Coletivo

Orquestra Bandolins do Ceará

Área de Atuação

Música

Descrição curta

Em abril de 2018, o violonista Samuel Rocha teve a oportunidade de materializar um objetivo que há tempos já tinha em mente: a formação e direção musical de uma Orquestra de bandolins, com uma proposta de encontro de gerações entre os ícones do bandolim cearense e talentosos jovens instrumentistas do estado. Foi na ocasião de um convite do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza que Samuel apresentou a proposta de realizar o Festival 100 anos Jacob do Bandolim, onde ocorreram cinco apresentações dos músicos em duo (um mestre e um jovem músico) e encerrando com um show da orquestra, acompanhado pelo regional de Choro formado pelo violão, pandeiro e cavaquinho. Em 2021, a Orquestra Bandolins do Ceará fez novas apresentações com três shows on-line, promovendo a difusão do choro na cidade de Fortaleza. Almejamos agora difundir o choro e a sonoridade do bandolim para o Estado do Ceará.

E-mail: sansasrocha@gmail.com

Telefone Público: (85) 99715-4539

Descrição

Em abril de 2018, o violonista Samuel Rocha teve a oportunidade de materializar um objetivo que há tempos já tinha em mente: a formação e direção musical de uma orquestra de bandolins, com uma proposta de encontro de gerações entre os ícones do bandolim cearense e talentosos jovens instrumentistas do estado. Foi na ocasião de um convite do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza que Samuel apresentou a proposta de realizar o festival 100 anos Jacob do bandolim, onde ocorreram cinco apresentações dos músicos em duo (sempre um mestre e um jovem músico) e encerrando com um show da orquestra, acompanhada pelo regional de Choro.
A orquestra pretende promover um grande encontro de gerações do Bandolim, além de enaltecer e homenagear o grande Mestre "Macaúba do Bandolim" tocando suas composições e as do seu grande inspirador Jacob, também contemplar a cidade de Fortaleza com esse projeto pioneiro de formação de uma orquestra de cordas dedilhadas.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Fernanda Maia Gurjão

Assistente social de formação. Entrei na cultura para ajudar amigos na elaboração de projetos e nunca mais consegui (nem quero) sair. Conclui os cursos Produção executiva de shows e eventos e de direção de palco, pelo IATEC. Além do Curso Livre de Práticas Teatrais do Cangaias Coletivo Teatral.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar