Programa

Atrás da Empanada: memórias do teatro de bonecos

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

“Atrás da Empanada” é uma pesquisa em fotografia, realizada pelo Grupo Ânima sobre o teatro de bonecos na cidade de Fortaleza, nos quais é o bonequeiro quem ocupa a cena, revelando processos de criação, pesquisas estéticas e principalmente, o profundo encantamento com os “seres que anima”. >

Site: http://atrasdaempanada.wordpress.com http://atrasdaempanada.wordpress.com

Descrição

Cleomir Alencar e Tatiane Sousa vem realizando entrevistas em profundidade com grupos e artistas que fazem a cena titeriteira em Fortaleza. Esse trabalho nasce da inquietação dos dois artistas sobre a história, o encantamento do bonequeiro com o boneco e as formas de articulação e produção dos diversos bonequeiros da cidade. É também uma forma de registrar e divulgar essa arte, tipicamente cearense.
Empanada é o nome dado a tenda utilizada pelos bonequeiros, de onde eles animam e dão vida aos bonecos. Os pesquisadores resolveram então ouvir os artistas, que dão voz aos personagens, sobre sua história e a prática de botar boneco, revelando o que está por trás da empanada.
“A pesquisa, desde o começo, se propunha a ouvir o bonequeiro, espiar para dentro da empanada e construir um olhar sobre o ‘botar boneco’. No percurso de mais de 150 km pedalando, fomos percebendo que ela ganhava a cada visita, os contornos da alteridade, pois a partir das memórias de todos os bonequeiros, fomos olhando para nossa própria trajetória”, explica Tatiane Sousa.
Como resultado, a pesquisa tem uma coleção de cartões-postais que serão distribuídos, gratuitamente, em centros culturais, museus, bibliotecas e teatros da cidade. Além disso, o Grupo Ânima lançará um blog que disponibilizará um acervo virtual de imagens, vídeos e ensaios. Esse material, aberto à população, visa suprir a carência de fontes de pesquisa sobre o tema e difundir o teatro de bonecos como patrimônio da cidade. “O blog vai ser este lugar, em que essas memórias estarão acessíveis, em forma de fotos, vídeos e ensaios etnográficos”, completa Tatiane.
A pesquisa foi realizada pensando os bonequeiros que vem trabalhando desde a década 1980. “Nesse período houve uma intensa movimentação no cenário artístico da cidade. Procuramos quem vem desde lá se especializando, aprimorando e construindo esse cenário entorno do boneco”, explica Cleomir Alencar.
“No decorrer da pesquisa surgiram tantos nomes que, em pouco tempo de trabalho, percebemos que teríamos tanto que voltar aos entrevistados, para novas conversas e imagens, como visitar os que não puderam participar desse primeiro recorte. Faltou tempo para tanta gente que pode e deve falar sobre essas memórias do teatro de bonecos em Fortaleza”, conclui o bonequeiro.
Os artistas pesquisados são Ângela Escudeiro, Augusto Bonequeiro, Graça Freitas (Grupo Formosura), Izabel Vasconcelos (Epidemia de Bonecos), Cristiano Castro (Bricoleiros), Eliézio Pereira (Calú Maravilha), Claudio Magalhães (Epidemia de Bonecos), Eliania Damasceno (Bricoleiros), Omar Rocha (Circo Tupiniquim) e João Andirá.
O Ânima surgiu a partir da vivência de seus integrantes com a cultura popular, tendo sido criado pelos atores e bonequeiros, Cleomir Alencar e João Andirá. O Grupo desenvolve trabalhos teatrais com técnicas de construção e de manipulação de bonecos, improvisação e dramaturgia titereira, buscando fazer aproximação com todos esses signos da cultura popular tradicional. Entre os espetáculos que fazem parte do repertório do grupo destacam-se “O Nascimento de Severino”, “Mãe D’água” e o espetáculo de teatro de sombras “Marítimas”.
A pesquisa “Atrás da empada: memórias do teatro de bonecos em Fortaleza” foi contemplada pelo Edital de concessão de apoio financeiro a pesquisa e publicação em artes, promovida pela Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, em colaboração com o Instituto Bela Vista – IBV. O projeto tem ainda o apoio do Theatro José de Alencar e da Casa Vermelha.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Tatiane Sousa

Tatiane Sousa é artista da cena e da escrita. Tem formação em Letras e Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve trabalhos que apresentem um corpo sempre em relação, com outros corpos, com objetos e com ambientes. Pesquisadora convidada no Grupo de Estudos “Pedagogias da Performance: Visualidades da Cena e Tecnologias do Corpo/CNPQ, conduzida pela profª Drª Dodi Leal.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar