marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
O projeto Cinema Socioambiental no Cariri é um conjunto de ações culturais no âmbito da educação ambiental e do cinema, organizado em torno da realização de mostras de filmes e oficinas de formação. Pretende, neste sentido, realizar e fomentar atividades em escolas públicas, comunidades rurais nos municípios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, além dos campi da UFCA. >
Descrição
APRESENTAÇÃOO projeto está inserido dentro dos parâmetros de uma pedagogia crítica e cultural e propõe uma abordagem multidisciplinar da educação socioambiental que transversaliza-se com todas as áreas das ciências, desde as artes, as ciências sociais, às ciências da Terra.
O cinema, como linguagem artística e pensando suas tecnologias, capacidade midiática e de comunicação, é um recurso formador, com características lúdicas e pedagógicas, para se discutir e problematizar questões socioambientais.
Segundo Carvalho (2006) entende-se por educação socioambiental “a transformação do sujeito social em sujeito ecológico, uma mudança de valores e atitudes, como explica a ética ambiental”. Para Nalini (2015), a ética ambiental é “a expressão que tem sido utilizada para alertar sobre a urgência da ação humana coletiva para o interesse comum, que vise a interrupção da degradação predatória com o objetivo de que seja possível a manutenção da vida na Terra”. Gadotti (2001) complementa: "a educação ambiental é individual e coletiva, tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária”.
Seguindo esses parâmetros, utilizaremos o cinema através de seu potencial criativo e de comunicação, estimulando o debate, a produção e exibição de filmes com temática socioambiental, para o desenvolvimento de uma consciência ecológica.