As informações deste registro é histórico gerado em 17/12/2020 ás 15:56:48.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Mariana Elâni Santos de Oliveira

Atriz, Pesquisadora, Dramaturgista, Encenadora e Educadora Social. Mestranda em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/MPARTES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Graduada em Licenciatura em Teatro pelo IFCE. Pesquisadora das seguintes áreas de interesse: Etnocenologia, Memória e História Oral, Dramaturgias Femininas/Feministas, Teatro e Educação Popular com e para População em Situação de Rua - PSR. Integrante do Coletivo arRUAça e do Coletivo Arremate de Teatro, grupo feminista da cidade de Fortaleza-CE, com formação exclusiva de mulheres, onde é co-fundadora (2014). Participou dos mais diversos festivais nacionais e internacionais de teatro e dança, à exemplo: dirigiu o espetáculo Cantigas de Roda (Fundação Raimundo Fagner, Fortaleza-CE) que apresentou-se no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - TIC 2018; dirigiu o espetáculo cênico musical FAGNER, O Musical (Fundação Raimundo Fagner, Fortaleza-CE) que contou com participação do cantor Raimundo Fagner, no Cine Teatro São Luiz (2019); atuou como atriz convidada no espetáculo Corpos Embarcados pela XII Bienal Internacional de Dança do Ceará (2019). Montou no Coletivo Arremate os trabalhos: Essas mulheres (2014), Eu vim pra dizer que te amo (2016), Entre nós: buzinas, chicotes e ácidos (2017), Mamífera (2019). Participou das seguintes formações recentemente: Curso Relações raciais e branquitude com Izabel Accioly - participante (Via EAD. 2020, Fortaleza/CE), Curso Relações raciais e genocídio no Brasil pelo projeto Casa da Utopia - participante (Via EAD - UERJ, 2020), Curso Tecnologias Digitais e Internet na Educação: Ferramentas para Prática Pedagógica através do Ciclo de Escolas Criativas - participante (Por incentivo da empresa ENEL - Via EAD. 2020) e 52º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais - Direito de existir: territórios e saberes (Via EAD - UFMG, 2020).

Site:

Email: marianaelani2@gmail.com

Telefone Público:

Endereço: Rua Júlio Alcides, 320 , Maraponga, 60710-680, Fortaleza, CE

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Faço parte do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES, como discente do mestrado Profissional em Artes - MPARTES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Graduada em Licenciatura em Teatro também pelo IFCE.
Pesquiso as seguintes áreas de interesse: etnocenologia, memória e história oral, dramaturgias femininas/feministas, Teatro e Educação Popular com e para População em Situação de Rua - PSR. Faço parte do Coletivo arRUAça, coletivo independente, constituído por membros da sociedade civil, com experiências profissionais e acadêmicas voltadas à PSR, nas quais identificou-se demandas com esse público referente à Educação, Arte e Cultura que não são contempladas com políticas públicas vigentes.
Ingressei no curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT), ofertado pelo Theatro José de Alencar, em 2009. Em 2011, ingressei no curso de Licenciatura em Teatro do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Fui integrante da Cia. Ponto Dança (Dirigida por Tatiana Valente e Maurileni Moreira) nos anos de 2012 e 2013. Em 2014, integrei o corpo de dança e teatro do projeto de extensão do IFCE MiraIra (dirigido pela Prof. Dra. Lourdes Macena). No mesmo ano, co-fundei junto a Edla Maia e Elaine Cristina o Coletivo Arremate de Teatro, que desde então tem permanecido na cena cearense com insistência e resistência feminina/feminista em seus projetos.

Vídeos