As informações deste registro é histórico gerado em 29/11/2018 ás 13:31:11.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

ESCOLAS DA AGUA - Música, Teatro e Comunicação

As Escolas Livres da AGUA são o formato escolhido pela Organização para por em ação seus objetivos de contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural das novas gerações de Guaramiranga e do Maciço de Baturité.

Site: http://agua.art.br

Email: agua@agua.art.br

Telefone Público: (85) 3321-1405

Endereço: Rua Joaquim Alves Nogueira, S/N , Centro, 62766-000, Guaramiranga, CE

CEP: 62766-000

Logradouro: Rua Joaquim Alves Nogueira

Número: S/N

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Guaramiranga

Estado: CE

Descrição

As Escolas Livres da AGUA são o formato escolhido pela Organização para por em ação seus objetivos de contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural das novas gerações de Guaramiranga e do Maciço de Baturité.

Dão corpo a um amplo programa de formação cultural e artística, iniciado em 1997, por meio do qual crianças, adolescentes, jovens e adultos tem acesso a qualificadas oportunidades formativas em música, teatro e comunicação, como via de desenvolvimento de potenciais, inserção no mundo do trabalho, experiência criativa e garantias no campo dos direitos culturais.

Na base dessas oportunidades, a formação para a cidadania cultural, a educação ambiental, a economia criativa e o multiculturalismo são trabalhados de forma transversal e promovem a intersecção entre as diversas escolas.

As Escolas da AGUA visam fortalecer o ambiente de formação cultural e artística da comunidade de Guaramiranga e fomentar esse mesmo ambiente para as demais populações jovens do Maciço de Baturité.

Iniciando-se pela Escola de Música de Guaramiranga, o conjunto das Escolas da AGUA foi tomando corpo para se estabelecer como um importante ambiente de formação complementar à escola formal, formação para profissões da cultura, formação artística e formação para o desenvolvimento humano por meio da arte.

A motivação para a criação dessas escolas sempre nasce de desafios impostos pelo contexto socioeconômico e cultural da cidade de Guaramiranga e do Maciço de Baturité e procura criar vias sólidas de desenvolvimento do potencial cultural como forma de crescimento pessoal, social, criativo, cognitivo e produtivo para, com isso, promover a justiça social e o desenvolvimento das pessoas em suas comunidades.

¬ ESCOLA DE MÚSICA DE GUARAMIRANGA
A partir de cursos nas linguagens de Música, incentiva a formação de grupos que, compostos pelos jovens educandos, tornam-se expoentes dos resultados dos processos de fruição e criação artísticas experimentados no itinerário formativo do projeto, tendo como uma característica importante a criação de um núcleo de produção de instrumentos musicais (Oficina/escola de Luteria) e de uma orquestra (orquestra Cidade da Arte). Desde 1997, a Escola incentiva a produção que anima uma importante cena musical, ao mesmo tempo que abre espaço para que essa produção participe do circuito turístico-cultural que a cada dia mais se desenvolve na região.

Redes:
Facebook: escolademusicadeguaramiranga
Instagram: @aguaartece

¬ ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA SERRA (ECOS)
Criada em 2006, por oportunidade do Programa Cultura Viva/Ponto de Cultura, estrutura-se como escola livre, com foco na intersecção Comunicação&cultura e na democratização dos meios de produção de comunicação. Oferece qualificadas oportunidades de inclusão digital e apropriação dos meios de produção da comunicação para as jovens gerações do Maciço de Baturité.

Redes:
Facebook/ Instagram: @ecosescola

¬ ESCOLA LIVRE DE TEATRO DO MACIÇO DE BATURITÉ (ELT MACIÇO)
Foi criada em 2013, como um marco comemorativo dos 20 anos do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Sistematiza as experiências de formação estruturadas ao longo da existência do Festival e, ao mesmo tempo, se dá como uma estratégia para o fortalecimento da produção e da manifestação teatral na região.

Redes:
Facebook/ Instagram: @eltmacico
--

O projeto “Escolas da AGUA” estrutura a realização de um ciclo completo de formação básica e de um ciclo de formação intermediária e/ou avançada nas três escolas livres desenvolvidas e mantidas pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, num período de três anos; totalizando a oferta de 1.200 vagas, 5.430 horas em cursos de níveis básico, intermediário e avançado; oficinas multilinguagens e seminários.

Vídeos