Descrição curta

Coletivo de arte, Teatro,cultura e cidadania Degraus, fundada em 1982 na comunidade Riachão do Pantá em Baturité. O grupo é formado por uma diretoria de 08 pessoas e mais de oitenta pessoas entre ATORES CENÓGRAFOS, ILUMINADORES, COSTUREIRAS, APOIADORES, DIRETORES, COREÓGRAFOS, FIGURINISTAS E ETC.

E-mail: johnwesley-m.arte@hotmail.com

Endereço: ZONA RURAL , Escola Riachão do panta, Zona Rural, Baturité, undefined, CE, 62760-000

Estado: CE

Município:

CEP: 62760-000

Logradouro: ZONA RURAL

Número: SN

Complemento: Escola Riachão do panta

Bairro: Zona Rural

Descrição

A Cia de Teatro Degraus, coletivo cultural da cidade de Baturité, é uma companhia de teatro com atuação cultural a mais de 30 anos no maior distrito de Baturité. (Vale dos Candeias, zona rural e ribeirinha)
O grupo começou na década de 80, quando populares da comunidade do Riachão do Pantá, faziam movimentos para a construção da Capela da comunidade. Com isso festividades, peças teatrais, esquetes, quermesses eram realizadas para a construção da Capela. O grupo decidiu se organizar e assim fundaram oficialmente a Cia. de teatro amador Degraus, com registro no ano de 1986. Estando em atividade até os diais atuais, havendo constantes mudanças em sua diretoria.
Em 2002 o então presidente Arnolddo Araújo assumiu a presidência da Cia. Estando até os dias atuais.
Em 2010, assumi a vice presidência do grupo, o jovem John Wesley Monteiro, sendo este incumbido de levar as atividades do grupo para o centro da cidade e cidades vizinhas, como uma alternativa de expansão do grupo.
Com o passar dos anos o grupo passou a investir em outros trabalhos além do fazer teatral, passou a realizar oficinas, rodas de conversa com a comunidade, mine cursos na área do teatro, dança, circo escola e outras linguagens da arte, recrutando e capacitando novos atores, o que mantem o grupo rejuvenescido e atualizado.

Com abrangência dos trabalhos na comunidade Riachão e no centro da cidade, o coletivo Degraus passou a realizar parcerias com outras companhias e a realizar periodicamente troca de experiências e Woorkshops entre grupos de cultura da região.

Entre esses grupos estão a Cia. Palmas produções artísticas de Fortaleza , Cia. De Teatro Acontece, Grupo Galpão entre outros grupos da região Maciço.

A 08 anos o grupo criou a Oficina de Atores da Cia. Degraus que em parceria com artistas e pesquisados das artes e do teatro realizam um curso técnico com diversos módulos oferecido a todos que se interessam pelo teatro na cidade. Ao Oficina de Atores já está na sua 6° edição certificando em nível técnico mais de 500 pessoas vindas de toda região Maciço. Uma média de 80 pessoas anualmente, estudando durante 03 meses o teatro e suas dimensões a fundo.

Com esta ação possibilitamos a oxigenação do grupo, tendo sempre uma renovação em seu rol de atores, mantendo vivo um dos maiores grupos da região e oferecendo a comunidade uma atividade cultural diferenciada, além de uma sadia ocupação .
Em 2012 firmamos parceria com a Associação dos Amigos de Guaramiranga (AGUA) que instituiu a Escola Livre de Teatro do Maciço (ELT) . SOMOS desde então grupo parceiro da escola na região .
Em 2014 juntamente com o Sindicato dos Artistas e animadores do Ceará ( SATED) realizamos a retirada do registro profissional para aqueles alunos que escolheram enveredar pelos caminhos do teatro. A banca veio através do coletivo DEGRAUS, para Baturité e realizou dois dias de provas e seminários. Sendo 12 artistas contemplados com o seu registro profissional na área das artes cênicas.


Dentre a tradicional encenação da Paixão de Cristo anualmente, o grupo Degraus, também realiza EVENTOS sociais, educacionais e peças teatrais mais técnicas no sentido próprio da palavra. Por serem peça com outras temáticas, muitas delas cabíveis em festivais do ramo, infantis e temáticas pedagógicas. Tais peças, circulam pelo maciço, integrando a comunidade no ramo cultural e sempre acendendo a chama do teatro. Tais peças são:
• A Paixão de Cristo..................................................... Anualmente
• O Auto de Natal................................................... 2005/2008/2009
Conta história do nascimento de Jesus e de todo o povo que ele queria que participasse desse acontecimento. Resgata as tradições da lapinha, das quermesses com seus partidos os populares vermelho e azul, do bumba-meu-boi, pois a história é contada pelo boi Surubim.
• A história da moça preguiçosa........................................... 2001
Com o grupo de crianças da brinquedoteca – O mundo do faz de conta – Candeia São Sebastião. A peça é encenada com pessoas e fantoches.
• Ilca e Bico-Doce.....................................................................2002
Esquete com Aline Pereira e Arnolddo Araújo, onde retratam o dia-a-dia das pessoas da comunidade.
• Giz...........................................................................................2003
Esquete com clows, com Eveline Pereira e Arnolddo Araújo.
• A Bruxa Winy, e os direitos das crianças.................2004
A peça conta com personagens simples e fala dos direitos da criança e sua validação no meio social.
• Chapeuzinho da cor que-eu-quiser......................................2005
A peça foi montada com as crianças da brinquedoteca comunitária, o Mundo-do-faz-de-conta, da comunidade de São Sebastião, e participou do XII Festival Nordestino de teatro de Guaramiranga. Está sendo remontado no ano de 2010, com um outro grupo de crianças da comunidade de Boa Vista, com o apoio municipal.
A história da Chapeuzinho vermelho é contada pela Bruxa Winy a uma boneca; Ela insiste em troca a cor do chapéu da Chapeuzinho e faz uma tremenda confusão com a história original.
• A greve das Sinhazinhas......................................................2006
A peça surgiu do curso básico de direção teatral da Secult – Itinerante, no ano de 2006, realizado em Baturité, ministrado por Henê Aquino e Sidney Luto. A peça foi montada com alunos do curso, integrantes do Degraus e teve sua estréia em Acopiara, no XIV FETAC – também fez a I, e a II Mostra de teatro da juventude em Baturité em 2007 e 2008; participou do XIV Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, circulou no maciço, encenada na cidade de Redenção, no movimento Teatro Jovem-Liberdade-2008 – em 2009, fez uma apresentação em Icó – Ce também promovida pela SECULT – circulação, tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Baturité e Redenção. Além de se inscrever em outros editais de circulação e mostras de teatro.
• Os Clows................................................................................2007
O exercício de Clows surgiu do curso de teatro – CITA, patrocinado por um ex-cidadão candeense, senhor Orlando Silveira. O curso teve a duração de um ano, onde participaram 113 jovens do vale do Candeia. Os Clows tiveram sua estréia no teatro José de Alencar/ I Mostra de Teatro da Juventude em Baturité e hoje faz turnês por toda a região do maciço, patrocinado pela prefeitura municipal de Baturité e o Projeto CCF.
• Irreverência Moleque............................................................2007
Foi a peça de formatura do curso CITA de teatro. Estreou na comunidade, no dia 12 de janeiro/2007; fez apresentações no José de Alencar e nas comunidades locais.
• Efígie......................................................................................2010
O espetáculo surgiu de experimentações teatrais e corporais do grupo. Teve início de produção em 2009 e está marcada a estréia para março de 2010.
A hora da estrela.................................................................................2015
As comadres.........................................................................................2011
Conversa de varal.................................................................................2010
As belas sem a fera................................................................................2010
É o fim da picada...................................................................................2011

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

John Wesley de Oliveira Monteiro

Ator , Diretor, Produtor Cultural, escritor, Poeta, Clown, Palhaço, dançarino, pesquisador, professor, formado pela Universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira (UNILAB) e pós graduado em gestão escolar pela Faculdade do Maciço de Baturité ( FMB ).

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar