As informações deste registro é histórico gerado em 04/12/2018 ás 19:15:25.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Eliahne Brasileiro

Eliahne Brasileiro é cantora, compositora, instrumentista, preparadora vocal.
São 25 anos de música, alguns anos de participações em grupos, seguida da carreira solo cuja trajetória é reconhecida em eventos junto a movimentos sociais, congressos, centros culturais, com repertórios voltados para os vários estilos e elementos que compõe a música brasileira e afroameríndia.

Email:

Telefone Público:

Endereço: Rua: São Manoel, 1993, B, Vila Manuel Sátiro, 60713-750, Fortaleza, CE

CEP: 60713-750

Logradouro: Rua: São Manoel

Número: 1993

Complemento: B

Bairro: Vila Manuel Sátiro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Eliahne Brasileiro enveredou pelos caminhos da música influenciada pela sanfona de seu pai, o músico Nenen Brasileiro. Aos 14 anos, tornou-se vocalista da primeira banda de bailes de sua cidade natal, chegando a participar de programas de calouros na TV, em Fortaleza e São Paulo, chegando a vencer competições (SBT 1987).
Ainda em São Paulo, iniciou seus estudos em Teatro e Canto Popular na Escola de Teatro e Música “Espaço Cultural Kaleidos”, instituição parceira da Escola de Arte Dramática da USP.
Em 1990, de volta à Fortaleza, integra como vocalista ao grupo “Tierra Libre” que tinha como principal referência, a cultura latino-americana. Na mesma época ingressou no Coral Zoada no naipe de sopranos e permaneceu ali até o ano 1993. Nesse período chegou a estudar violão no Conservatório Alberto Nepomuceno.
Em 1992, participou do grupo de música andina Sol de América”, duo composto pelos músicos Bernardo Arturo (Chile) e Edgar Mancilla (Bolivia) e a partir dessa experiência passou a estudar e praticar alguns instrumentos andinos como quena, charango e zampoña. Em seguida, formou com outros músicos o “Quinteto Latino”, cuja proposta musical era compor uma fusão entre os ritmos latino-americanos e nordeste brasileiro.
O elo entre a música latina e a música regional brasileira, tendo como referencias Luis Gonzaga, Hermeto Pascoal, Ataualpa Yupanqui, Violeta Parra, Silvio Rodriguez, entre outros, rendeu ao Quinteto Latino uma boa repercussão na mídia local e vários shows pelo Estado do Ceará.
Seguindo a trilha rumo à difusão do seu trabalho, priorizando as parcerias em coletivos, em 1996 participou, com outros artistas brasileiros da Mostra de Artes realizada pelo MARCA – Movimento de Artistas da Caminhada – na Itália, onde esteve em algumas cidades: Verona, Roma, Milão, dentre estas em 19 localidades, fazendo shows e oficinas de música brasileira e construção de instrumentos com crianças e jovens.
Nos anos seguintes, sedimentou seu trabalho a partir de várias parcerias. Uma delas foi com o compositor Babi Fonteles (CE) cujo trabalho lhe permitiu estudar o canto em língua indígena Tremembé. Atuou como percussionista e back vocal nos shows do cantor cearense Zé Vicente, por seis anos, viajando por vários estados do Brasil. Dividiu palco com várias/os outras/os artistas brasileiros: Pingo de Fortaleza, Calé Alencar, Gero Camilo, Valéria Pinheiro, Eugênio Leandro(CE), Pereira da Viola(MG), Socorro Lira(PB), Raquel Passos(ES), Pe. Zezinho(SP), Pe. João Carlos(PE).
Tem participações gravadas em CDs - Gilvan Santos -PI; Babi Fonteles, Edílson Barros ; Zé Vicente, Pingo de Fortaleza, Decartes Gadelha...
Em 2005, gravou e produziu o CD - “Brasileira, sim sinhô”, onde apresenta ao público um repertório que revela o melhor de sua musicalidade. O disco contém canções autorais e composições de renomados compositores cearenses.
Além dos palcos, Eliahne tem larga experiência em oficinas de música e construção de instrumentos com crianças, jovens e adultos, na periferia de Fortaleza e várias cidades do Ceará. Em outros estados ministrou oficinas em Salvador (Festival do MIAC), Pesqueira(PE). Barreiras(BA); Cuiabá(MT); São Paulo(SP); Rondonópolis(MT); Nas aldeias Indígenas - Painkum (Paranatinga/MT), Formoso (Tangará da Serra/MT), Umutina (Barra do Bugre/MT), Tremembé(Almofala /CE).
Em 2006, produziu e coordenou a Agenda Cultural de dois grandes Eventos Nacionais - 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, em Rio Quente/Goiás, e 1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena, em Brasília/DF.
Integrou juntamente com um grupo de jovens indígenas (2006 a 2008), em Mato Grosso, a equipe do Círculo dos Saberes, - espaço multiétnico que trazia como proposta alinhar os pensamentos ao amor pelas pessoas, pelo meio ambiente, no respeito às culturas dentro de uma mística que comunga as mesmas idéias.
Foi ainda nos anos 2009 a 2011, coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura “Fortaleza dos Maracatus”, da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR. É membro do Maracatu Solar. De 2013 a 2015, coordenou as ações de arte na Casa AME – Arte Música e Espetáculo, do Movimento de Saúde Mental – MSMC, Fortaleza.
Tendo a voz como seu principal instrumento, Eliahne também se dedica ao violão, flauta transversal, pífanos e instrumentos de efeitos percussivos.

Atualmente compõe o Grupo “La Semilla Brasil”, em parceria com as musicistas Amanda Nunes, Lenina Silva (Duoal), Catherine Furtado, Fernanda Brasileiro e Jessica Brasileiro. integra ainda, o Coletivo de mulheres artistas “Nós, VOZ, Elas”.

Vídeos