Coletivo

COLETIVO SÃO JORGE GUERREIRO

Área de Atuação

Cultura Afro-brasileira

Descrição curta

O COLETIVO SÃO JORGE GUERREIRO FOI FUNDANDO EM 2018. É UMA ORGANIZAÇÃO CULTURAL SEM FINS LUCRATIVOS E ESTÁ SEDIADA NA RUA MARECHAL BITTENCOURT, N° 1441, NO BAIRRO BOA VISTA EM FORTALEZA NO ESTADO DO CEARÁ. O COLETIVO É UMA EXTENSÃO DO TERREIRO CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA SÃO JORGE GUERREIRO QUE TEM SEU FUNCIONAMENTO DESDE DEZEMBRO DE 1983 NO MESMO ENDEREÇO.

Telefone Público: (85) 9992-7480

Endereço: Rua Marechal Bittencourt, , Dias Macedo, Fortaleza, undefined, CE, 60860-524

Estado: CE

Município:

CEP: 60860-524

Logradouro: Rua Marechal Bittencourt

Número: 1441

Complemento:

Bairro: Dias Macedo

Descrição

Existente desde 2018, o Coletivo Cultural São Jorge Guerreiro, é um espaço dedicado à celebração da Umbanda e comunidades e povos de terreiros na cidade de Fortaleza. Nosso coletivo é um refúgio para todos aqueles que buscam a espiritualidade, a cultura e a união através da fé umbandista. Em nosso coletivo, São Jorge é o coração e a alma de nossa devoção. Reconhecemos a força e a coragem desse poderoso santo guerreiro, que nos inspira a enfrentar os desafios da vida com determinação e fé.

Nosso coletivo é um local de encontro para todos aqueles que desejam explorar, honrar e compartilhar a profundidade das raízes africanas que floresceram em solo brasileiro. Temos como alicerces:

Preservar a Tradição: Valorizamos as tradições ancestrais da Umbanda. Trabalhamos incansavelmente para preservar e transmitir essas tradições às futuras gerações. Comprometemo-nos a preservar e transmitir as tradições ancestrais das religiões afro-brasileiras.. Valorizamos as práticas espirituais, os rituais e a sabedoria transmitida por nossos antepassados.

Promover a Cultura: Acreditamos que a Umbanda e a cultura afro-brasileira são expressões vivas da cultura brasileira. Realizamos eventos, exposições de arte, oficinas, palestras e rodas dialogadas para compartilhar essa riqueza cultural com a comunidade.

Unir Comunidades: Estamos comprometidos em construir pontes entre as diversas comunidades com pessoas de diferentes origens culturais e religiosas. Acreditamos na importância da solidariedade e do entendimento mútuo. Estamos comprometidos em servir nossa comunidade não apenas espiritualmente, mas também através de ações sociais que visam melhorar a vida daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Periodicamente realizamos ações sociais.

No nosso Coletivo Cultural São Jorge Guerreiro, acreditamos que a união fortalece nossa fé e nossa cultura. Organizamos festas, rituais e celebrações que honram as entidades e guias espirituais das religiões afro-brasileiras. Oferecemos oficinas, cursos e palestras que exploram a história, a mitologia e as práticas das religiões afro-brasileiras, para promover a compreensão e o respeito no combate à intolerância religiosa e o racismo.

Nosso coletivo foi participante do projeto EU TE BENZO. EU TE CURO - A CIÊNCIA NO GALHO DE FÉ! Uma proposta de pesquisa no âmbito de audiovisual que pretende abordar a prática, o ofício de cura realizado por rezadeiras e benzedeiras mães de santos da umbanda na cidade de Fortaleza. O documentário foi produzido pela filha de santo da casa, Fernanda Azuka (Fernanda de Omolu).

O Documentário EU TE BENZO. EU TE CURO - A CIÊNCIA NO GALHO DE FÉ! foi aprovado no Aráyé Imo - Mostra Arte de Terreiro. - Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pró-reitoria de Políticas Estudantis - PR7 - evento online em parceria com o Pontão da Eco, Laboratório de Inovação Cidadã, Projeto em Africanidade na Dança Educação - PADE/UFRJ e o Ilê Axé Ojú Omi Opará Odé com realização do Aráyé Produções - 2021.

Em 2021, o documentário EU TE BENZO. EU TE CURO - A CIÊNCIA NO GALHO DE FÉ! aprovado no edital PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA COMPOSIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DO CENTRO CULTURAL BOM JARDIM - Programação das Quartas Livres do CCBJ.

Foi selecionado no II Prêmio Expressões Culturais Afro-brasileiras do Ceará - OXUM, UM RIO ANCESTRAL - HISTÓRIA, LOUVAÇÃO E TRADIÇÃO DE MÃE DULCIMAR DE OGUM

Em 2023 - Prêmio Territórios Culturais Tradicionais e Periféricos - Territórios Tradicionais - 3° Lugar, Secult- CE (Lei Paulo Gustavo). “Oh que santo guerreiro que vem de aruanda para nos ajudar…” História, Memória e Tradição Ancestral.

Em 2024 - EDITAL PARA AS ARTES - LEI PAULO GUSTAVO - SECULTFOR 2023 - LINGUAGEM: CULTURA TRADICIONAL POPULAR -"Oh clareia meu pai, Oh clareia minha mãe a coroa de Ogum beira mar - História, Memória e Tradição Mãe Dulcimar de Ogum"

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

FERNANDA PINHEIRO LOPES

Sou graduada em Licenciatura em Teatro pelo IFCE e especialista em Artes Visuais pela UFG, com ênfase no Ensino de Artes Visuais. Atualmente, sou mestranda no Mestrado Profissional em Artes da UFG. Sou também multiartista, pesquisadora de arte e professora de Artes na SEDUC-CE. Minha trajetória inclui atuação como atriz e pesquisadora no Grupo Crise e no Grupo Bravia, onde desenvolvi práticas de pesquisa e criação cênica, especialmente na área de iluminação cênica. Integro a Rede Mulheres na Técnica - CE, que fortalece a troca de saberes no campo artístico e técnico cearense. Além disso, sou umbandista, filha da casa São Jorge Guerreiro, e produtora cultural no Coletivo São Jorge Guerreiro, onde desenvolvo e compartilho pesquisas artísticas, conectando minhas raízes culturais afro-brasileiras e espirituais com práticas contemporâneas.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar