Coletivo

COMEDORES DE ABACAXI S/A

Área de Atuação

Teatro

Descrição curta

Comedores de Abacaxi S/A é formado por 4 artistas graduados em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Até agora desenvolveram os espetáculos "CALÍGULAS", "Entra na roda", "restos cavam janelas" , "A galinha do papo de pérolas" e "Quatro passos". Tem como sede o espaço "Chá de abacaxi", onde realizam diversas atividades culturais.

E-mail: comedoresdeabacaxi.sa@gmail.com

Telefone Público: (85) 99640-7722

Endereço: Avenida da Universidade, 2055 , Benfica, 60020-180, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60020-180

Logradouro: Avenida da Universidade

Número: 2055

Complemento:

Bairro: Benfica

Descrição

Os Comedores de Abacaxi S/A iniciaram seu percurso poético a partir de questões da investigação cênico/corporal, em um encontro iniciado na universidade e que rápido transbordou para a cidade de Fortaleza. Em sua primeira montagem o grupo permaneceu em temporada durante 7 (sete) meses nos principais teatros da cidade. O espetáculo CALÍGULAS da obra de Albert Camus atravessou o grupo por uma questão existencial, matéria abundante no texto montado, levando os atores a perceberem os próprios corpos para a construção da ação cênica, reflexão que permanece latente na filosofia do grupo e que logo impulsionou a criação da performance PERECÍVEL, realizada pelas mulheres do grupo e inspirada nas questão sobre o corpo feminino abordada também na obra de Camus.

A segunda montagem do grupo foi o espetáculo infanto-juvenil ENTRA NA RODA, que tem como ponto de partida a mimese corpórea do corpo “idoso”. Teve sua estreia em outubro de 2015 e permanece em circulação ainda em 2017. O espetáculo tem direção da atriz e integrante do grupo Débora Ingrid, ponto que vai afirmar outra característica do grupo que aposta no trabalho colaborativo dentro dos seus processos.

Em 2016, o grupo foi contemplado a fazer parte do Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes, onde desenvolveu seu mais novo trabalho, RESTOS DE SI CAVAM JANELAS, um espetáculo que tem sua pesquisa disparada a partir de reflexões sobre o Edifício São Pedro, e sobre como os conceitos de demolição se aplica aos corpos na sociedade contemporânea. Um trabalho construído a muitas mãos, que teve interlocução artística do diretor, performer e artista visual argentino Emílio Garcia Webhi e do cineasta Pedro Gino, orientação dramatúrgica de Thereza Rocha e direção da atriz e integrante do grupo Jéssica Teixeira.

Em 2017, estreamos a contação de histórias UM CONTO LÁ, QUE EU CANTO CÁ, inspirada em canções e histórias do universo popular, trassa um percurso do sertão até o mar, também é dirigida por Débora Ingrid.

Também em 2017 o grupo inaugurou o espaço-sede CHÁ DE ABACAXI, promovendo eventos culturais, que chamamos de “PIÑA COLADA”, com bandas autorais, exposições e performances. É também um espaço de troca com outros grupos da cidade e onde realizamos um Curso de teatro infantojuvenil.

Em 2018, o grupo estreou o seu novo espetáculo adulto QUATRO PASSOS. Partindo de um texto de Aristides de Oliveira, que tem diálogo direto com o teatro do absurdo e tem também forte ligação com o lírico filosófico existencial. Ainda em 2018, o grupo estreou o espetáculo infantil “A galinha do papo de pérolas”, dentro do Festival Internacional de Teatro Infantil – TIC, também com texto e direção de Aristides de Oliveira.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Débora Ingrid

Atriz e produtora cultural de Russas, interior do Ceará. Trabalha com teatro, danças populares e cinema há 20 anos. Já atuou em mais de 15 espetáculos e em mais de 10 filmes, ganhando diversos prêmios como melhor atriz em festivais nacionais. Estudando sobre arte e feminismo na América Latina, desenvolveu os projetos "Fragmentos para ressurgir", "A retirante", "Antonieta", "Carta para Violeta" e "Voo para o fim do mundo".

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar