Individual

Thamila Santos

Área de Atuação

Artes Visuais Fotografia

Descrição curta

Narrativas Visuais.

Dados Pessoais

E-mail Público: thamila_silva@hotmail.com

Telefone Público: (88) 99735-5931

Endereço: rua cel mont alverne II, 220, derby, derby, 62011-210, sobral, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62010-420

Logradouro: rua 23 de setembro

Número: 133

Complemento: casa

Bairro: centro

Descrição

Thamila Cristina dos Santos da Silva nasceu no município de Sobral, no Ceará. Tem 32 anos e é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas pela UFC. O primeiro contato com a criação e o exercício de uma linguagem artística-visual se deu ainda no curso de Psicologia, movimentado pela intercessão entre psicologia, arte e os processos de subjetivação contemporâneos. Desde então, percorre a imagem como uma paisagem narrativa; dedica-se a rasurar paisagens e borrar as fronteiras entre história-fotografia-literatura. Em 2013 realizou sua primeira exposição fotográfica intitulada Entulhos, fruto de uma pesquisa fotográfica sobre o abandono, o precário e o obsoleto nos espaços urbanos da cidade de Sobral. A exposição ocorreu nos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, evento intitulado I Expressarte. Em 2014, expôs na Mostra Safra Sobralense de Artes Visuais, evento que reuniu 100 obras de 50 artistas de 13 municípios da Região Norte do Estado do Ceará. Em Março de 2015 expôs parte da obra Poéticas do Esquecimento no Ponte Entre Nortes, um projeto de intercâmbio de linguagens áudio-visuais entre artistas do Norte e Nordeste do Brasil. Neste projeto, lançou-se através da fotografia e da literatura ao pensamento, investigação e criação de uma poética do esquecimento na cidade de Sobral e arredores.
Em Junho de 2015 foi finalista do Prêmio Nacional de Mobgraphia na categoria ensaio fotográfico com o trabalho Corpo Áquifero Agudo.
No mesmo ano teve uma imagem exposta no MIS São Paulo devido na categoria ensaio fotográfico do prêmio de mobgraphia.
Em 2017 foi finalista do prêmio Lationoamericano de Mobgraphia na categoria retrato. Essa fotografia foi exposta no MIS/ São Paulo no mesmo ano.
Em 2018 expôs o trabalho fotográfico "Poética do esquecimento" na III Bienal Norte de Arte. No mesmo ano dirigiu o curta Banquete, como trabalho de finalização em audiovisual no Instituto Ecoa.
Em 2019 venceu um concurso fotográfico e expôs um obra fotográfica em formato de lambe no QXAS - Festival de fotografia do sertão central.
Em 2020 realizou o trabalho fotográfico e narrativo "Mulheres da rua 23" onde fotografa e documenta histórias das mulheres de sua rua. Uma rua conhecida como "periferia dentro do centro" e que é habitada por 90% de mulheres mais velhas, autônomas, chefes de família e do lar.

Thamila participa do Coletivo fotográfico transvê e com o grupo no ano de 2017 foi produtora da exposição Santo Sertão do fotógrafo Sérgio Carvalho na casa de cultura de Sobral. Com o coletivo curou a exposição "Afetografia - escrevendo Sobral com a luz". Além de ter apresentado obras de intervenção urbana como a experiência "Ver em conjunto" em bairros periféricos da cidade.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar