Coletivo

Aline Monteiro

Descrição curta

Bacharela em Letras-Português (Uece), Técnica de Produção em Eventos Culturais (CENTEC) e Técnica em Dança pelo Porto Iracema das Artes (2018-2020). Atualmente, é gestora da MONTEIRO PRODUÇÕES.

E-mail: alinema.88@gmail.com

Telefone Público: (85) 98693-8579

Descrição

ALINE MONTEIRO é bailarina, produtora cultural e pesquisadora em semiótica, políticas culturais e em investigações do corpo com ênfase nas categorias de esforço e espaço. É bacharela em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cuja monografia tem como tema Palavra e dança: uma semiose do despertar em A Bela Adormecida (2015), técnica em Produção de Eventos Culturais (2016-2017) pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) e técnica em Dança (2018-2019) pelo Porto Iracema das Artes.

Como bailarina, integrou trabalhos em dança, como “TOURO AZUL” (2017-2019, com direção e dramaturgia de Andréia Pires); “VAGABUNDOS” (2019, com direção de Andréia Pires), apresentado na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará; foi intérprete-criadora de trabalhos experimentais, como “EN-TRE MUROS” (2019, proposição de Aline Monteiro), apresentado na Mostra MOVA-SE e na Mostra de Conclusão do Curso Técnico em Dança e JUNTES (2019, proposição de Daniel Rufino), apresentado na Mostra de Conclusão do Curso Técnico em Dança; e, compôs o elenco na remontagem de “Lança” (2018, com direção de Ângelo Madureira e Ana Catarina e codireção de Alda Pessoa), pelo TRAJETOS EnCena, apresentado na VI Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par. Além disso, participou da Residência “10 anos sem Pina”, culminando na abertura de processo chamado “Ausência” (2019, com direção de Daphnis Kokkinos) e da residência realizada no TRAJETOS EnCena, culminando no espetáculo “Inflamável” (2019, com direção cênica e coreográfica de Jorge Garcia), ambos apresentados na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará; participou de competições, como o "Passo de Arte" (2009), o "I Dance" (2009) e o "Fendafor" (2010-2012, em Fortaleza e Guaramiranga); de montagens coreográficas do “Festival Halleluya” (2010-2013, sob direção de Milza Gama); e, de espetáculos de balé, como "Dom Quixote" (2012, com direção de Lucymeire Aires), "The Fairy Doll" e "Sob a Luz da Fama" (2008, com direção de Lucymeire Aires), "Sheherazade" (2006, com direção de Mônica Luíza), "La Fille Mal Gardée" (2004, com direção de Mônica Luíza), "A Bela Adormecida" (2003, 2005 e 2010, respectivamente com direção de Camilla Nóbrega, Gorette Quintela e Lucymeire Aires), "A Pequena Sereia" (2001, com direção de Camilla Nóbrega) e "O Quebra Nozes" (em 1999, com direção de Camila Nóbrega).

Em teatro, participou como atriz e bailarina dos musicais "O Mais Belo dos Homens" e "Filho de Deus, Menino Meu" (de 2011 a 2015, com direção de Wilde Fábio e Milza Gama), "Anchieta para todas as tribos" (em 2014, com direção de Wilde Fábio e Milza Gama), "Homem de Pés descalços" (em 2014 e 2015, com direção de Milza Gama), "O Mundo de Clara" (em 2014, com direção de Milza Gama) e "O Barquinho" (em 2015, com direção de Milza Gama); e, de musicais realizados no Festival Halleluya (2014-2017, sob a direção de Milza Gama).

Como assistente de direção, assistiu e participou do musical "Homem de Pés descalços" (em 2015, no Viva, sob a direção de Milza Gama); como produtora, produziu os infantis "O Mundo de Clara" e "O Barquinho" (respectivamente (em 2014 e 2015, com direção de Milza Gama); e, como assistente de produção, auxiliou no musical "O Filho" (em 2017, sob a direção e produção de Milza Gama).

Como produtora executiva, colaborou, junto à Cia Milza Gama (hoje, Palomar: Pesquisa e Corpo) na elaboração de projetos aprovados pelo Edital de Temporada de Arte Cearense do Dragão do Mar 2016 (esteve em cartaz com a bailarina Milza Gama, na Mostra de Dança Experimental, em 2016); pelo X Edital de Incentivo às Artes 2015 (esteve em cartaz com a bailarina Milza Gama, no Sesc Iracema, em 2017) e pelo XIV Edital Ceará Natal de Luz 2017 (esteve em cartaz com a Palomar: Pesquisa e Corpo, em 2017). Junto à Orquestra Popular do Nordeste - OPN, esteve na produção executiva do Projeto Manutenção da Orquestra Popular do Nordeste – OPN, pelo X Edital Mecenas do Ceará 2017 – SecultCe e do Projeto Carnaval D’aquele Tempo, pelo XIII Edital de Carnaval do Ceará 2019 – SecultCe.

Dentre cursos, oficinas e workshops, participou do Curso de Ballet Clássico e Avançado – II Ballet Fortaleza Verão (em 2007, ministrado por Jane Dickie e Ronaldo Martins, na Escola de Ballet Mônica Luíza/Fortaleza), da Oficina para Bailarinos (em 2010, ministrada por Daniela Stasi, na Escola de Balé Gorette Quintela/Fortaleza); dos Workshops de Ballet Clássico Avançado e de Dança Contemporânea (em 2011, respectivamente ministrados por Wanderley Lopes e Roberto Amorim, no Teatro José de Alencar/Fortaleza); dos Cursos Formação de Atores (edições de 2013 a 2015, ministrada por Milza Gama, na Escola de Artes Shalom/Fortaleza); do Workshop de Preparação Vocal para Musicais e do Master Class de Voz (em 2014, ministrado por Diego Timbó); dos Cursos Preparação para Musicais e Composição Coreográfica (em 2015, ministrada por Milza Gama, na Escola de Artes Shalom/Fortaleza); do Workshop com Bolshoi Brasil (em 2015, ministrado por Dmitry Afanasiev, na Caixa Cultural/Fortaleza); da Oficina Organização da Cultura e Projetos em Teatro (em 2015, ministrada por Gyl Giffony, no Teatro Emiliano Queiroz/Fortaleza), do Curso A Exploração Cênica do Ator Criativo e do Curso de Composição Coreográfica – Movimento da Vida (em 2016, ministrada por Milza Gama, na Escola de Artes Shalom/Fortaleza).

Atualmente, é elaboradora de projetos culturais e gestora da MONTEIRO PRODUÇÕES, desde 2015; está produtora executiva da CUIA: Mostra de Artes Cênicas (2020-2021) e do “Ancés em Rastos e Rastros” (2020-2021), e, dos espetáculos “VAGABUNDOS”, “BARRACAL” (2020) e "ZABUMBA" (2021).

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