Descrição curta

Sou a única mulher rabequeira cearense encontrada em uma pesquisa de mais de 15 anos pelos historiadores Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa. Herdei a rabeca do meu pai, um pequeno proprietário rural que viveu 101 anos. Em 2017 fui reconhecida como Mestra da Cultura Municipal, em 2018 como Mestra da Cultura Regional e em 2022 Mestra Tesouro Vivo do Ceará

Dados Pessoais

Telefone Público: (88) 98872-0562

Endereço: Sítio Baixio dos Gaviões 640, Zona Rural, Umari, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63310-000

Logradouro: Sítio Baixio dos Gaviões

Número: 640

Complemento: casa

Bairro: Zona Rural

Descrição

A Cultura Popular é riquíssima, é exuberante e é sem dúvida resistente. A cultura da rabeca vem resistido ganhando espaço e reconhecimento em Umari e na região Centro Sul do estado do Ceará. Sou a única mulher rabequeira encontrada em uma pesquisa de mais de 15 anos pelos historiadores Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, dessa pesquisa os historiadores lançaram o livro Tirinete em 2018. Herdei a rabeca, (na verdade um violino francês, com selo de uma luteria parisiense, mas com o tempo foi modificado, transformando-se em uma rabeca), do meu pai, um pequeno proprietário rural que viveu 101 anos no Sítio Baixio dos Gaviões, município de Umari.
Não tive aulas de música, tudo o que sei “aprendi de ouvido”. Faço apresentações em Escolas, Universidades, Festas Religiosas, Festas Juninas e Festivais de Cultura Popular. Em 2017 fui reconhecida como Mestra da Cultura Municipal, em 2018 como Mestra da Cultura da Região Centro Sul e Vale do Salgado e em 2019 ganhei o Prêmio Culturas Populares da Secretaria Especial da Cultura. Com esse Prêmio fundei a Escola de Música Ana da Rabeca para ensinar as crianças e jovens de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social, estudantes e filhos de agricultores, a música e a história da rabeca. Em 2020 ganhei o Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa da Fundação Joaquim Nabuco e o edital de Patrimônio Cultural pela Secretaria da Cultura do Ceará. Em 2021 fui selecionada pelo SESC para compor a programação do Sonora Brasil, no mesmo ano participei da pesquisa Matrizes Tradicionais do Forró pelo IPHAN e fui campeã no Festival de Arte e Cultura - Categoria Música Regional ou Folclore da Assembleia Itinerante, em 2022 participei da Festa de São Gonçalo dentro da Programação do Encontro das Culturas Populares do Sertão, do Sesc Herança Nativa em Caucaia e selecionada no Sesc Nordeste das Artes.
Fui também selecionada no edital Mestres da Cultura - Tesouro Vivo do Ceará em 2022.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar