Individual

ZENO FALCÃO

Área de Atuação

Produção Cultural

Descrição curta

Coordenador, Produtor e Fomentador Cultural há mais de três décadas. Fundador e Editor Chefe da Revista Cultural Canto da Iracema, em Fortaleza, durante 13 anos consecutivos. Sendo destaque durante dois anos, 2011 e 2012, no Anuário de Literatura do Estado do Ceará.

Dados Pessoais

E-mail Público: zenofalcao@gmail.com

Telefone Público: (88) 99661-7675

Endereço: RUA SINHÁ DE ALCANTARA 618, Divisão, Cedro, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63400-000

Logradouro: RUA SINHÁ DE ALCANTARA

Número: 618

Complemento: Casa

Bairro: Divisão

Descrição

Cearense do Município de Cedro, aquariano de 55 anos deixou seu interior aos 4 anos, indo para Fortaleza onde Ingressou em seus estudos primários. Aos 12 anos muda-se para o Rio de Janeiro.

No Rio começa toda sua experiência nas artes culturais, ingressa na Escola de Arte Dramática TABLADO, no Jardim Botânico, e na Escola de Música VILLA-LOBOS, no Largo da Carioca, teve a oportunidade de participar em três produções de Telenovelas da Rede Globo, participou também de algumas produções na CINÉDIA. Nesse período conhece Marcos Barreto, produtor de cinema, quando desperta sua paixão pelas técnicas de produção, trabalhando como seu assistente em uma produção internacional.

Paralelamente manteve militância política envolvendo-se em lutas populares junto ao Partido Verde, como o “NÃO” a emancipação da Barra da Tijuca /1986, entre outras lutas. Para sobreviver trabalhou para diversas grifes de confecções como Desenhista / Arte finalista, durante um bom período.

No final de 1989 regressa a Fortaleza, onde reencontra velhos amigos, começa os contatos para trabalhar e assume a produção do Jornal Informativo do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (SINDIFISCO), no mesmo período participa do Curso de Técnicas de Vídeo na Casa Amarela / UFC. Passa a trabalhar para algumas Agências de Publicidade e começa a se firmar como Publicitário. Participa nos trabalhos de propaganda do então Vereador e candidato a Deputado Estadual, INÁCIO ARRUDA do PCdoB/Ce, hoje secretario de Governo no estado do CE., bem como na campanha de JOÃO SARAIVA, ambientalista do Partido Verde.

Após as eleições de 1992 muda-se para o município de Sobral, onde trabalha no jornal local CORREIO DA SEMANA. Em 1993 encarrega-se da Produção Gráfica e da Divulgação do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO ECOLÓGICO EM REGIÕES SEMI-ÁRIDAS, em Sobral, promovido pela Fundação FRAMTISDJORDAN, (Terra do Futuro – Suécia), quando é convidado a participar do Curso de EKODOCUMENTAÇÃO, agosto/94 em Estocolmo / Suécia. O Curso abrange VÍDEO, FOTOGRAFIA e RÁDIO, permanece 6 meses fazendo o Curso e prepara sua primeira Exposição Fotográfica na NORDEN FOLKGSKOLA BISKOPS ARNO / ESTOCOLMO. Participa de um Concurso Fotográfico com 17 Fotógrafos da Europa, Ásia, África e América Latina, onde é incluído entre os três primeiros colocados. Ainda na Europa produz um Vídeo Independente com duração de 20 minutos, com o tema “RECICLAR – UMA LUTA NA ESCOLA” com a participação de alunos do Curso de Ecologia da NORDEN FOLKGSKOLA BISKOPS ARNO.

Em 1994, volta a Sobral onde trabalha com a Fundação CEPEMA, que pertence a Rede da Fundação TERRA DO FUTURO, e se envolve cada vez mais com as questões ambientais e com as lutas sociais, documentando e testemunhando toda a idéia de uma proposta alternativa para o Sertão Semi-Árido Cearense, convive com trabalhadores e trabalhadoras rurais, assentados, sem-terras etc., conhecendo cada vez mais o cotidiano de trabalhadores rurais de nosso estado.

Paralelamente com o trabalho de Documentação e Informatização na Sede da Fundação CEPEMA, produz alguns eventos culturais no Teatro Municipal de Sobral, como a apresentação da humorista KARLA KARENINA apresentando sua personagem “MEIRINHA” da Escolinha do Professor Raimundo (Chico Anísio) da Rede Globo, e um show do cantor e compositor cearense “PINGO DE FORTALEZA”, que tem todo o seu trabalho inspirado no Líder de Canudos, Antônio Conselheiro.

Em 1995 é convidado para participar da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de ICAPUÍ que é administrada por José Airton Cirilo do Partido dos Trabalhadores – PT/Ce. Coordena toda a documentação em Vídeo e Fotografia do 10º Aniversário de Emancipação do Município.
Retorna a Fortaleza e produz várias campanhas publicitárias para empresas e instituições, dentro e fora do Estado.

Zeno Falcão vive sempre em contato com o meio cultural produzindo eventos e criando campanhas, individualmente ou em parcerias. Produz um show com o músico, compositor e cantor, ZECA BALEIRO, realizado em parceria com a Fundação CEPEMA no Teatro José de Alencar. Junto com o SESC/Ce e a CUT/Ce, produz o NATAL DOS TRABALHADORES / 1998, com participação de músicos Cearenses: EUGÊNIO LEANDRO, CALÉ ALENCAR, EDMAR GONÇALVES, ACAUÃ, BERNARDO NETO e outros artistas que fazem parte do CD comemorativo dos 15 anos da CUT, tendo como atração especial, o músico XANGAI, realizado na Sede do SESC/Ce.

No ano de 1998 cria o CANTO DA IRACEMA – Informativo Sociocultural da Praia de Iracema, que circula em pontos estratégicos de formadores de opinião e pontos turísticos de Fortaleza.

Em Novembro de 1999 cria dois espaços culturais alternativos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o BAR DA ESQUINA e o ALFORRIA BAR CULTURAL, este com apresentações de músicos locais, priorizando o autêntico Forró Pé-de-Serra, contribuindo e resgatando a cultura regional de sua terra.

Nas Eleições Municipais de 2000 coordena alguns candidatos do Partido dos Trabalhadores a Vereador e Prefeito, paralelamente dando continuidade ao projeto dos dois Espaços Culturais.

Em Julho de 2001 promove à vinda de uma das mais tradicionais Bandas de Blues do Brasil, a Banda BLUES ETÍLICOS, que é considerada a melhor e mais autêntica Banda de Blues do País, que tem como integrante, e um dos fundadores, o músico FLAVIO GUIMARÃES, (segundo a mídia nacional e internacional, o maior nome na Gaita Harmônica do País), realiza duas apresentações da Banda no ALFORRIA BAR CULTURAL e uma apresentação no CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA, órgão dirigido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Em 2002 nas Eleições, Estadual e Nacional, mais uma vez participa na coordenação dos Candidatos do Partido dos Trabalhadores a Deputado Estadual, Federal e ao Governo do Estado do Ceará.

De agosto/2003 a novembro/2004, assume a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Icapuí na Gestão do então prefeito Dedé Teixeira (um dos prefeitos mais premiados no Brasil). Coordena o 20º aniversário de emancipação do município, que contou com muitas ações e grandes eventos culturais e sociais no município, além de apresentações de artistas como ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO, KLB, TRIBO DE JAH, ZECA BALEIRO, entre outros. Paralelamente participa também das ações do Projeto Desenvolver na área de comunicação, projeto este que envolve três municípios (Fortim, Aracati e Icapuí), em parceria com as prefeituras. Também participa da coordenação na campanha eleitoral dos candidatos proporcionais do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza, contribuindo na eleição de 3 candidatos eleitos para a câmara municipal.

No final de 2004 é contratado pela Superintendência do INCRA no Ceará para participar da equipe de Assessoria de Comunicação, onde se mantém até as eleições de 2006, ocasião em que se engaja e coordena a comunicação na campanha de vários candidatos a Deputado Estadual pelo PT.

Em 2007 retorna a publicar, agora em formato de revista, o Informativo Canto da Iracema, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Banco do Nordeste do Brasil. Neste mesmo ano Zeno Falcão assume na Secretaria de Cultura de Fortaleza cargo administrativo onde permanece ate o final da gestão-2012, da então prefeita Luizianne Lins do PT, contribuindo sempre para a fomentação da cultura em Fortaleza.

No ano de 2009, funda uma ONG, o Instituto de Comunicação Sociocultural Canto da Iracema, no intuído de elaboração, produção e administração de projetos sócios culturais e ambientais.

A partir, e desde junho de 2013, muda-se para Cedro/CE, sua terra natal localizada na região centro-sul do estado, onde começa a Coordenar o projeto Ponto de Cultura Cedro Canto Cultural. Em sua sede, o Ponto de Cultura oferece cursos e oficinas de INFORMÁTIA BASICA, MUSICA (Violão, Flauta e Bateria), AUDIO VISUAL (Fotografia e Vídeo), além da formação e manutenção de um Grupo de Danças Tradicionais e Populares (Maneiro Pau, Reisado e Dança de Coco), além de apresentações com aulas temáticas e teóricas sobre cidadania, ecologia, saúde, educação, etnias, etc. Valorizando crianças, jovens e adultos de escolas públicas, os cursos e oficinas são integralmente gratuitos para o publico alvo.

Sempre que alguém lhe pergunta:
O que você está fazendo por aqui? – Simplesmente responde:
Aqui é um pedaço da terra e temos que produzir!

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar