Descrição curta

O Batuque de Mulher já tem grande reconhecimento na cidade de Fortaleza, com participação em alguns eventos já realizados na cidade enquanto apresentação cultural. Algumas apresentações culturais que realizamos:
- Prévia do Espetáculo Vozes Tambor na IX Curta o Gênero - online - 15/08/2020
- Espetáculo Ainda Vivas online, participação do Sarau Bate Palmas - 14/08/2021
- Apresentação de abertura no Foro Econômico Local do Conjunto Palmeiras - Associação dos Moradores- 28/07/2021
- Sarau da B1 e Batuque de Mulher- Aniversário de 5 anos do Sarau- 07/11/2020
- Marcha da Periferia – Vidas negras Importam- 08/12/2019
- Show de Abertura da II Feira Preta Sesc Fortaleza - Semana de promoção da Igualdade Racial SESC. 20/11/2019
- Sarau Bate Palmas – Palmeiras das Artes, 13/04/2019
- Ato unificado do 8 de Março – 08/03/2019
- Show de abertura do Solidários- Encontro Global de Bancos Solidários de Desenvolvimento – 04/09/2018.
- Show no Feirão de Socioeconomia Solidária e Agricultura Familiar – 14/12/2018

No campo formativo o projeto desenvolve dentro do Conjunto Palmeiras ações no campo da arte educação voltados para mulheres, algumas ações já desenvolvidas:
- Encontro com Cantos para ressurgir - Oficina de composição criativa online- 05/06/2021
- Encontro- Margens, trajetórias, existências e reesistências sociais, Laboratório de pesquisa CCBJ- 05/03/2021
- Projeto de Pesquisa Mulher conta a tua História, aprovado pelo Laboratório de Pesquisa do CCBJ- Outubro de 2020 à Fevereiro de 2021.

E-mail: batuquedemulher@gmail.com

Endereço: Avenida Val Paraíso, 673, Casa, Palmeiras, 60870-440, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60870-440

Logradouro: Avenida Val Paraíso ( Casa de Artes Bate Palmas)

Número: 673

Complemento: Casa

Bairro: Conjunto Palmeiras

Descrição

Batuque de Mulher: Um grupo de mulheres que resistem na periferia, mostrando que lugar de mulher é também na percussão, no canto, no gingado e no tambor.
O grupo surgiu a partir de uma inquietação relacionada à pouca participação de mulheres nos grupos de percussão. As articulações do grupo deram início no final de 2017 e concretizando no início de 2018. Idealizado pela percussionista Kassia em parceria com movimentos de mulheres do Conjunto Palmeiras (associações e Mulheres de terreiro) e Companhia Bate Palmas.
O objetivo de criação do grupo foi fomentar um batuque voltado apenas para mulheres de diferentes periferias de fortaleza, que tivessem o desejo de tocar algum instrumento percussivo, e junto as oficinas de percussão criar espaços de discussões internas e externas sobre as questões de gênero e raça, o protagonismo das mulheres na comunidade, violência contra a mulher, feminicídio e fortalecimento da identidade da mulher negra, dando origem à ideia de realizar um trabalho onde pudéssemos vivenciar e celebrar o reencontro com suas raízes ancestrais através do toque do tambor.
O batuque Tem como referência grandes cantoras e compositoras negras, como; Elza Soares, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Lia de Itamaracá, Selma do Coco, Dona Ivone Lara, Mariene de Castro, Tereza Cristina, entre outras, e forte identificação com a cultura afro-brasileira na elaboração de seus ritmos e proposta musicais, busca experimentar ritmos dessa matriz; como o samba, jongo, maracatu, coco, boi, ijexá, cabula, barravento, agueré, capoeira angola.
Em 2020 fomos contempladas no edital do I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará, realizado pela Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT, como também no Laboratório de Pesquisa do Cento Cultural Bom Jardim - Segmento Música, com o Projeto de Pesquisa - "Mulher, Conta a tua história!.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Kassia Oliveira

Musicista percussionista desde 2007 iniciou atividades na área da música através de projetos sociais no Conjunto Palmeiras. Estudou ritmos, luthieria e produção musical ao longo de sua formação profissional. Atuou e atua como percussionista em diversas bandas locais; Companhia Bate Palmas, Samba delas, Samba da Vadiagem, Samba de Rosas, Oco do mundo entre outras.
• Fundadora/Articuladora e professora de percussão do grupo Batuque de Mulher.
• Trabalhou como Arte educadora na Escola Recanto Psicopedagógico – Trabalho com música e inclusão.
• Trabalhou como Arte-Educadora no Projeto Espaço Vida recriando olhares – Papicu – Trabalho de musicalização com instrumentos alternativos com crianças e adolescentes. Oficinas de Percussão e Flauta.
• Arte- Educadora do Projeto Palmerê- Trabalho de ação social desenvolvido no Conjunto Palmeiras através da Companhia BatePalmas- Atende um público de crianças e adolescentes.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar