Curso

Som da Terra

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Período de execução do projeto 01/03/2021 a 30/12/2024 .

Em 2016 nasceu a Orquestra-Escola do Ceará (OEC) que, após um hiato de mais de um ano, ressurgiu com o nome de ORQUESTRA TERRA DA LUZ. Ela tem como objetivos: promover a qualidade de vida e a saúde das pessoas por meio da prática musical; proporcionar um ambiente de aprendizado; e fomentar a fruição e a produção artística e valorizar o repertório nacional. > >

Descrição

Em 2016, nasceu a Orquestra-Escola do Ceará (OEC), com a direção técnica do maestro Elismário dos Santos Pereira (Ellis Mário), originário de um projeto financiado por uma empresa do setor varejista nacional dirigido pelo maestro. Após um hiato entre o final de 2017 e o início de 2019, o Projeto ressurgiu como extensão da UFC com o nome de Orquestra Terra da Luz, com coordenação do professor Pedro Rogério e a direção técnica do maestro Ellis Mário, de forma voluntária. No ano de 2021, a Divisão de Cultura e Arte (DICART) foi convidada a realizar a gestão do projeto, o qual passou a ter como premissa a promoção da qualidade de vida para os trabalhadores da UFC. Nesse sentido, o projeto passou a ter servidores da instituição como público prioritário, mas, de modo a atender o maior número possível de interessados, as atividades da DICART são estendidas a funcionários da EBSERH e de empresas terceirizadas a serviço da UFC, discentes da UFC e a comunidade externa em geral. Atualmente, a maioria dos participantes continua sendo da comunidade externa.

Ressalta-se que o projeto Terra da Luz atende às demandas do Programa Culturarte, da DICART, assinado pelo Magnífico Reitor em 2018, embasado na Política Nacional de Promoção da Saúde (2006), nas Diretrizes Gerais da Saúde do Servidor Público Federal (2013), no Plano Nacional de Cultura (2010) e vai ao encontro da compreensão da PROGEP quanto a importância do acesso à Arte e à Cultura para a promoção da saúde (física, psíquica e social), o bem-estar e a qualidade de vida, missão da Divisão de Cultura e Arte (DICART), unidade da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT). Além disso, o projeto também está em conformidade com a visão e a missão da instituição e alinhado aos seguintes programas presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI 2023-2027): Impacto dos resultados da extensão universitária da UFC, Perspectiva 1 – Resultado para a sociedade, Objetivo Estratégico 3 – Fortalecer a extensão universitária na UFC; Expansão, difusão e inclusão na área cultural, Perspectiva 2 – Processos Internos, Objetivo Estratégico 4 – Fortalecer a cultura, a memória e o patrimônio cultural da UFC; e Qualidade de vida no trabalho e inclusão, Objetivo Estratégico 10 – Garantir a Excelência na Gestão de Pessoas, Perspectiva 3 – Pessoas.

Nesta edição, o projeto pretende oferecer: aulas de instrumentos musicais e/ou aulas teóricas; e prática de conjunto por meio de grupo musical. Ressaltamos que, além das aulas, o Projeto já possui um grupo Musical, o qual realizou suas primeiras apresentações no lançamento da plataforma Desenvolva e na mostra 6ª Culturarte, em 2022; e, já em janeiro de 2023, apresentou-se na Academia do Professor Darcy Ribeiro como parte da programação oferecida aos profissionais da Educação de Fortaleza, a convite da Secretaria Municipal de Educação.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Mayre Sabóia

Diretora de arte com foco em logomarcas e projetos gráficos e produtora orgânica, atua na UFC como produtora cultural da Divisão de Cultura e Arte (Dicart) elaborando, produzindo e coordenando projetos voltados para a qualidade de vida no trabalho dos servidores como o FazerArte, a exposição Nossarte e a Mostra Culturarte dentre outros.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar