Coletivo

Pastoril Mariinha da Ló

Área de Atuação

Dança

Descrição curta

O grupo surgiu com o engajamento da Mestra Marinha da Ló nos movimentos religiosos. O desejo de promover a interação social e os saberes na área cultural elevaram a organização do grupo, reconhecido no Ceará e registrado na Secretaria de Cultura do estado.

E-mail: mestramariinhadalo@gmail.com

Endereço: Rua Cap. João Moreira , 12128 , Centro , 62680-000, Paracuru, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62680-000

Logradouro: Rua Cap. João Moreira

Número: 12128

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

O grupo surgiu com o engajamento da Mestra Marinha da Ló nos movimentos religiosos. O desejo de promover a interação social e os saberes na área cultural elevaram a organização do grupo, reconhecido no Ceará e registrado na Secretaria de Cultura do estado. O grupo passou a se motivar e a desenvolver as atividades natalinas em todo município, com o apoio de jovens voluntários e a conduta dos gestores do município de Paracuru.

Filha natural da cidade de Trairi, Marinha da Ló trouxe a cultura de gerações passadas de sua família. O pastoril teve suas primeiras apresentações em pátios escolares e quintais de casas do município de Paracuru. A mestra alega que seus pais e avós eram apaixonados pela cultura natalina e esse amor se refletiu em sua vida.

Em 2008 recebeu o título de Mestre da cultura tradicional popular do Ceará. Desde 2006 a mestra participa dos encontros de mestres do mundo promovidos pelo governo do estado do Ceará, e também do Ceará Natal de Luz e da mostra regional e Estadual. Em 2016 a mestra Marinha da Ló foi homenageada pelo evento na Praça do Ferreira, em Fortaleza, momento que enalteceu o valor e o reconhecimento da mestra.

Nosso grupo anualmente tem como espaço para os ensaios o Salão Paroquial, cedido pela igreja da cidade 5 vezes por semana, das 17:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Maria do Carmo Menezes Morais

Natural de Flecheiras do Mundaú, teve os primeiros contatos com o pastoril através de sua mãe, com quem foi brincante e aprendeu tudo sobre o folguedo natalino.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar