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro” e, mais, o conto “Um apólogo”), o espetáculo teve estreia em Setembro/2008 no Teatro do CCBNB-Cariri. Nesse período o nome do grupo dado pela direção era “Humanos espaço-tempo” e contava no elenco com Alan Oliveira, Paulinho Santos e Suzana Carneiro.
Após o espetáculo “RizoMachadiando” ter participado em fevereiro de 2009 do Projeto “Cumplicidades”, no Teatro José de Alencar. Ao retornarmos, nos reunimos no dia 28 de fevereiro do corrente ano, em um sábado pela manhã, oito artistas a contar: Alan Oliveira, Faeina Jorge, Gabriel Callou, Joseph Olegário, Leka Lourenço, Mauro Cesar, Paulinho Santos, Suzana Carneiro e Zizi Telécio. Identificamos e escolhemos o nome por “Grupo Oitão de Teatro”, sincronicamente, percebemos que ali nós éramos oito artistas e que a expressão oitão na zona rural, se refere ao espaço lateral das casas, livre para realizar qualquer atividade. No mesmo ano, de Grupo passou a se chamar Comunidade e em 2014, alteramos para Comum Unidade. O espetáculo “RizoMachadiando” ainda se apresentou no Festival CCBNB-Cariri das Artes Cênicas (Março 2009); Programação do CCBNB-Fortaleza/CE (Dezembro de 2009).
No mesmo ano o grupo se apresenta com o esquete “Diferenças, verdades e afins” (março 2009) no Festival de Esquetes SESC Crato/CE
Neste mesmo ano a Comunidade fica residente no período de uma semana na Associação Irene Cruz (Vila Gameleira de São Sebastião-Missão Velha/CE), finalizando as atividades ali desenvolvidas com o experimento cênico: “Oitão em Cena”. Nesse conjunto de cenas os interpretes-criadores apresentam-se individualmente compartilhando com o espectador os primeiros experimentos práticos da sala de ensaio, o grupo teve, ainda a oportunidade de apresentar-se no Projeto “Ocupa-se”-Artelaria do Centro de Experimento e Movimento (Fortaleza/CE, Dezembro de 2009); Mostra GLBT (Juazeiro do Norte/CE, Junho de 2009); XX FETAC Festival de Teatro em Acopiara/CE (Agosto de 2009); Abertura das aulas do Núcleo de Estudos e Experimentos Teatrais-NEET (Juazeiro do Norte/CE, Maio de 2009), onde ficamos dois anos residindo no Teatro Patativa do Assaré e coordenando núcleo de estudos e experimentações teatrais-NEET.
Em novembro de 2009, estreamos na programação do CCBNB-Cariri, (Juazeiro do Norte/CE) o espetáculo infantil “O mistério do Boi Mansinho”, uma adaptação da famosa história ocorrida na região do Cariri que envolveu Padre Cícero e o Beato José Lourenço. Seguindo as principais apresentações: Programação Arte Retirante CCBNB Cariri (Barbalha/CE, Outubro 2010); Programação CCBNB Cariri (juazeiro do Norte/CE e Abaiara/CE, Julho 2010); Centro Paroquial de São Pedro (Caririaçu/CE, Maio 2010); Programação SESC Crato-CE (Abril 2010); Guerrilha em Movimento (Crato/CE, Março 2011); VII Festival Patativa do Assaré (Crato/CE, Março 2011).
2010 apresentam-se na edição seguinte com o trabalho “Amor Feinho”.
Em Maio de 2010, a Comunidade promove a intervenção “Embazar” na Praça de Caririaçu com o objetivo de realizar um bazar para angariar recursos financeiros para nosso fundo de caixa.
A “Palhaceata” é uma atividade em rede internacional, em que a Comunidade Oitão participou nos anos de 2010 e 2011 em Juazeiro do Norte/CE.
Em Janeiro de 2011 fomos para a AMAR
Em 2011, participa do Festival de Solos e Duos (Fortaleza/CE), com os esquetes: “Suzety” e “A Moça Perfeita”.
Neste ano apresenta-se com a intervenção “Buzu-Teatro” na 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas; Esta intervenção teve participação em outros eventos: IV Agosto da Arte CCBNB- Cariri (Juazeiro do Norte- Crato- Barbalha, Agosto de 2010); 10ª Semana de Artes Cênicas do SESC (Juazeiro do Norte, Março 2010); 9ª Mostra de Arte de Arte Cênica de SESC (Crato- Juazeiro do Norte, Março 2009).
Nos anos de 2011 e 2012 a Comunidade é convidada pela Unidade SESC Juazeiro para participar do Projeto SESC Dramaturgia- Leitura em Cena: com os textos: “Amenina de lá” (Guimaraes Rosa); “Tabataba” (Bernard- Marie Koltês).
Em 2012, participamos da programação CCBNB-Cariri (Juazeiro do Norte/CE, Setembro 2012) com a intervenção “Palhaço-Ocupação”, atividade que desenvolvemos em abrigos de idosos em Juazeiro do Norte/CE como voluntários.
Convidados pelo CCBNB-Cariri para apresentação da Performance Poética “Pelos Prados” resultado de três anos de pesquisa sobre a obra poética da mineira Adélia Prado com o intuído de realizar a montagem do espetáculo “Cacos para um Vitral”, a aula espetáculo foi realizada no programa Literatura em Revista (Juazeiro do Norte/CE, Março 2014).
Em fevereiro de 2014, a Comunidade propõe ações formativas na cidade onde o grupo tem origem com a primeira edição do “Cariri da Cena Experimental” (Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges, Caririaçu/CE, Fevereiro de 2014), e o Fórum: “Despertar para uma arte da consciência”, (Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges, Caririaçu/CE, Março de 2014)
A Comunidade desenvolve desde 2009 atividades fundamentadas no ator-performer e na presença cênica a partir do palhaço de cada interprete-criador. Para isso esteve em atividades formativas e de criação cênica com O Teatro de Rocokóz, da Cooperativa Paulista de Teatro desenvolvendo um treinamento clownesco intensivo com a palhaça Ciléia da Silva Biaggioli, como também com o Grupo CEM-Centro de Experimentos e Movimento de Fortaleza/CE, com Bailarina e performer Silvia Moura.
A Comunidade intervém em praças, terminais de ônibus e feiras livres com a intervenção “repiBansdeitchuiu: feliz dia do ônibus pra você!!!, na 14ª Semana de Artes cênicas SESC (Juazeiro do Norte/CE, Março 2014), tendo apresentações anteriores na 3ª Guerrilha do Ato Dramático Carirense (Crato/CE, Novembro 2011).
Baseado nessas iniciativas desenvolveu o espetáculo “Cacos Para Um Vitral”, resultado da pesquisa em continuidade, com o Titulo O sentimento: a Comum Unidade da expressão, tendo estreiado na VI Semana D da Dança (Juazeiro do Norte/CE, Abril de 2014), seguindo com temporada por algumas localidades do interior cearense: Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges (Caririaçu/CE, Julho de 2014). Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa (Brejo Santo/CE, Agosto 2014), Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (Juazeiro do Norte/CE, Agosto de 2014).
Atualmente A Comum Unidade Oitão de Teatro tem como Núcleo Artístico os Interpretes-criadores Alan de Oliveira, Mauro Cesar, Edmilson Soares, Suzana Carneiro, também integram o grupo os operadores de luz e som respectivamente: Raquel Oliveira e João Heriberto de Oliveira.

Vídeos