Rodolfo Teófilo Romancista
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“Rodolfo Teófilo romancista”, uma versão revisada, reescrita e ampliada da minha dissertação de mestrado, defendida em 2011. O livro consiste numa investigação da formação intelectual e literária de Rodolfo Teófilo, verificando como ocorreu seu amadurecimento como ficcionista no romance O paroara (1899). >
Site: https://charlesribeiroletras.wixsite.com/livrosehqs/fome-130anos https://charlesribeiroletras.wixsite.com/livrosehqs/fome-130anos
Valor (R$): 12.500,00
Descrição
Este projeto contempla o processo de finalização da revisão e publicação do ensaio, do professor Charles RibeiroPinheiro, intitulado “Rodolfo Teófilo Romancista”, síntese oriunda das pesquisas de mestrado e doutorado sobre o
referido escritor. O ensaio é uma investigação da formação intelectual e literária de Rodolfo Teófilo (1853-1932),
verificando como ocorreu seu amadurecimento como ficcionista no romance O paroara (1899). Para tal propósito,
foi situado, de maneira crítica, o referido autor em sua conturbada época e espaço social: a Fortaleza da Belle
Époque, do final do século XIX e início do XX. O livro divide-se em três capítulos. O primeiro relaciona Teófilo ao
contexto em que está inserida sua obra ficcional, por meio das categorias contexto, campo literário e habitus,
respectivamente, estabelecidas por Dominique Maingueneau, em O contexto da obra literária (2001) e por Pierre
Bourdieu, em As regras da arte (1996). No segundo, para investigar o rol de leituras de Rodolfo Teófilo, que
configuraram a base de sua cosmovisão intelectual, e para examinar os seus embates com a tradição literária,
foram utilizadas as concepções de angústia da influência e de desleitura, do crítico norte-americano Harold Bloom,
nas obras A angústia da influência (1991) e Um mapa da desleitura (2003). No último capítulo, houve a análise da
superação das influências de leitura, a partir de um rigoroso exame dos romances da década de 1890, culminando
com O paroara e, para esse processo, foram utilizadas as categorias estilo, linguagem e escritura, pelo crítico
francês Roland Barthes em O grau zero da escrita (1974). Também foi utilizada a concepção de ‘estilo tropical’
(1888), do crítico cearense Araripe Júnior, para interpretar o naturalismo brasileiro e suas idiossincrasias em relação
ao naturalismo europeu. Portanto, essa pesquisa encaminhou-se para a interpretação de como ocorreu a
construção do estilo naturalista-regionalista de Rodolfo Teófilo. Ele realizou um desvio criativo e poético da escola
naturalista e atingiu uma escritura singular, recriando o regionalismo e se tornando precursor da chamada
“Literatura das secas”. Durante mais de dez anos, essa pesquisa fez parte do Grupo de Pesquisa “Espaço de
leituras: cânones e bibliotecas”, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, do Programa de PósGraduação em Letras (Literatura Comparada), da Universidade Federal do Ceará.
Projeto vencedor do XII EDITAL CEARÁ INCENTIVO ÀS ARTES 2022 – LITERATURA.
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