Curso

"Trajetos EnCena": Ateliês de Criação, Formação, Produção e Cenotécnica em Artes Cênicas

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Idealizado em parceria com a Bienal Internacional de Dança, o Trajetos EnCena trata-se de uma ação a um só tempo artística e formativa que se mobiliza a partir da seguinte questão: como contribuir para o acesso de jovens e adolescentes aos saberes-fazeres da cena teatral, seja no palco ou nas coxias? >

Site: http://www.ccbj.org.br http://www.ccbj.org.br

Descrição

Idealizado em parceria com a Bienal Internacional de Dança, o Trajetos EnCena trata-se de uma ação, a um só tempo, artística e formativa que se constrói a partir de uma inquietação: como contribuir para o acesso de jovens aos saberes e fazeres da cena teatral, seja no palco ou nas coxias? Movidos pelo desejo de apresentar uma proposta possível, dentre tantas outras, esses parceiros realizam duas ações, distintas e interligadas, que se configuram em possibilidade de acesso aos palcos por jovens em formação.

Uma dessas ações se apresenta na forma de Ateliês Artísticos, pautados pelas artes cênicas, em produção de obras coreográficas envolvendo jovens bailarinos e atores do Grande Bom Jardim e coordenados por experientes coreógrafos ou companhias convidadas. A outra se estrutura através de Laboratórios Técnicos de Iluminação Cênica, de Figurino, de Cenotécnica e de Audiovisual, originando um corpo prático de jovens apto a desenvolver o aparato técnico para a produção da obra coreográfica dos ateliês artísticos.

Nesse ponto do Trajetos Encena, os jovens em formação entrecruzam seus saberes e aprendizados sendo também, eles mesmos, protagonistas e corresponsáveis pelo processo de criação e execução da obra final, tendo sido orientados por seus respectivos professores. O resultado será um trabalho conjunto a ser apresentado na programação da Bienal Internacional de Dança 2016, envolvendo arte e técnica, e em outros Festivais de Cultura e Arte, sendo ainda possível a incorporação dos jovens egressos dos cursos técninos às equipes de trabalho durante a Bienal 2016.

O Trajetos EnCena se configura como uma via de acesso à experiência cênica para jovens que vislumbram um dia inserir-se profissionalmente no mercado da arte e da cultura, por meio dos fazeres técnicos ou artísticos que os palcos ensejam.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar é a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Atualmente é o responsável por gerenciar 12 instituições entre elas o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Escola, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Biblioteca Pública Estadual do Ceará e Centro de Formação Olímpica.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar