Programa

Tenondé Porã

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Período de execução do projeto 01/11/2017 a 28/02/2018 .

Arquitetura da informação e projeto de interação do site da Terra Indígena Tenondé Porã, habitada por 7 aldeias que dividem um território com extensão de aproximadamente 15.969 hectares e situada no extremo sul do município de São Paulo. >

Site: https://tenondepora.org.br/ https://tenondepora.org.br/

Descrição

No final de 2017 e início de 2018, a equipe do Instituto Mutirão foi responsável pela arquitetura da informação e pelo projeto de interação do site da Terra Indígena Tenondé Porã, contando com Design e Desenvolvimento do Hacklab.

A Terra Indígena Tenondé Porã tem uma extensão aproximada de 15.969 hectares e está situada no extremo sul do município de São Paulo, abrangendo partes dos municípios Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. Possui também trechos em sobreposição com duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, do município de São Paulo, e o Parque Estadual da Serra do Mar. Há cerca de 1.500 Guarani vivendo na TI Tenonde Porã, habitando, atualmente, 7 tekoa, que os não indígenas conhecem por “aldeias”.

No site, são encontradas informações importantes sobre a história do território e sua divisão geográfica, ramificando-se em páginas específicas para cada uma das aldeias e suas particularidades. Há ainda um espaço especial para a gestão das atividades de Turismo, onde são apresentadas todas as vivências que podem ser realizadas, bem como o plano de visitação, o manual de conduta e a opção de solicitação de visita. Um exemplo prático e funcional de como a internet e as tecnologias podem ser usadas para ajudar a manter vivas a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, facilitando a publicização de suas ações e contribuindo para a sustentabilidade de seus territórios.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

INSTITUTO MUTIRÃO

Uma rede de pessoas programando a democracia digital, promovendo o uso e a apropriação de tecnologias como forma de alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede e do livre acesso ao conhecimento, e desenvolvendo e apoiando projetos e políticas públicas de cultura, educação, comunicação, cidadania, economia, tecnologia e meio ambiente.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar