Descrição curta

Somos artistas de múltiplas linguagens unidos pelas artes integradas. Misturamos essa variedade de linguagens para despertar reflexões acerca de diversos temas sócioculturais, como a relação do ser humano com a natureza, a importância da história, a construção de nossas memórias e da urbanidade que nos envolve. Nosso teatro é um teatro de urgências que provocam nosso olhar.

E-mail: producoesartisticasmc@gmail.com

Endereço: Fra , Pacajus, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62870-000

Logradouro: Rua Francisco José de Sousa

Número: 197

Complemento: Apt 114

Bairro: Croatá II

Descrição

Grupo criado em 2014, na cidade de Pacajus – CE, pelo ator e produtor cultural responsável por este projeto Magno Carvalho, com oito estudantes do ensino médio de escolas do município, juntados por uma convocatória pública para quem se interessassem em investigar a memória e a história da cidade pacajuense.

Através de incentivo financeiro por meio de rifas, bingos, apadrinhamentos de parceiros e comerciantes da cidade de Pacajus, assim como em editais de incentivo à Cultura, o grupo inicialmente promoveu apresentações teatrais, musicais, seminários e formações artísticas em praças, na câmara municipal e escolas públicas da cidade para incentivar a formação de plateia. Destaca-se o projeto “Pacajus: de aldeia à cidade – uma história”, onde foi realizado ações formativas, tanto de âmbito artístico quanto sócio cultural, como o Seminário: Arte, Cultura e Cidade – Experiências e Proposições com as participações de gestores de grupos artísticos e periféricos da cidade de Fortaleza e da região metropolitana. Sorteios e rifas de galeto assado foram promovidos para custear as despesas e também para arrecadar dinheiro para a realização do primeiro espetáculo do grupo em 2014, o espetáculo ‘Civíndios’, com direção de Rômulo G. de Sales.

O grupo seguiu criando, intervindo na cidade, mas explorando já novas linguagens como o audiovisual. Juntaram-se ao grupo Beto Mêneis, George Alexandre, Eric Lennon, Mateus Henrique e Otacílio Júnior. Já alçando novos territórios de atuação, com ações na cidade de Pacajus e Fortaleza, os Paiaçús, em parceria com o projeto "SESC Pensando Verde", promovem campanha de arrecadação de lixo eletrônico para a realização do espetáculo: Ybyra - Uma busca pelo verde, o segundo espetáculo do grupo em 2015.

Em 2018, pela primeira vez, os Paiaçús saem com o seu bloco carnavalesco: "Os Paiaçús na terra dos índios Paiaku". Realiza em 2020, durante a quarentena, o curta metragem “João, a plantação de feijão e a bicicleta”, selecionado para a Mostra Histórias Contadas, do 18º Festival de Cinema Infantil e em 2021 estreia o espetáculo ‘A Idade da Terra’. Os Paiaçús em seus projetos sócio culturais e em seus trabalhos artísticos debatem temas relativos à natureza, história, memória e urbanidade. Atualmente as produções foram canceladas, sendo necessário o reinvento dos métodos de criação do grupo, refletir a melhor forma de utilização das plataformas digitais para uma boa experiência entre público e artista.

Nesse sentido de investigação, os Paiaçús vêm se encontrando de forma remota, realizando gravações caseiras de músicas e de cenas, experimentando atuações, realizando também ensaios virtuais. Hoje o grupo suscita apresentações remotas, se inscreve em editais e confluem sinergicamente para fazer o Grupo Paiaçús realizar mais um trabalho, porque é necessário seguir, buscar meios de reexistir em grupo, se fortalecer em criação.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar