Descrição curta

A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Voltado à arte, à educação e ao patrimônio cultural. Construída coletivamente, dialoga com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições da região do Sertão Central, buscando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 100

Horário de funcionamento: 8h00 às 18h00

Email Público: secultcesertaocentral@gmail.com

Endereço: Rua Pascoal Crispino, 167 , Centro, 63900-153, Quixadá –, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63900-153

Logradouro: Rua Pascoal Crispino

Número: 167

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um espaço institucional da SECULT/CE, voltado à arte, educação e patrimônio cultural, construído coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do Sertão Central, possibilitando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais. A Casa de Saberes possibilita a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte e cultura, através das múltiplas linguagens, e promove a investigação de temáticas presentes na região. O espaço abriga os espaços administrativos e formativos; biblioteca; laboratório; espaços de convivência; auditório e exposições de curta duração.


HISTÓRIA

A Casa de Saberes Cego Aderaldo se origina a partir do Memorial Cego Aderaldo, sendo inaugurada pelo Governador Camilo Santana e o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, no dia 09 de dezembro de 2017, na cidade de Quixadá-CE.

A Casa é implantada em uma edificação histórica, construída no início do século XX pelo primeiro juiz de Direito da comarca, o Sr. Adolpho de Siqueira Cavalcanti. Localizada no centro da cidade, a edificação de grande porte possui uma fachada imponente, marcada pela clássica abertura central através de sua porta principal e portas/janelas laterais. Seu frontão compõe arquitetonicamente uma construção urbana colonial dos fins do séc. XIX e início do séc. XX, com telhado em duas águas, cobertas por telha do tipo colonial. É uma imponente edificação, localizada estrategicamente, porque se encontra de fácil acesso a todos os seus visitantes, na Rua Pascoal Crispim, 167, em frente à Praça José de Barros, um dos principais núcleos de encontro e circulação de pessoas pelo do centro da cidade de Quixadá.

Desse modo, a Casa de Saberes Cego Aderaldo é o Escritório Regional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará no Sertão Central, localizada na cidade de Quixadá-CE. A Casa se constitui em um espaço voltado à arte, à educação, aos saberes tradicionais, ao patrimônio cultural e ambiental. Seu conceito e atividades são construídos coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições parceiras no campo da cultura e educação, possibilitando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões dos diversos territórios culturais, em diálogo constante com a contemporaneidade.

Mais do que um memorial de Cego Aderaldo ou uma escola, a Casa de Saberes é um Centro de Cultura. A atuação integrada com outras instituições amplia o alcance do trabalho e fortalece as iniciativas. O conjunto de atividades realizados no local tem sido facilitado também pelas parcerias estabelecidas com os próprios equipamentos culturais do Governo do Estado: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio principalmente do Museu de Arte Contemporânea e do Museu da Cultura Cearense, Cineteatro São Luiz, Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Theatro José de Alencar e Vila da Música. Além das salas expositivas e multiuso, a Casa de Saberes Cego Aderaldo conta com auditório, biblioteca, espaços administrativos e formativos, espaços de convivência e espaço gastronômico.

A preservação da memória, do patrimônio e das tradições em interação com as linguagens artísticas contemporâneas constitui o principal eixo de atuação da Casa de Saberes Cego Aderaldo. O equipamento é também um espaço de formação e, por isso mesmo, procura estabelecer uma proximidade maior com as escolas, públicas e privadas. A parceria com escolas, universidades e demais instituições de educação, artes e cultura e a aproximação entre territórios, linguagens e saberes também se refletem no trabalho que a Casa de Saberes realiza para além dos limites dos municípios do Sertão Central e da divisa do Ceará. Um dos aspectos que também se trabalha com muita importância é a internacionalização da Casa de Saberes, recebendo festivais internacionais, mantendo contato e fazendo articulações no sentido de estabelecer parcerias e firmar acordos com instituições de Angola, Cabo Verde e, principalmente, Portugal, promovendo o intercâmbio artístico-cultural com esses países.

Na condição de escritório regional da Secult-CE, a Casa tornou programa constante a integração regional com os gestores da área da cultura dos 13 (treze) municípios da microrregião do Sertão Central, através da realização de reuniões bimestrais para avaliação de planos e estratégias de atuação coletiva entre o Estado e os municípios. Ainda, o equipamento teve atuação bastante relevante para a orientação dos gestores da região do Sertão Central na aplicação e no acompanhamento da Lei Aldir Blanc

Critérios de uso do espaço

Pré-Agendamento de visitas guiadas e atividades ligadas ao Campo da Cultura, em especial ao fomento, formação e fruição das atividades culturais relacionadas ao Patrimônio Cultural e os Saberes Tradicionais e a sua tradução às linguagens artísticas contemporâneas. ------------ A edificação foi adquirida pela Secretaria em gestões anteriores com o objetivo da implantação do Memorial Cego Aderaldo, onde se dedicaria como espaço de guarda e memória do Cego Aderaldo, importante figura da história da Cultura Popular em diversos aspectos. Nas obras de restauro e adequação da sua estrutura, uma das preocupações foi o atendimento às normas de acessibilidade em todos os seus espaços. Desta forma, atualmente o espaço dispõe de 09 (nove) compartimentos, quais sejam: Recepção 02 Salas de Exposição Biblioteca Corredor expositivo permanente com recortes sobre a vida e a obra de Cego Aderaldo Varanda de espaço multiuso Copa Almoxarifado Jardim Amplo Sala cedida à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULTCE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar