Curso

Sistema Estadual de Bandas de Música | SEBAM-CE

Painéis Funarte de Bandas de Música 2016 - Ceará

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Período de execução do projeto 06/10/2016 a 25/11/2016 .

Em parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Prefeitura de Sobral, o Ceará recebe os Painéis Funarte de Bandas de Música, de 30 de novembro a 4 de dezembro. >

Site: http://www.secult.ce.gov.br http://www.secult.ce.gov.br

Descrição

Em parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Prefeitura de Sobral, o Ceará recebe os Painéis Funarte de Bandas de Música, de 30 de novembro, a 4 de dezembro. Também em parceria com instituições privadas e universidades, os Painéis consistem em cursos para aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música, com estímulo à troca de experiências, proporcionada pelos encontros.

O quadro de professores do Painel conta com profissionais de reconhecida competência, provenientes de diversas regiões do País, oferecendo cursos de técnica e fundamentos para instrumentos de percussão em geral, de sopro (flauta, clarineta, saxofones, trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba), percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, prática de conjunto, regência (técnicas de ensaio/prática de conjunto) para o maestro de banda. Neste ano de 2016, Sobral foi contemplada com os Paineis assim como a cidade de Paragominas (PA).

Entre os professores que ministrarão aulas em Sobral, de 30/11 a 4/12, estão grandes nomes da música e da educação, como Hudson Nogueira (SP), Eduardo Nóbrega (PB), Daniel Lopes (MG), Germana Cunha (PB), Adevilson Cerqueira (SC), Valmir Silva (PB), Marcelo Oliveira (PR), Erik Paes (SP), Marcelo BamBam (SP), Heins Schwebel (BA) e Mônica Giardini (SP).

Entre os temas contemplados nos cursos estão Instrumentação, Arranjo para bandas de música e conjuntos afins, Regência, Percepção musical, Percussão: bumbo, tarol, prato e bateria, Reparo e manutenção de instrumentos de sopro. E ainda Técnica para instrumentos de sopro: clarineta, flauta, saxofone, trombone, trompete, bombardino e tuba.

Cada participante será responsável por transporte, alimentação e hospedagem, sendo os cursos oferecidos sem custo. Os participantes devem também portar seus próprios instrumentos, assim como caneta, bloco de anotações e papel pautado.

Saiba mais

Em 1976, foi criado pela Funarte o Projeto Bandas, que desde então atua em prol do desenvolvimento das bandas de música no Brasil. Com foco na preservação de sua rica tradição musical, trabalha através do levantamento e edição de partituras, guias e manuais, distribuição gratuita de instrumentos musicais e realização de cursos de capacitação e atualização para músicos, maestros, arranjadores e técnicos de manutenção de instrumentos de sopro.
evento entre e Baixar Planilha
CSV Dataprev - Inciso 1
# Caso não queira filtrar entre datas, deixe os campos vazios.
CSV Dataprev - Inciso 2
# Caso não queira filtrar entre datas, deixe os campos vazios.

Publicado por

Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural | CODAC | SecultCE

Compete à Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural coordenar, planejar, implementar monitorar e avaliar as políticas culturais em atenção à diversidade, acessibilidade e cidadania cultural, em consonância com o Plano Estadual de Cultura e o Sistema Estadual da Cultura.

Células de Diversidade e Cidadania Cultural e de Acessibilidade.

Coordenação por Rosana Marques

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar