AudioVisualidades
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
O projeto “AudioVisualidades”, irá oferecer vinte vagas para formação de pessoas videntes e não videntes (cegueira congênita ou adquirida), maiores de 18 anos. A partir da abordagem multissensorial, de formações situadas no campo audiovisual e em diálogo com o campo das Artes, o projeto se organizará em torno de 03 eixos formativos que por sua vez serão acompanhados por mentoria de projetos dos/das participantes e um evento que integrará toda a experiência educativa.
Este projeto é apoiado pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo. >
Descrição
O projeto AudioVisualidades visa oferecer formação para pessoas videntes e não videntes (cegueira congênita ou adquirida), maiores de 18 anos e residentes no município do Crato, Ceará. A partir de formações situadas no campo audiovisual e em diálogo com o campo das Artes, o projeto se organizará em torno de 03 eixos formativos, que serão acompanhados por mentoria de propostas dos participantes e um evento que integrará toda a experiência educativa.As ações previstas neste projeto serão desenvolvidas e pensadas por meio da abordagem multissensorial, que se vale de todos os sentidos para a produção de informação e conhecimento, abarcando formas mais plurais e dinâmicas de formação cultural e artística com fins educativos e emancipatórios, respeitando os valores básicos da cidadania e democracia. Estando ainda em sintonia com os parâmetros que abordam a educação inclusiva como “um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos”1, assim como marcos normativos que consideram os direitos e as liberdades fundamentais das pessoas com deficiência2.
Nesse contexto de referências e se pautando por práticas poéticas, de ensino/aprendizagem e de acessibilidade, o projeto se faz necessário para fomentar a troca entre sentir, fazer e saber; estimular a formação e o protagonismo por meio da prática artística; estimular a produção artística e comunicacional entre pessoas com deficiências; valorizar as subjetividades, identidades e práticas culturais; desenvolver projetos audiovisuais de baixo custo. Assim, o sentido público desta proposta reside em fomentar ações gratuitas de acessibilidade por meio de programas educativos inclusivos no campo audiovisual cearense.
Este projeto é apoiado pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, regulamentada pela Lei Complementar 195/2022 e pelos Decreto Federal 11.525/2023, Decreto Federal 11.453/2023 e no Decreto Municipal 73/2023 - GP).
ContraPartida
1) 50 % das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência visual.2) 50% do total de vagas será prioritariamente destinadas às pessoas negras, indígenas e
LGBTTQIA+.