Programa

Mãe D'Água

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Um menino, curioso gostava de brincar no rio. Sempre que podia, e quando não podia também. Numa noite ele vai, porém aquela não é uma noite comum. É noite da mãe d’água subir a superfície. >

Site: http://animabonecos.blogspot.com http://animabonecos.blogspot.com

Descrição

O Teatro de Bonecos é uma expressão artística, que remonta às primeiras formas de o homem significar o mundo. Em cada lugar ganhou contornos próprios a partir da cultura e do modo de organização social.
No Nordeste do Brasil, o teatro de títeres assumiu a feição de um teatro popular, que se denomina Cassimiro Coco. Um teatro ‘híbrido’ em que se encontram resíduos da cultura ibérica, da cultura indígena e da cultura negra, e que incessantemente se reinventa no ato de botar o boneco.
O Cassimiro Coco é uma linguagem artística e cultural que se constitui símbolo das memórias e identidades do povo nordestino. Reconhecimento dado pelo IPHAN, que este ano de 2015, finalizou o processo de tombamento do Boneco Popular do Nordeste como Bem Imaterial do Brasil, sinalizando que essa brincadeira popular deve ser salvaguardada, através do fomento e da difusão para que não corra o risco de cair no esquecimento. O Patrimônio Imaterial é um saber e/ou uma prática, que passa de uma geração a outra, constantemente ressignificado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Diante disso, o Grupo Ânima, atuante na cidade de Fortaleza desde 1998, vem apresentar uma releitura da estrutura tradicional do boneco popular, na concepção e encenação do espetáculo “Mãe d’Água”.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Tatiane Sousa

Tatiane Sousa é artista da cena e da escrita. Tem formação em Letras e Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve trabalhos que apresentem um corpo sempre em relação, com outros corpos, com objetos e com ambientes. Pesquisadora convidada no Grupo de Estudos “Pedagogias da Performance: Visualidades da Cena e Tecnologias do Corpo/CNPQ, conduzida pela profª Drª Dodi Leal.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar