Coletivo

Coletivo Lamparinas

Área de Atuação

Literatura

Descrição curta

Coletivo formado por escritores e escritoras que objetiva fortalecer a criação literária de escritores cearenses que escrevem para crianças e jovens, promovendo ações de produção, divulgação e venda de livros desse público-alvo.

E-mail: lamparinascoletivo@gmail.com

Descrição

Lamparinas, Coletivo Cearense de Escritores de Literatura Infantil e Juvenil, nasceu para preencher uma lacuna no cenário literário do Ceará: Quem está escrevendo, hoje, nesse tempo histórico, para crianças e jovens? Quem são essas pessoas? Onde se inspiram? Por que escrevem? Como publicam ou se autopublicam? Essas perguntas latejaram na mente de Claudia Melo, professora e autora de dois livros infantis, e a impulsionaram a procurar quem também se inquietava com tais questões, como Rejane Nascimento e Luciana Braga. Assim, no dia 26 de junho de 2023, realizamos a primeira reunião virtual. Foi quando elaboramos o objetivo do Coletivo e planejamos a primeira reunião presencial que aconteceu no dia 22 de julho, no Vila das Artes. Nessa reunião aprovamos o objetivo do Coletivo que foi oficialmente apresentado a Fortaleza no dia 4 de agosto, às 19h, no Benficart, quando realizamos a primeira atividade como Coletivo: o lançamento de seis títulos infantis.

OBJETIVOS

> Fortalecer a criação literária de escritores cearenses que escrevem para crianças e jovens, promovendo ações de produção, divulgação e venda de livros para esse público-alvo.

> Somos cerca de 40 escritores e escritoras, sendo 10 na parte de organização, divididos em equipes permanentes de trabalho: divulgação e comunicação, produção literária, interlocução com os demais coletivos da cidade e espaços públicos e visita às escolas.

> Estamos mapeando esses escritores e em permanente convite para que venham participar conosco pois acreditamos na força e na beleza da palavra falada, escrita, cantada em coro e semeada a várias mãos.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Cláudia Melo

Cláudia Cunha Melo Barros é Pedagoga, mestre em Formação de Professores PPGE-UECE e especialista em Psicopedagogia.
Criadora e coordenadora do Coletivo de literatura infantil Lamparinas. Membro da Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE) e da Academia de Letras de Itapipoca (ALITA). Publicou os livros infantis, A menina que devolvia livros (2020) e A menina e a roda de histórias (2022) e Mel, a menina que ama o sertão (zine, 2023); participa em diversas coletâneas: Mulheres Empoderadas (2022), Mulheres, velas & poesia (2023), Afelceanas e a arte da escrita (2023); Colaborou no Almanaque de Itapipoca 200 anos, com poemas e prosa (2023). Finalista no Prêmio Nacional Carolina Maria de Jesus com o livro de poemas, A liberdade é mulher

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar