Individual

Fernando Mário Paula de Aguiar Lélis

Área de Atuação

Música

Descrição curta

Fernando Lélis é músico profissional, multi-instrumentista e professor de saxofone, flauta e teoria musical. Tem no sax seu instrumento de expressão musical e objeto de estudo na graduação. Fez parte das bandas Faculdade Mental e Samba Hemp Club, e gravou para músicos como Don L e Getúlio Abelha. Produziu o EP autoral Água Junta, em 2016. Atualmente dedica-se à mobilização e direção musical da Farra na Jangada, uma fanfarra e movimento social, em Fortaleza.

Dados Pessoais

E-mail Público: lelisax@gmail.com

Telefone Público: (85) 9961-9243

Endereço: Avenida Filomeno Gomes 100, Jacarecanga, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60010-280

Logradouro: Avenida Filomeno Gomes

Número: 100

Complemento: apto 405

Bairro: Jacarecanga

Descrição

Lélis estudou piano no Conservatório Alberto Nepomuceno e saxofone na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Iniciou sua carreira atuando em grupos como Faculdade Mental, Samba Hemp Club e Capones.
Tocando saxofone, flauta transversal e teclado, acompanhou diversos artistas da cena musical de Fortaleza, como Caio Castelo, com quem gravou os discos “Silêncio em Movimento” (2013) e “Dois Olhos” (2016), e Carlos Hardy, em “Carlos Hardy e o Circo dos Littles” (2015). Em 23 de abril de 2015, dia do choro, dirigiu e atuou no projeto Kaya no Choro, propondo novas visões rítmicas à forma tradicional de se tocar chorinho. O projeto já recebeu convidados como Macaúba do Bandolim e Carlinhos Patriolino.
Em 2015, apresenta pela primeira vez suas canções junto ao Coletivo Tripulantes da Sabiabarca em turnê pela Bienal Internacional de Dança do Ceará 2015. Seu primeiro EP, “LELIS”, foi lançado em 2016 e conta com os músicos Caio Castelo (guitarras), Carlos Hardy (baixo e Teclados), Emmanuel Jr Mancha (bateria), Ivan Timbó (teclados e Samplers) e Tchelmy Souza (Percussão). O mesmo projeto tocou em festivais como UFC de culturas e Petrucio Maia, tocando também no Teatro Carlos Câmara, Cineteatro São Luís e nas casas que compõe a cena de musica autoral de Fortaleza.
Como multi-instrumentista, Lélis também o Coletivo das Trasvestidas e tocou no Silver Show acompanhando Silvero Pereira em show pelo Ceará. Também participou do show “Belchior: Ano Passado eu morri, mas esse ano eu não morro - O musical” com a direção de Pedro Cadore, o qual se apresentou no teatro José de Alencar e Teatro Via Sul.
Lélis continuou atuando na cena musical do Ceará e Brasil gravando para artistas como Getulio Abelha, Thiago Araripe, Adel Rui, Don L, Doixton, Clau Aniz, Caio Castelo, Marcus Dias e Matheus Santiago.
Em 2021, observando a necessidade de grupos de fanfarra em Fortaleza idealizou o projeto Farra na Jangada; um grupo de músicos de sopro e percussão que pretende ocupar as ruas e espaços públicos da cidade com intuito de trazer essa cultura para o povo alencarino.













Projetos que Lélis acompanhou:
Faculdade Mental
Samba Hemp Club
Capones
Carlos Hardy
Caio Castelo
Lorena Nunes
Coletivo Comparsas da Vivenda
Luciana Costa
Marina Cavalcante
Don L
Ivan Timbó
Matheus Santiago
Kiwi The Child (EUA)
Dingo Bells (RS)
As Gata Pira
Banda Iracema Bode Beat
Silvero Pereira
Casa de Velho

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar